Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MFPE007

Projeto e Metodologia da Dissertação ou Estágio

Código: MFPE007     Sigla: PMDE

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia, Política e Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 20 Plano Oficial em vigor 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Francisco Preto Meirinhos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 0,375
Mário Alencoão Brigido Graça Moura 0,375
José Francisco Preto Meirinhos 0,75

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final da UC, o estudante deverá:
1) Conhecer e saber usar os recursos bibliográficos e informáticos necessários à investigação;
2) Compreender a ética da investigação científica;
3) Compreender a natureza da escrita científica e da comunicação científica;
4) Conceber um projeto de investigação (dissertação ou estágio) apropriado e preparar a revisão de literatura correspondente.

Resultados de aprendizagem e competências

Há dois tipos de aulas. A primeira parte do programa é composta por aulas de exposição, com interação permanente com os estudantes, cujo objetivo é uma introdução ao trabalho de investigação nas suas diversas vertentes. A segunda parte é dedicada à apresentação e discussão dos projetos dos estudantes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

PARTE I
1. Recursos de investigação à disposição dos estudantes: recursos bibliográficos e informáticos; heurística e seleção de materiais de trabalho.
2. Ética da investigação científica: plágio e responsabilidade académica.
3. A escrita científica e a apresentação dos resultados de investigação: liberdade de pensamento, criatividade e norma científicas.
PARTE II
4. Preparação do projeto de investigação: do tema de investigação à formulação do problema e ao desenho do projeto em concreto; preparação da revisão de literatura.

Bibliografia Obrigatória

Baumans, M. – Davis, J.B. ; Economic methodology. Understanding economic as a science, Bloomsbury Publishing, 2010
Cappelen, H. et al. (eds.); The Oxford Handbook of Philosophical Methodology, Oxford University Press, 2016
Umberto Eco; Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 978-972-23-1351-3
Furseth, I. – Everett, W. L.; Doing Your Master′s Dissertation: From Start to Finish, Sage, 2013
Grafton, A. ; The Footnote: A Curious History, CUP, 1999
Gordon Harvey; Writing with sources. ISBN: 0-87220-434-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Há dois tipos de aulas. A primeira parte do programa é composta por aulas de exposição, com interação permanentecom os estudantes, cujo objetivo é uma introdução ao trabalho de investigação nas suas diversas vertentes. Asegunda parte é dedicada à apresentação e discussão dos projetos dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação baseia-se, em proporções iguais (50%+50%), na apresentação oral do projeto de investigação nos seus traços e componentes essenciais e na apresentação escrita de um projeto de revisão de literatura

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com as normasd e avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normasd e avaliação.

Observações

Não se aplica.
Recomendar Página Voltar ao Topo