Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Transcrição fonética larga do português - Classificação articulatória tradicional das consoantes e vogais do português - Identificação das principais marcas de variação fonética dialetal - Descrição do inventário segmental do português - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos do português – Descrição dos processos prosódicos de atribuição de acento lexical em português – Descrição dos principais processos fonológicos lexicais e pós-lexicais do português - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras em português - Identificação e explicação de casos de interferência de fatores fonológicos e morfológicos em português: acento; especificação da vogal temática; harmonização vocálica – Identificação e delimitação das unidades prosódicas fundamentais do português: palavra fonológica; grupo clítico
Resultados de aprendizagem e competências
1. Competência satisfatória de transcrição fonética do português.
2. Competência avançada de identificação explícita de fenómenos de variação linguística em português baseados em marcas fonéticas, fonológicas, morfológicas e lexicais.
3. Domínio seguro das principais técnicas de análise fonológica e morfológica de dados linguísticos do português.
4. Capacidade de descrição explícita dos principais processos de formação de palavras em português.
5. Capacidade de estabelecer relações entre o plano fonológico e o plano morfológico na descrição gramatical do português.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
1. Conhecimentos elementares acerca da arquitetura da gramática e das relações entre fonética, fonologia e morfologia na descrição de uma língua.
2. Conhecimentos básicos acerca dos principais processos de formação de palavras nas línguas flexionais: derivação, flexão e composição.
3. Conhecimento da divisão do léxico do português em classes morfossintáticas.
4. Conhecimento metalinguístico explícito dos tempos verbais do português.
Programa
1. Aspetos fonéticos gerais do português:
1.1. Breve descrição funcional do aparelho fonador.
1.2. Formação e classificação articulatória dos sons do português.
1.3. Transcrição fonética larga do português.
2. Variedades (europeias e não europeias) do português. Caracterização fonética geral das variações atestadas.
3. O inventário segmental do português.
4. Padrões silábicos não marcados e marcados em português.
5. Fatores fonológicos e morfológicos na atribuição do acento de palavra.
6. Processos flexionais em português: flexão nominal, verbal e pronominal.
7. Processos derivacionais (afixais e não afixais) e composicionais em português.
8. A cliticização em português. Palavra fonológica e grupo clítico.
Bibliografia Obrigatória
Mateus, Maria Helena Mira, 1931-;
The^phonology of portuguese
Mateus, Maria Helena Mira, 1931- 070;
Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Raposo, Eduardo Buzaglo Paiva 340;
Gramática do português. ISBN: 978-972-31-1456-0
Barbosa, Jorge Morais;
Introdução ao estudo da fonologia e morfologia do portugues. ISBN: 972-40-0762-6
Emiliano, António;
Fonética do português europeu. ISBN: 978-972-665-614-2
Bibliografia Complementar
Spencer, Andrew;
Phonology. ISBN: 0-631-19233-6
Spencer, Andrew;
Morphological theory. ISBN: 0-631-16144-9
Rosa, Maria Carlota; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006
Villalva, Alina; Morfologia do Português, Universidade Aberta, 2008
Villalva, Alina;
Estruturas morfológicas. ISBN: 972-31-0874-7
Camara Jr., Joaquim Mattoso;
Estrutura da língua portuguesa
Faria, Isabel Hub 340;
Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
Veloso, João;
Na ponta da língua. ISBN: 972-8594-01-1
Martins, Maria Raquel Delgado;
Ouvir falar. ISBN: 972-21-0646-5
Martinez Celdrán, Eugenio;
El sonido en la comunicacion humana. ISBN: 84-8063-156-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O principal método de trabalho adotado em aula consiste no método inferencial e na realização de exercícios práticos. A observação de corpus pretende levar os estudantes à explicitação/generalização de propriedades fonológicas e morfológicas dos dados. Segue-se uma sistematização/explicitação dessas propriedades. A avaliação consiste em trabalhos escritos em que os alunos demonstram a aquisição das principais competências de transcrição fonética, análise fonológica e morfológica do português.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Lexicologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Dialectologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
74,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
12,00 |
Trabalho de investigação |
22,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sujeita às normas em vigor na FLUP (número mínimo de assistência às aulas: 75% das aulas lecionadas).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada dos três itens de avaliação previstos acima:
- trabalho escrito: trabalho de pesquisa sobre um tema de fonologia OU de morfologia (30% da classificação final = 6 valores);
- trabalho prático ou de projeto: 1 ficha de avaliação de fonologia e 1 ficha de avaliação de morfologia (20% da classificação final = 4 valores);
- teste: prova escrita final (50% = 10 valores).
Em casos muito especiais, o exame final poderá corresponder a 100% da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
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Trabalho de estágio/projeto
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento de avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
Recurso: os estudantes que não obtiverem uma classificação final positiva em Época Normal terão que realizar um exame escrito final na Época de Recurso, cotado para 20 valores.
Melhoria de nota: os estudantes que pretendem obter uma classificação mais elevada do que a obtida em Época Normal devem submeter-se a um exame escrito final realizado na Época de Recurso, cotado para 20 valores.
Em ambos os casos, prevalecerá a nota mais elevada das duas épocas de avaliação e esse exame, que contempla todos os conteúdos lecionados durante o semestre, substitui todas as outras componentes de avaliação.
Observações
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