Literatura Espanhola do Barroco
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e Espanhol
Objetivos
Os objetivos principais desta unidade curricular são:
- Facultar aos estudantes o conhecimento de alguns dos principais autores e obras da Literatura Espanhola do século XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco.
- Situar e compreender este período literário no contexto histórico do século XVII, em particular na Península Ibérica e nas relações com outros países europeus.
- Compreender as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética.
- Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.
Resultados de aprendizagem e competências
Todos os conteúdos programáticos estão organizados para permitir a concretização dos objetivos enumerados anteriormente, tendo em vista o desenvolvimento das seguintes competências:
- Capacidade de contextualizar e relacionar os conteúdos literários próprios deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico, estético e cultural do século XVII, estabelecendo interligações com o período renascentista;
- Saber identificar as principais caraterísticas e contributos da Literatura Espanhola do século XVII (através dos autores selecionados) para o desenvolvimento literário, estético e cultural europeu;
- Ser capaz de realizar análises críticas sobre os autores e os textos constantes do programa e relacioná-los com o contexto literário-cultural da época.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são precisos conhecimentos prévios antes de se inscrever nesta unidade curricular. Porém, é conveniente estar familiarizado com as técnicas de análise de textos literários; além de possuir um conhecimento da língua espanhola que permita uma adequada compreensão leitora das obras literárias em estudo e uma compreensão auditiva que os ajude a seguir as explicações dadas nas aulas, que a professora ministra em espanhol.
No entanto, os estudantes não precisam de falar ou escrever em espanhol para frequentar esta unidade curricular, pois poderão participar oralmente e por escrito tanto em português como em espanhol, conforme cada um decidir.
Programa
- O Barroco espanhol: âmbito histórico, social, ideológico e cultural.
- Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes.
- «Conceptismo» e «culteranismo»:correntes poéticas.
- O teatro e a representação teatral no século XVII.
Bibliografia Obrigatória
Cervantes, Miguel de, 1547-1616;
Don Quijote de la Mancha. ISBN: 84-08-05549-6
Blecua José Manuel 340;
Poesia de la edad de oro. ISBN: 84-7039-427-4
Calderón de la Barca, Pedro, 1600-1681;
La vida es sueno. ISBN: 84-7039-700-1
Lope de Vega, 1562-1635;
Fuente ovejuna. ISBN: 84-376-0273-4
Tirso de Molina, 1584?-1648;
El burlador de Sevilla. ISBN: 84-376-0094-4
Bibliografia Complementar
RUIZ PÉREZ, P.; Historia de la literatura española. 3. El siglo del arte nuevo 1598-1691., Crítica, 2010. ISBN: 9788498920697
CANAVAGGIO, Jean (dir.); Historia de la literatura española, Ariel, 1994-1995. ISBN: 84-344-7453-0
ALBORG, Juan Luis (ed.); Historia de la literatura española, Gredos, 1992-1996. ISBN: 84-249-1483-X
PEDRAZA, F. y RODRIGUEZ, M.; Manual de literatura española. Barroco, CENLIT, 1981
GÓMEZ CANSECO, L.; El Quijote, de Miguel de Cervantes, Editorial Síntesis, 2005. ISBN: 8497563085
OROZCO DÍAZ, E.; Cervantes y la novela del Barroco, Universidad de Granada, 1992
LARA GARRIDO, J.; Relieves poéticos del Siglo de Oro. De los textos al contexto, Universidad de Málaga, 1999
PONCE CÁRDENAS, J.; Góngora y la poesía culta del siglo XVII, Ediciones del Laberinto, 2001
ALONSO, D. ; Obras Completas (vols. V, VI y VII dedicados a Góngora) , Gredos, 1982
MARAVALL, J. A.; Teatro y literatura en la sociedad barroca, Crítica, 1990
ARELLANO, I.; Convención y recepción: estudios sobre el teatro del Siglo de Oro., Gredos, 1999
DÍEZ BORQUE, J. M. ; Historia del teatro en España, I., Taurus, 1983
LÁZARO CARRETER, F. y CORREA CALDERÓN, E.; Cómo se comenta un texto literario, Cátedra, 1981
Observações Bibliográficas
Miguel de Cervantes.
Don Quijote de la Mancha. Edición del Instituto Cervantes, dirigida por Francisco Rico (1998):
https://cvc.cervantes.es/literatura/clasicos/quijote/default.htm
Os estudantes poderão usar outras edições comentadas das obras de leitura obrigatória, de preferência das coleções da Crítica (Barcelona), Cátedra ou Castalia (Madrid).
Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes: https://www.cervantesvirtual.com/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas, onde a participação e a interação adota um papel central. A exposição da matéria está sempre associada à leitura e comentário literário dos textos correspondentes a cada tema abordado. Por sua vez, são feitas frequentes referências a outras manifestações literárias e artísticas (pintura, música, arquitetura...) ligadas ao mesmo movimento cultural na Europa.
Variados documentos e recursos de aprendizagem são disponibilizados aos estudantes na plataforma Moodle. Por exemplo, textos de apoio com uma seleção de fragmentos de obras literárias desse período, cópias das apresentações feitas em aula, recursos audiovisuais, bibliografia específica de cada tema, bem como informações detalhadas sobre as provas de avaliação e os critérios de correção.
As leituras obrigatórias desta disciplina são Don Quijote de la Mancha (1605, 1615) de Miguel de Cervantes e uma obra teatral a escolher de uma lista fornecida pela professora.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença no mínimo de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A. 3 testes ecritos (5/20 cada teste) - 3 testes escritos, um por cada ponto do programa, com
B. Participação oral (5/20)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatutos especiais ou com necessidades educativas especiais poderão usufruir das condições definidas no regulamento de avaliação da FLUP, em datas e nas condições a acordar entre a/o docente e os estudantes na referida situação.
Melhoria de classificação
Avaliação distribuída sem exame final. No entanto, os estudantes podem realizar melhoria de classificação através da dupla componente da avaliação: escrita e oral.
Observações
N/A