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Escritoras Hispano-Americanas

Código: LLC154     Sigla: EHA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 33 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mirta dos Santos Fernández Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Fernando Ruiz Pérez 1,00
Mirta dos Santos Fernández 1,00
Maria Del Pilar Nicolás Martínez 1,00

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

O principal objetivo desta unidade curricular é promover uma aproximação à literatura hispano-americana escrita por mulheres, através de um percurso panorâmico que começa no século XVII, com as aportações de escritoras fundacionais, como Sor Juana Inés de la Cruz, e conclui no século XXI, com escritoras que ainda estão no ativo, como Ida Vitale ou Cristina Peri Rossi.

Apesar das evidentes dificuldades de restringir um campo de estudo tão amplo, a pertinência desta unidade curricular justifica-se pela necessidade de visibilizar a produção e reconhecer a trajectória profissional de uma série de escritoras e poetas que, por motivos diversos, tendem a ser excluídas do cânone literário internacional, o que as torna praticamente desconhecidas na Europa. Estas escritoras e poetas, que procedem de toda a geografia americana de língua espanhola, são, no entanto, figuras reconhecidas nos seus próprios países de origem e, de acordo com a crítica, algumas delas podem ser consideradas as protagonistas do novo boom latino-americano, que transvasa fronteiras e até continentes.

A conjunção destes factores, junto com a notável qualidade da produção destas autoras e a sua paulatina mas imparável repercussão internacional, evidencia a necessidade de uma aproximação ao estudo da sua obra em cursos universitários como a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, cujo escopo é constituído pelas literaturas e as culturas do mundo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

 - Reconhecer e compreender as principais manifestações literárias e culturais da história da literatura hispano-americana através das suas escritoras.

 - Descobrir e relacionar as características e particularidades da cultura dos países de língua espanhola na América (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.

- Refletir criticamente sobre as estratégias e mecanismos de invisibilização e silenciamento da produção literária feminina ao longo dos séculos.

 - Ler e analisar de forma crítica textos representativos da literatura hispano-americana para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.

 - Valorizar a contribuição da literatura feminina hispano-americana para a cultura em Língua Espanhola.

 - Demonstrar o conhecimento adquirido sobre o desenvolvimento e a evolução da história da literatura hispano-americana escrita por mulheres.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Bloco temático I: A construção de uma identidade

- A «Décima Musa» da literatura barroca no Vice-Reino da Nova Espanha: Sor Juana Inés de la Cruz.

- Escritoras românticas peregrinas entre dois continentes: Gertrudis Gómez de Avellaneda.

- Reflexões sobre a educação feminina no século XIX.

Bloco temático II: Todas íbamos a ser reinas

- Delmira Agustini: aquela agónica poesia do corpo

- María Eugenia Vaz Ferreira: «No soy la que procuras»

- Alfonsina Storni: o feminismo transformado em verso

- Gabriela Mistral: prosaísmo, austeridade e força expressiva 

- Alejandra Pizarnik: a calcinação da realidade e o desejo

 

Bloco temático III: Ellas toman la palabra

- Escritoras hispano-americanas do século XX perante o conto: desde María Luisa Bombal até Cristina Peri Rossi.

