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Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português

Código: CL005     Sigla: EFMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EP 0 EP - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
LLC 33 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Alexandra de Araújo Guedes Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mariana Ribeiro 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Transcrição fonética larga do português - Classificação articulatória tradicional das consoantes e vogais do português - Identificação das principais marcas de variação fonética dialetal - Descrição do inventário segmental do português - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos do português – Descrição dos processos prosódicos de atribuição de acento lexical em português – Descrição dos principais processos fonológicos lexicais e pós-lexicais do português - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras em português - Identificação e explicação de casos de interferência de fatores fonológicos e morfológicos em português: acento; especificação da vogal temática; harmonização vocálica – Identificação e delimitação das unidades prosódicas fundamentais do português: palavra fonológica; grupo clítico

Resultados de aprendizagem e competências

1. Competência satisfatória de transcrição fonética do português.

2. Competência avançada de identificação explícita de fenómenos de variação linguística em português baseados em marcas fonéticas, fonológicas, morfológicas e lexicais.

3. Domínio seguro das principais técnicas de análise fonológica e morfológica de dados linguísticos do português.

4. Capacidade de descrição explícita dos principais processos de formação de palavras em português.

5. Capacidade de estabelecer relações entre o plano fonológico e o plano morfológico na descrição gramatical do português.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

1. Conhecimentos elementares acerca da arquitetura da gramática e das relações entre fonética, fonologia e morfologia na descrição de uma língua.

2. Conhecimentos básicos acerca dos principais processos de formação de palavras nas línguas flexionais: derivação, flexão e composição.

3. Conhecimento da divisão do léxico do português em classes morfossintáticas.

4. Conhecimento metalinguístico explícito dos tempos verbais do português.

Programa

1. Aspetos fonéticos gerais do português:

1.1. Breve descrição funcional do aparelho fonador.

1.2. Formação e classificação articulatória dos sons do português.

1.3. Transcrição fonética larga do português.

2. Variedades (europeias e não europeias) do português.  Caracterização fonética geral das variações atestadas.

3. O inventário segmental do português.

4. Padrões silábicos não marcados e marcados em português.

5. Fatores fonológicos e morfológicos na atribuição do acento de palavra.

6. Processos flexionais em português: flexão nominal, verbal e pronominal.

7. Processos derivacionais (afixais e não afixais) e composicionais em português.

8. A cliticização em português. Palavra fonológica e grupo clítico.

Bibliografia Obrigatória

Mateus, Maria Helena Mira, 1931-; The^phonology of portuguese
Mateus, Maria Helena Mira, 1931- 070; Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva 340; Gramática do português. ISBN: 978-972-31-1456-0
Barbosa, Jorge Morais; Introdução ao estudo da fonologia e morfologia do portugues. ISBN: 972-40-0762-6
Emiliano, António; Fonética do português europeu. ISBN: 978-972-665-614-2

Bibliografia Complementar

Spencer, Andrew; Phonology. ISBN: 0-631-19233-6
Spencer, Andrew; Morphological theory. ISBN: 0-631-16144-9
Rosa, Maria Carlota; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006
Villalva, Alina; Morfologia do Português, Universidade Aberta, 2008
Villalva, Alina; Estruturas morfológicas. ISBN: 972-31-0874-7
Camara Jr., Joaquim Mattoso; Estrutura da língua portuguesa
Faria, Isabel Hub 340; Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
Veloso, João; Na ponta da língua. ISBN: 972-8594-01-1
Martins, Maria Raquel Delgado; Ouvir falar. ISBN: 972-21-0646-5
Martinez Celdrán, Eugenio; El sonido en la comunicacion humana. ISBN: 84-8063-156-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O principal método de trabalho adotado em aula consiste no método inferencial e na realização de exercícios práticos. A observação de corpus pretende levar os estudantes à explicitação/generalização de propriedades fonológicas e morfológicas dos dados. Segue-se uma sistematização/explicitação dessas propriedades. A avaliação consiste em trabalhos escritos em que os alunos demonstram a aquisição das principais competências de transcrição fonética, análise fonológica e morfológica do português.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Lexicologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Dialectologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 12,00
Trabalho de investigação 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sujeita às normas em vigor na FLUP (número mínimo de assistência às aulas: 75% das aulas lecionadas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos três itens de avaliação previstos acima:

trabalho escrito: trabalho de pesquisa sobre um tema de fonologia OU de morfologia (30% da classificação final = 6 valores); 

trabalho prático ou de projeto: 1 ficha de avaliação de fonologia e 1 ficha de avaliação de morfologia (20% da classificação final = 4 valores); 

teste: prova escrita final (50% = 10 valores). 


Em casos muito especiais, o exame final poderá corresponder a 100% da classificação final. 

Provas e trabalhos especiais

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Trabalho de estágio/projeto

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

Recurso: os estudantes que não obtiverem uma classificação final positiva em Época Normal terão que realizar um exame escrito final na Época de Recurso, cotado para 20 valores.

Melhoria de nota: os estudantes que pretendem obter uma classificação mais elevada do que a obtida em Época Normal devem submeter-se a um exame escrito final realizado na Época de Recurso, cotado para 20 valores.

Em ambos os casos, prevalecerá a nota mais elevada das duas épocas de avaliação e esse exame, que contempla todos os conteúdos lecionados durante o semestre, substitui todas as outras componentes de avaliação.

Observações

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