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Medievismo

Código: EM016     Sigla: MEDIEV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Medievais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEM 9 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,50
Seminário: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral 0,25
José Augusto Pereira de Sotto Mayor Pizarro 0,25
Seminário Totais 1 2,50
José Augusto Pereira de Sotto Mayor Pizarro 1,25
Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral 1,25

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Os alunos ficam com um conhecimento aprofundado da vida, das circunstâncias de produção científica e da obra de uma dúzia de grandes medievalistas portugueses e estrangeiros. Ficam também com informação recente sobre como se está a trabalhar em cinco domínios da História (medieval e não só), em Portugal e no estrangeiro. E adquirem a correspondente preparação bibliográfica.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Familiaridade com os principais nomes e títulos do medievismo português e estrangeiro.

2. Percepção dos percursos científicos feitos, das dificuldades vencidas e das novas propostas em vários campos de pesquisa.

3. Boa actualização bibliográfica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Medievismo:

Coordenador – Luís Miguel Duarte

  1. Introdução: objectivos do seminário, métodos de trabalho e apresentação geral do programa.
  2. A historiografia medieval portuguesa: balanço e ponto da situação.
  3. A fistoriografia medieval espanhola: balanço e ponto da situação.
  4. A historiografia medieval francesa: balanço e ponto da situação.
  5. A historiografia medieval anglo-saxónica: balanço e ponto da situação.
  6. Conclusão.


Docentes: Luís Miguel Duarte, Luís Carlos Amaral, José Augusto Pizarro.

Bibliografia Obrigatória

Schmitt Jean-Claude 300; Les^tendances actuelles de l.histoire du Moyen Âge en France et en Allemagne. ISBN: 2-85944-388-6
Guerreau Alain; L.avenir d.un passé incertain. ISBN: 2-02-049697-6

Observações Bibliográficas

Não é indicada bibliografia geral para o seminário. Cada docente disponibilizará os títulos específicos relativos aos historiadores que tratar e aos temas que desenvolver.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos autores e das obras. Selecção, leitura e comentário de excertos dessas obras. Debates constantes com os alunos.
Relatórios de leitura; recensões criticas.
Ensino presencial.

Palavras Chave

Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História da igreja
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História medieval
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das sessões.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial nos seminários: 40 %
Apresentação de um trabalho científico: 30 %
Trabalho escrito: 30 %

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a legislação em vigor.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

Possibilidade de reformulação do trabalho escrito na época subsequente.
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