Código: | LLC029 | Sigla: | EB1.1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Espanhol |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 5 | Plano Oficial em vigor(2023) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
2 | |||||||
LA | 38 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
2 | |||||||
LLC | 16 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 | ||
2 | |||||||
LRI | 50 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
2 |
Docente | Responsabilidade |
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Marta Pazos Anido | Regente |
Teorico-Prática: | 4,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 3 | 13,50 |
Alegría Royo Beltrán | 4,50 | ||
Fernando Ruiz Pérez | 9,00 |
O objetivo principal desta disciplina é que os alunos atingam os objetivos estabelecidos pelo Quadro Europeu de Referência para este nível, no que o aluno deve ser capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em língua estándar (...), em contexto profissional, de estudo ou de lazer, saber desenvolver-se na maior parte de situações que possam surgir durante uma viagem por espaços onde é utilizada a língua meta, produzir textos simples e coerentes e descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou exprimir os seus planos.
Para cumprir este objetivo principal, a prática simultânea de teoria e prática é fundamental para a consecução dos objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular, assim como permitir aos alunos demonstrar conhecimento das mesmas nos momentos destinados à avaliação. Por isso, cada um dos trabalhos de prática de conteúdos e avaliação incide sobre aspetos diversos, mas complementares, trabalhados no semestre.
Nas aulas trabalhamos todas as atividades comunicativas de língua (expressão oral e escrita, interação oral e escrita, compreensão oral e escrita e mediação), mas as atividades de produção serão destacadas por serem as que os alunos apresentam maiores dificuldades.
Assim sendo, tanto na sala de aula, nos trabalhos de casa e nas provas de avaliação estas atividades terão um lugar relevante com o objetivo de conseguir: a participação espontânea dos alunos, sem preparação prévia, em conversações que tratem de temas de interesse pessoal e da sua especialidade (temas abstratos e culturais, como podem ser filmes, livros, música), relatar acontecimentos e descrever situações (utilizando argumentos e raciocínios), ou escrever sequências compridas com uma finalidade determinada como cartas e correios eletrónicos informais.
Os principais tipos de textos trabalhados para atingir estes objetivos são: biografias, histórias no passado, críticas de filmes e textos argumentativos sobre diferentes temas tratados na sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 101,50 |
Frequência das aulas | 60,50 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por duas componentes (parte escrita e parte oral) com uma ponderação de 50% para cada uma.
A parte escrita consta de dois testes realizados no horário das aulas, em datas fixadas no início do semestre:
-1.º (6/20 valores): teste de produção escrita e de compreensão escrita.
-2.º (14/20 valores): teste com actividades de gramática, vocabulário e compreensão oral.
Para obter aprovação, a nota mínima da parte escrita é 9/20 valores.
A parte oral consta de dois testes aos pares, realizados no horário das aulas, em datas fixadas no início do semestre:
-1.º (7/20 valores): conversa informal sobre uma situação comunicativa relacionada com os conteúdos da UC.
-2.º (13/20 valores): conversa informal sobre a leitura obrigatória, respondendo perguntas sobre a mesma, e sobre uma situação comunicativa relacionada com os conteúdos da UC.
Para obter aprovação, a nota mínima da parte oral é 9/20 valores.
Os estudantes que reprovarem poderão fazer uma prova de recuperação de 20 valores (parte escrita e/ou parte oral) em janeiro.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando uma prova escrita e/ou uma prova oral em janeiro.
Leitura obrigatória para a prova oral: será indicada ao início do semestre.
Os estudantes com estatuto especial que não realizarem as provas da avaliação distribuída sem exame final serão avaliados por exame final (escrito e oral) sobre todos os conteúdos da UC na Época de Recurso (em data a combinar com os docentes) ou na Época Especial.
Os estudantes que reprovarem poderão fazer uma prova de recuperação de 20 valores (parte escrita e/ou parte oral) em janeiro.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando uma prova escrita e/ou uma prova oral em janeiro.