Filosofia e Ciência: da Idade Média à Idade Moderna
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DFIL |
4 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
15 |
45 |
405 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular confere formação avançada sobre questões de filosofia do homem e epistemologia, de Aristóteles até ao início da modernidade, com dois objetivos principais: transmitir conhecimento aprofundado sobre as questões filosóficas tratadas no programa e mostrar linhas genealógicas e influências dos debates ocorridos em ambiente escolástico nos sistemas filosóficos posteriores (Descartes e Kant).
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os argumentos dos textos filosóficos fundacionais sobre o problema da natureza humana e da possibilidade de constituir uma ciência sobre a alma. Conhecer sistemas relevantes desde a antiguidade ao início da idade moderna sobre as questões estudadas, e compreender a permeabilidade entre as teorias sobretudo na passagem do modelo escolástico para a modernidade (Descartes e Kant).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
O programa analisa temas de filosofia do homem e epistemologia, focando-se em questões que, na história da filosofia, foram discutidas no âmbito da ciência aristotélica da alma:
O que é «ciência»? Qual o objeto de estudo da «ciência da alma»? Qual o grau de certeza de uma «ciência da alma»? É uma ciência Física, Matemática ou Metafísica? É o homem um composto de alma e corpo? Como se relaciona a razão humana com os sentidos corpóreos e com o mundo dos corpos? Há alguma propriedade específica do intelecto humano ou é o mesmo que a razão? A subsistência da alma humana pode ser demonstrada racionalmente?
É dada particular atenção à teoria da imaginação e às teorias cognitivas alternativas à teoria das espécies, desenvolvidas no séc. XIV, bem como às controvérsias ocorridas no século XVI sobre a possibilidade de demonstrar racionalmente a imortalidade da alma e à sua influência nas teorias posteriores acerca da natureza humana (Descartes e Kant).
Bibliografia Obrigatória
Leijenhorst, Cees 340;
The^dynamics of Aristotelian natural philosophy from antiquity to the seventeenth century. ISBN: 90-04-12240-0
Boer, Sander Wopke de; The science of the soul. The commentary tradition on Aristotle's De anima c. 1260-1360, Leuven University Press, 2013
Aristóteles;
On the soul
Francesco Petrarca;
The renaissance philosophy of man
Pietro Pomponazzi;
Trattato sull.imortalitá dell.anima. ISBN: 88-222-4801-5
Pasnau, R.; The Cambridge Translations of Medieval Philosophical Texts: Volume 3, Mind and Knowledge, C.U.P., 2002
Stephen Gaukroger;
The^emergence of a scientific culture. ISBN: 0-19-929644-8
Caleb M. Cohoe (ed.); Aristotle's On the Soul. A Critical Guide, C.U.P., 2022
João Duns Escoto;
Quaestiones super secundum et tertium De Anima. ISBN: 978-0-8132-1422-1
Bibliografia Complementar
Paul Bakker;
Mind, cognition and representation. ISBN: 978-0-7546-3084-5
BOS, A. P.; The soul and its instrumental body, Brill, 2003
Dales, Richard C.;
The problem of the rational soul in the thirteenth century. ISBN: 90-04-10296-5
Russell L Friedman;
Medieval perspectives on Aristotle.s De anima. ISBN: 978-90-429-2705-6
GLICK, T.F.– S.J. LIVESEY – F . WALLIS (eds.); Medieval Science, Technology and Medicine: An Encyclopedia, dir., (Routledge Series of Encyclopedias of the Middle Ages), Routledge, New York – London, 2005
Gutas, Dimitri;
Avicenna and the Aristotelian tradition. ISBN: 90-04-08500-9
Lindberg, David; Shank, Michael; The Cambridge History of Science, Vol II, CUP, 2013
Theology and Science in the Fourteenth Century; LIVESEY, Steven J., EJ Brill, Leiden, 1989
LOSEE, John; A historical introduction to the philosophy of science, 4th ed., Oxford University Press, Oxford , 2001 ((Introdução histórica à filosofia da Ciência, trad. Borisas Cimbleris, Ed. Itatiaia, Belo Horizonte 1979))
Meirinhos, José Francisco;
Metafísica do homem. ISBN: 978-972-36-1168-7
Martha C. Nussbaum;
Essays on Aristotle.s De Anima. ISBN: 0-19-823600-X
Paula Oliveira e Silva;
Two sixteenth-century Coimbra commentaries on .De anima.
Perler, Dominik;
Transformationen der Gefuhle. ISBN: 978-3-10-061211-3 (Trasnformations of the Soul, Brill, 2009)
Fernando Vidal; The Sciences of the Soul. The Early Modern Origins of Psychology, University of Chicago Press, 2011
Observações Bibliográficas
Bibliografia adicional será indicada em aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trabalho de seminário, centrado na leitura e comentário dos textos dos autores estudados. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
0,00 |
Estudo autónomo |
260,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de investigação |
100,00 |
Total: |
405,00 |
Obtenção de frequência
A estabelecida nas normas em vigor na FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das classificações obtidas em todas as componentes de avaliação: participação nas aulas (25%) e elaboração de um trabalho individual e sua apresentação oral (75%).
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nas modalidades previstas nos regulamentos.
Melhoria de classificação
Trabalho escrito e apresentação oral do mesmo.