Bibliografia Obrigatória

Delmira Agustini; Poesía completa (1902-1924). ISBN: 978-84-9895-358-9
Anderson Imbert, E. ; Teoría y técnica del cuento, Ariel, 1992
Burgos F. (Ed.); El cuento hispanoamericano, Castalia, 1997
Cabello de Carbonera; Ensayos selectos (1874-1877). Escritoras Latinoamericanas del diecinueve., Edição digital disponível em https://bit.ly/3f7dYLg , 2015
Castro-Klarén, S. (Ed.); Narrativa femenina en América Latina. Prácticas y Perspectivas Teóricas., Iberoamericana, 2003
Courtoisie, R.; La poesía del siglo XX en Uruguay. Antología esencial. , Visor Libros, 2011
Cruz, J. I. de la; Respuesta de la poetisa a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz. Antología del Ensayo. , Edição digital disponível em https://bit.ly/37cSQRf , 1691
Cruz, J. I. de la; Poesía lírica. J. C. González Boixo (Ed.)., Cátedra, 2003
Ferrari, M. ; La poesía del siglo XX en Argentina. Antología esencial. , Visor Libros, 2010
García Faet, B. (Ed.).; Antología poética de Alfonsina Storni. , Austral, 2020
Gorriti, J. M. ; El pozo de Yocci y otros relatos. L. Fleming (Ed.)., Cátedra, 2010
Guardia, S. B. (Ed.).; Mujeres que escriben en América Latina., CEMHAL, 2007
Montes Brunet, H. (Ed.).; Antología poética de Gabriela Mistral. , Castalia, 1996
Oviedo, J. M. ; Antología crítica del cuento hispanoamericano del siglo XX (1920-1980). , Alianza, 1992
Pacheco, C. & Barrera Linares, L. (Comps.).; Del cuento y sus alrededores. Aproximaciones a una teoría del cuento. , Monte Ávila, 1993
Paz, O. ; Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe. , Seix Barral, 1982
Pupo Walker, E. (Coord.). ; El cuento hispanoamericano. , Castalia, 1995
Ramírez Santacruz, F.; Sor Juana Inés de la Cruz. La resistencia del deseo., Cátedra, 2019
Regazzoni, S. (Ed.). ; Antología de escritoras hispanoamericanas del siglo XIX., Cátedra, 2012
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; Casa en que nunca he sido extraña. Las poetas hispanoamericanas: identidades, feminismos, poéticas (siglos XIX-XXI). , Peter Lang Publishing, 2017
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; «Todas íbamos a ser reinas». Poetas hispanoamericanas del siglo XX. Ínsula-Revista de Letras y Ciencias Humanas, 853-854. , Espasa, 2018
Vilariño, I. ; Poesía completa. , Cal y Canto, 2000
Vitale, I. ; «Todo de pronto es nada». Antología poética. M. J. Bruña (Ed.). , Ediciones Universidad de Salamanca, 2015
Gómez de Avellaneda, G.; La hija de las flores o Todos están locos. , Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999
Juana Inés de la Cruz; Los empenos de una casa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular a interrelação da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem visa facilitar uma primeira aproximação eficaz às principais manifestações culturais da história da literatura hispano-americana através dos textos das suas escritoras.

Nas aulas, os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar textos e discursos literários de forma adequada, usando as técnicas e métodos de análise literária propostos pelos docentes; prevê-se, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e de reflexão oral e escrita, bem como a ativação de estratégias de resolução de problemas e troca construtiva e respeitosa de ideias.

No intuito de fomentar a aprendizagem, para além de textos escritos, será utilizado nas aulas material complementar extraído de arquivos de referência: documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas realizadas a autoras, especialistas, etc. Estes recursos ajudarão os discentes a refletir sobre os textos literários no seu conjunto e a compreender melhor a sociedade e o ambiente cultural em que os mesmos foram criados, uma vez que ouvirão pela voz das próprias autoras e de críticos conceituados a explicação das caraterísticas das obras, da intencionalidade com que foram escritas e do contexto social em que emergeram.






 

 

 

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto no caso dos trabalhadores-estudantes e outros casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por três componentes:

- Teste escrito 1 (6,5/20)

- Teste escrito 2 (6,5/20)

- Teste escrito 3 (7/20)

A equipa docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma ativa, frequente e espontânea nas aulas.

Os estudantes que reprovem à UC poderão fazer uma prova escrita global de recuperação em janeiro. 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em épocas de avaliação especial, todos os estudantes serão avaliados por exame final (20 pontos).

Melhoria de classificação

Nesta unidade curricular está prevista a possibilidade de melhoria de classificação através da realização de uma prova escrita global (20 pontos - 100%) em janeiro, subordinada à totalidade dos conteúdos lecionados.

Observações

Será fornecida no início do semestre informação adicional sobre a UC e o seu funcionamento no Moodle.
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