Economia Política II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
20 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os estudantes que concluírem esta unidade curricular deverão ser capazes de:
a) apreender a pluralidade de pontos de vista sobre os temas centrais da Economia Política no último século;
b) compreender e discutir o conteúdo e impacto das abordagens dos Austríacos, de Schumpeter, de Keynes, de Coase e de Sen.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa continua a abordagem iniciada em ‘Economia Política I’. Os conteúdos programáticos foram selecionados por forma a permitir aos estudantes apreender a pluralidade de pontos de vista sobre os temas centrais da Economia Política, agora essencialmente no último século, e compreender criticamente o conteúdo das abordagens selecionadas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. A Escola Austríaca - de Menger a Mises e Hayek: Mises sobre a impossibilidade do socialismo. Hayek sobre processo de mercado e ordem espontânea; Hayek sobre liberdade, razão e tradição.
2. Schumpeter: Inovação e ciclos – o capitalismo como processo de destruição criadora e as suas instituições; sociologia do capitalismo; do capitalismo concorrencial ao capitalismo monopolista e ao socialismo.
3. Keynes e a tradição de Cambridge: a instabilidade do capitalismo e o papel do Estado.
4. Coase sobre a natureza das instituições: empresa, mercado e quadro jurídico.
5. A Economia Política de Sen: sobre desenvolvimento e liberdade.
Bibliografia Obrigatória
Coase, R.; The Firm, the Market and the Law, University of Chicago Press, 1988
Conlin, J. (Ed.); Great Economic Thinkers: An Introduction – from Adam Smith to Amartya Sen, Reaktion Books, 2018
Graça Moura, M.; Schumpeter’s conceptions of process and order, Cambridge Journal of Economics. 39 (4),1129–48, 2015
Lourenço, D. – Graça Moura, M.; The economic problem of a community: ontological reflections inspired by the Socialist Calculation Debate, Cambridge Journal of Economics, 42 (1), 1-17, 2018
Friedrich August von Hayek;
Individualism and economic order
Hayek, F. A.; The Constitution of Liberty [1960] , University of Chicago Press, 2011
John Maynard Keynes;
The^general theory of employment interest and money
Schumpeter, J. A.; Capitalism, Socialism and Democracy, Allen & Unwin, 1942
Schumpeter, J. A.; History of Economic Analysis [1954], Routledge, 1994
Sen, A.; Development as Freedom (2nd Ed.), Oxford University Press, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Haverá uma combinação de duas abordagens. Por um lado, haverá aulas de natureza essencialmente expositiva, sem deixarem de ser interativas, nas quais serão apresentados os principais conteúdos, geralmente ilustrados através de passagens dos textos originais dos autores considerados. Por outro, haverá aulas essencialmente de discussão, cujo ponto de partida serão apresentações feitas pelos estudantes de artigos recentes sobre os temas tratados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
121,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação resulta das apresentações e da participação na discussão subsequente, que serão valorizadas em função do que revelarem sobre o desenvolvimento de um pensamento autónomo e crítico (30%); e de um exame final escrito (70%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Prova oral.
Melhoria de classificação
Exame escrito. A apresentação de um trabalho científico contará em 30% caso favoreça a classificação final.
Observações
Não se aplica.