Projeto e Metodologia da Dissertação ou Estágio
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
20 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final da UC, o estudante deverá:
1) Conhecer e saber usar os recursos bibliográficos e informáticos necessários à investigação;
2) Compreender a ética da investigação científica;
3) Compreender a natureza da escrita científica e da comunicação científica;
4) Conceber um projeto de investigação (dissertação ou estágio) apropriado e preparar a revisão de literatura correspondente.
Resultados de aprendizagem e competências
Há dois tipos de aulas. A primeira parte do programa é composta por aulas de exposição, com interação permanente com os estudantes, cujo objetivo é uma introdução ao trabalho de investigação nas suas diversas vertentes. A segunda parte é dedicada à apresentação e discussão dos projetos dos estudantes.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
PARTE I
1. Recursos de investigação à disposição dos estudantes: recursos bibliográficos e informáticos; heurística e seleção de materiais de trabalho.
2. Ética da investigação científica: plágio e responsabilidade académica.
3. A escrita científica e a apresentação dos resultados de investigação: liberdade de pensamento, criatividade e norma científicas.
PARTE II
4. Preparação do projeto de investigação: do tema de investigação à formulação do problema e ao desenho do projeto em concreto; preparação da revisão de literatura.
Bibliografia Obrigatória
Baumans, M. – Davis, J.B. ; Economic methodology. Understanding economic as a science, Bloomsbury Publishing, 2010
Cappelen, H. et al. (eds.); The Oxford Handbook of Philosophical Methodology, Oxford University Press, 2016
Umberto Eco;
Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 978-972-23-1351-3
Furseth, I. – Everett, W. L.; Doing Your Master′s Dissertation: From Start to Finish, Sage, 2013
Grafton, A. ; The Footnote: A Curious History, CUP, 1999
Gordon Harvey;
Writing with sources. ISBN: 0-87220-434-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Há dois tipos de aulas. A primeira parte do programa é composta por aulas de exposição, com interação permanentecom os estudantes, cujo objetivo é uma introdução ao trabalho de investigação nas suas diversas vertentes. Asegunda parte é dedicada à apresentação e discussão dos projetos dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação baseia-se, em proporções iguais (50%+50%), na apresentação oral do projeto de investigação nos seus traços e componentes essenciais e na apresentação escrita de um projeto de revisão de literatura
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
De acordo com as normasd e avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normasd e avaliação.
Observações
Não se aplica.