Código: | LLC051 | Sigla: | HCE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 21 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 2 | - | 6 | 41 | 162 | ||
3 |
Docente | Responsabilidade |
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Mirta dos Santos Fernández | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Mirta dos Santos Fernández | 3,00 |
O principal objetivo desta unidade curricular é oferecer aos estudantes uma visão panorâmica e de conjunto da história, da cultura e da civilização espanholas, favorecendo a sua aproximação aos diferentes aspetos geográficos, históricos, linguísticos, culturais e artísticos que desde a Pré-história até ao início da Idade Moderna modelaram a imagem de Espanha como pais.
O programa começa com uma breve revisão da história de Espanha que visa proporcionar aos estudantes um enquadramento geral de referência que lhes facilite a compreensão dos diversos conteúdos civilizacionais que serão lecionados ao longo do semestre, entendendo por «civilização» quer o modo de vida e a sociedade (economia, política, religião, nacionalidades históricas, diversidade linguística), quer as diversas formas de expressão artística (pintura, arquitetura, escultura, filosofia, literatura y música).
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais acontecimentos e artífices da história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna.
- Compreender a complexidade dos processos históricos que resultaram na conformação de Espanha como um país plurinacional e plurilinguístico, rejeitando explicações simplificadoras e deterministas.
- Interrelacionar episódios históricos relevantes com manifestações artístico-culturais de referência.
- Identificar as várias fases da história da língua espanhola e os principais fenómenos linguísticos que as caracterizam.
- Estabelecer relações fundamentais entre a evolução das estruturas socioeconómicas, a vida política e as mentalidades em cada uma das etapas da história de Espanha abordadas na UC.
Como os conteúdos serão lecionados em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.
- Espanha, amálgama de culturas e povos: história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna. Civilizações e coexistência religiosa.
- As três religiões e as três culturas que marcaram a vida na Espanha embrionária: a judia, a árabe a e cristã.
- Regiões, nacionalidades, tradições, símbolos e identidades de Espanha ao longo dos séculos.
- História da língua espanhola: origem e evolução. Primeiras manifestações escritas.
- História do plurilinguismo peninsular. O galego, o catalão e o euskera: origem e evolução.
- Espanha através da arte: manifestações culturais, modernização, formas de expressão, consciência de classe e crise moral através da pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a música e o cinema.
Aulas teórico-práticas com recurso a apresentações de Powerpoint, Prezi ou similares, exercícios variados de compreensão, assimilação e ampliação de conhecimentos; uso de ferramentas tecnológicas; leitura de fragmentos textuais; comentários de texto breves; visualização de produtos culturais (documentários, filmes, notícias, etc.) em formato audiovisual; aulas de orientação tutorial; disponibilização de apontamentos teóricos e exercícios aos estudantes através da plataforma Sigarra.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A assistência às aulas não é obrigatória nesta UC.
Exame escrito: 70%
Trabalho escrito (de grupo) com posterior apresentação em sala de aula: 30%
A docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma frequente e espontânea nas aulas e realizem os trabalhos de casa.
Os estudantes terão também a possibilidade de realizar três comentários de textos ou produções histórico-culturais ao longo do cuadrimestre. Pela realização e entrega atempada de cada comentário de texto completo poderão obter 0,5 pontos adicionais, até um máximo de 1,5 pontos.
Para a época de recurso serão consideradas as classificações obtidas pelos estudantes no trabalho de grupo apresentado durante o semestre (30% da classificação final), pelo que a componente «Exame final» terá a mesma ponderação que em época normal (70%).
Em épocas de avaliação especial, todos os estudantes serão avaliados por exame final (20 pontos).
Nos primeiros dias disponibilizar-se-á um documento com orientações mais concretas sobre o funcionamento da UC e a sua avaliação.
Não existe uma nota mínima que os estudantes devam atingir no exame para que lhes sejam sumadas as classificações obtidas nas restantes componentes da avaliação.
Os exames, trabalhos e restantes tarefas propostas devem ser redigidos em espanhol, que é a única língua de trabalho nesta unidade curricular.