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História da Cultura Espanhola

Código: LLC051     Sigla: HCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 21 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mirta dos Santos Fernández Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mirta dos Santos Fernández 3,00

Língua de trabalho

Espanhol
Obs.: Spanish

Objetivos

O principal objetivo desta unidade curricular é oferecer aos estudantes uma visão panorâmica e de conjunto da história, da cultura e da civilização espanholas, favorecendo a sua aproximação aos diferentes aspetos geográficos, históricos, linguísticos, culturais e artísticos que desde a Pré-história até ao início da Idade Moderna modelaram a imagem de Espanha como pais.

O programa começa com uma breve revisão da história de Espanha que visa proporcionar aos estudantes um enquadramento geral de referência que lhes facilite a compreensão dos diversos conteúdos civilizacionais que serão lecionados ao longo do semestre, entendendo por «civilização» quer o modo de vida e a sociedade (economia, política, religião, nacionalidades históricas, diversidade linguística), quer as diversas formas de expressão artística (pintura, arquitetura, escultura, filosofia, literatura y música).

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:

- Reconhecer os principais acontecimentos e artífices da história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna.

- Compreender a complexidade dos processos históricos que resultaram na conformação de Espanha como um país plurinacional e plurilinguístico, rejeitando explicações simplificadoras e deterministas.

- Interrelacionar episódios históricos relevantes com manifestações artístico-culturais de referência.

- Identificar as várias fases da história da língua espanhola e os principais fenómenos linguísticos que as caracterizam.

- Estabelecer relações fundamentais entre a evolução das estruturas socioeconómicas, a vida política e as mentalidades em cada uma das etapas da história de Espanha abordadas na UC.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como os conteúdos serão lecionados em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.

Programa

- Espanha, amálgama de culturas e povos: história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna. Civilizações e coexistência religiosa.

- As três religiões e as três culturas que marcaram a vida na Espanha embrionária: a judia, a árabe a e cristã.

- Regiões, nacionalidades, tradições, símbolos e identidades de Espanha ao longo dos séculos.

- História da língua espanhola: origem e evolução. Primeiras manifestações escritas.

- História do plurilinguismo peninsular. O galego, o catalão e o euskera: origem e evolução.

- Espanha através da arte: manifestações culturais, modernização, formas de expressão, consciência de classe e crise moral através da pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a música e o cinema.     

Bibliografia Obrigatória

García de Cortázar, Fernando; Breve historia de la cultura en España, Planeta, 2010. ISBN: 978-84-08-09032-8
García de Cortázar, Fernando; Historia de España desde el Arte, Planeta, 2007. ISBN: 978-84-08-07458-8
Pérez-Reverte, Arturo; Una historia de España, Alfaguara, 2019. ISBN: 978-84-2043-817-7
Quesada Marco, Sebastián; Historia del pensamiento español, Edelsa, 2016. ISBN: 978-84-9081-804-6
Eslava Galán, Juan; Historia de España contada para escépticos, Planeta, 2005. ISBN: 978-84-08-04475-3
Lapesa, Rafael; Historia de la lengua española, Gredos, 1981. ISBN: 978-84-249-0072-3
Entwistle, William James; Las lenguas de España: castellano, catalán, vasco y gallego-portugués, Istmo, 1995. ISBN: 978-84-709-0018-1

Bibliografia Complementar

García de Cortázar, Fernando; Historia de España: de Atapuerca al Estatut, Booket, 2007. ISBN: 978-84-08-07197-6
Vidal, César; Vidal, Lara; Camino hacia la cultura española, Planeta, 2011. ISBN: 978-84-08-10201-4
Etxebarría Arostegui, Maitena; La diversidad de las lenguas en España, Espasa Fórum, 2002. ISBN: 978-84-670-0313-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com recurso a apresentações de Powerpoint, Prezi ou similares, exercícios variados de compreensão, assimilação e ampliação de conhecimentos; uso de ferramentas tecnológicas; leitura de fragmentos textuais; comentários de texto breves; visualização de produtos culturais (documentários, filmes, notícias, etc.) em formato audiovisual; aulas de orientação tutorial; disponibilização de apontamentos teóricos e exercícios aos estudantes através da plataforma Sigarra.

Software

www.rtve.es

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A assistência às aulas não é obrigatória nesta UC. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame escrito: 70%

Trabalho escrito (de grupo) com posterior apresentação em sala de aula: 30%

A docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma frequente e espontânea nas aulas e realizem os trabalhos de casa.



Os estudantes terão também a possibilidade de realizar três comentários de textos ou produções histórico-culturais ao longo do cuadrimestre. Pela realização e entrega atempada de cada comentário de texto completo poderão obter 0,5 pontos adicionais, até um máximo de 1,5 pontos.

Para a época de recurso serão consideradas as classificações obtidas pelos estudantes no trabalho de grupo apresentado durante o semestre (30% da classificação final), pelo que a componente «Exame final» terá a mesma ponderação que em época normal (70%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em épocas de avaliação especial, todos os estudantes serão avaliados por exame final (20 pontos).

Melhoria de classificação

Só será possível realizar melhoria de classificação na componente de avaliação «Exame».

Observações

Nos primeiros dias disponibilizar-se-á um documento com orientações mais concretas sobre o funcionamento da UC e a sua avaliação.

Não existe uma nota mínima que os estudantes devam atingir no exame para que lhes sejam sumadas as classificações obtidas nas restantes componentes da avaliação.

Os exames, trabalhos e restantes tarefas propostas devem ser redigidos em espanhol, que é a única língua de trabalho nesta unidade curricular.

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