Código: | LLC154 | Sigla: | EHA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | https://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 33 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 2 | - | 6 | 41 | 162 | ||
3 |
Docente | Responsabilidade |
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Mirta dos Santos Fernández | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Fernando Ruiz Pérez | 1,00 | ||
Mirta dos Santos Fernández | 1,00 | ||
Maria Del Pilar Nicolás Martínez | 1,00 |
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e compreender as principais manifestações literárias e culturais da história da literatura hispano-americana através das suas escritoras.
- Descobrir e relacionar as características e particularidades da cultura dos países de língua espanhola na América (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.
- Refletir criticamente sobre as estratégias e mecanismos de invisibilização e silenciamento da produção literária feminina ao longo dos séculos.
- Ler e analisar de forma crítica textos representativos da literatura hispano-americana para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.
- Valorizar a contribuição da literatura feminina hispano-americana para a cultura em Língua Espanhola.
- Demonstrar o conhecimento adquirido sobre o desenvolvimento e a evolução da história da literatura hispano-americana escrita por mulheres.
Bloco temático I: A construção de uma identidade
- A «Décima Musa» da literatura barroca no Vice-Reino da Nova Espanha: Sor Juana Inés de la Cruz.
- Escritoras românticas peregrinas entre dois continentes: Gertrudis Gómez de Avellaneda.
- Reflexões sobre a educação feminina no século XIX.
Bloco temático II: Todas íbamos a ser reinas
- Delmira Agustini: aquela agónica poesia do corpo
- María Eugenia Vaz Ferreira: «No soy la que procuras»
- Alfonsina Storni: o feminismo transformado em verso
- Gabriela Mistral: prosaísmo, austeridade e força expressiva
- Alejandra Pizarnik: a calcinação da realidade e o desejo
Bloco temático III: Ellas toman la palabra
- Escritoras hispano-americanas do século XX perante o conto: desde María Luisa Bombal até Cristina Peri Rossi.
Nesta unidade curricular a interrelação da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem visa facilitar uma primeira aproximação eficaz às principais manifestações culturais da história da literatura hispano-americana através dos textos das suas escritoras.
Nas aulas, os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar textos e discursos literários de forma adequada, usando as técnicas e métodos de análise literária propostos pelos docentes; prevê-se, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e de reflexão oral e escrita, bem como a ativação de estratégias de resolução de problemas e troca construtiva e respeitosa de ideias.
No intuito de fomentar a aprendizagem, para além de textos escritos, será utilizado nas aulas material complementar extraído de arquivos de referência: documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas realizadas a autoras, especialistas, etc. Estes recursos ajudarão os discentes a refletir sobre os textos literários no seu conjunto e a compreender melhor a sociedade e o ambiente cultural em que os mesmos foram criados, uma vez que ouvirão pela voz das próprias autoras e de críticos conceituados a explicação das caraterísticas das obras, da intencionalidade com que foram escritas e do contexto social em que emergeram.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por três componentes:
- Teste escrito 1 (6,5/20)
- Teste escrito 2 (6,5/20)
- Teste escrito 3 (7/20)
A equipa docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma ativa, frequente e espontânea nas aulas.
Os estudantes que reprovem à UC poderão fazer uma prova escrita global de recuperação em janeiro.