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Filosofia e Ciência: da Idade Média à Idade Moderna

Código: DFIL025     Sigla: FCIMIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DFIL 4 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 15 45 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Francisco Preto Meirinhos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
José Francisco Preto Meirinhos 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
José Francisco Preto Meirinhos 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular confere formação avançada sobre questões de filosofia do homem e epistemologia, de Aristóteles até ao início da modernidade, com dois objetivos principais: transmitir conhecimento aprofundado sobre as questões filosóficas tratadas no programa e mostrar linhas genealógicas e influências dos debates ocorridos em ambiente escolástico nos sistemas filosóficos posteriores (Descartes e Kant).

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer os argumentos dos textos filosóficos fundacionais sobre o problema da natureza humana e da possibilidade de constituir uma ciência sobre a alma. Conhecer sistemas relevantes desde a antiguidade ao início da idade moderna sobre as questões estudadas, e compreender a permeabilidade entre as teorias sobretudo na passagem do modelo escolástico para a modernidade (Descartes e Kant).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

O programa analisa temas de filosofia do homem e epistemologia, focando-se em questões que, na história da filosofia, foram discutidas no âmbito da ciência aristotélica da alma:
O que é «ciência»? Qual o objeto de estudo da «ciência da alma»? Qual o grau de certeza de uma «ciência da alma»? É uma ciência Física, Matemática ou Metafísica? É o homem um composto de alma e corpo? Como se relaciona a razão humana com os sentidos corpóreos e com o mundo dos corpos? Há alguma propriedade específica do intelecto humano ou é o mesmo que a razão? A subsistência da alma humana pode ser demonstrada racionalmente?
É dada particular atenção à teoria da imaginação e às teorias cognitivas alternativas à teoria das espécies, desenvolvidas no séc. XIV, bem como às controvérsias ocorridas no século XVI sobre a possibilidade de demonstrar racionalmente a imortalidade da alma e à sua influência nas teorias posteriores acerca da natureza humana (Descartes e Kant).

Bibliografia Obrigatória

Leijenhorst, Cees 340; The^dynamics of Aristotelian natural philosophy from antiquity to the seventeenth century. ISBN: 90-04-12240-0
Boer, Sander Wopke de; The science of the soul. The commentary tradition on Aristotle's De anima c. 1260-1360, Leuven University Press, 2013
Aristóteles; On the soul
Francesco Petrarca; The renaissance philosophy of man
Pietro Pomponazzi; Trattato sull.imortalitá dell.anima. ISBN: 88-222-4801-5
Pasnau, R.; The Cambridge Translations of Medieval Philosophical Texts: Volume 3, Mind and Knowledge, C.U.P., 2002
Stephen Gaukroger; The^emergence of a scientific culture. ISBN: 0-19-929644-8
Caleb M. Cohoe (ed.); Aristotle's On the Soul. A Critical Guide, C.U.P., 2022
João Duns Escoto; Quaestiones super secundum et tertium De Anima. ISBN: 978-0-8132-1422-1

Bibliografia Complementar

Paul Bakker; Mind, cognition and representation. ISBN: 978-0-7546-3084-5
BOS, A. P.; The soul and its instrumental body, Brill, 2003
Dales, Richard C.; The problem of the rational soul in the thirteenth century. ISBN: 90-04-10296-5
Russell L Friedman; Medieval perspectives on Aristotle.s De anima. ISBN: 978-90-429-2705-6
GLICK, T.F.– S.J. LIVESEY – F . WALLIS (eds.); Medieval Science, Technology and Medicine: An Encyclopedia, dir., (Routledge Series of Encyclopedias of the Middle Ages), Routledge, New York – London, 2005
Gutas, Dimitri; Avicenna and the Aristotelian tradition. ISBN: 90-04-08500-9
Lindberg, David; Shank, Michael; The Cambridge History of Science, Vol II, CUP, 2013
Theology and Science in the Fourteenth Century; LIVESEY, Steven J., EJ Brill, Leiden, 1989
LOSEE, John; A historical introduction to the philosophy of science, 4th ed., Oxford University Press, Oxford , 2001 ((Introdução histórica à filosofia da Ciência, trad. Borisas Cimbleris, Ed. Itatiaia, Belo Horizonte 1979))
Meirinhos, José Francisco; Metafísica do homem. ISBN: 978-972-36-1168-7
Martha C. Nussbaum; Essays on Aristotle.s De Anima. ISBN: 0-19-823600-X
Paula Oliveira e Silva; Two sixteenth-century Coimbra commentaries on .De anima.
Perler, Dominik; Transformationen der Gefuhle. ISBN: 978-3-10-061211-3 (Trasnformations of the Soul, Brill, 2009)
Fernando Vidal; The Sciences of the Soul. The Early Modern Origins of Psychology, University of Chicago Press, 2011

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será indicada em aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de seminário, centrado na leitura e comentário dos textos dos autores estudados. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Estudo autónomo 260,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 100,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

A estabelecida nas normas em vigor na FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das classificações obtidas em todas as componentes de avaliação: participação nas aulas (25%) e elaboração de um trabalho individual e sua apresentação oral (75%).

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nas modalidades previstas nos regulamentos.

Melhoria de classificação

Trabalho escrito e apresentação oral do mesmo.

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