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Economia Política II

Código: MFPE005     Sigla: EP_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia, Política e Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 20 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Alencoão Brigido Graça Moura Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 1,25
Mário Alencoão Brigido Graça Moura 1,25
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Diogo Campos Monteiro de Melo Lourenço 0,25
Mário Alencoão Brigido Graça Moura 0,25

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os estudantes que concluírem esta unidade curricular deverão ser capazes de:
a) apreender a pluralidade de pontos de vista sobre os temas centrais da Economia Política no último século;
b) compreender e discutir o conteúdo e impacto das abordagens dos Austríacos, de Schumpeter, de Keynes, de Coase e de Sen.

Resultados de aprendizagem e competências

O programa continua a abordagem iniciada em ‘Economia Política I’. Os conteúdos programáticos foram selecionados por forma a permitir aos estudantes apreender a pluralidade de pontos de vista sobre os temas centrais da Economia Política, agora essencialmente no último século, e compreender criticamente o conteúdo das abordagens selecionadas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. A Escola Austríaca - de Menger a Mises e Hayek: Mises sobre a impossibilidade do socialismo. Hayek sobre processo de mercado e ordem espontânea; Hayek sobre liberdade, razão e tradição.
2. Schumpeter: Inovação e ciclos – o capitalismo como processo de destruição criadora e as suas instituições; sociologia do capitalismo; do capitalismo concorrencial ao capitalismo monopolista e ao socialismo.
3. Keynes e a tradição de Cambridge: a instabilidade do capitalismo e o papel do Estado.
4. Coase sobre a natureza das instituições: empresa, mercado e quadro jurídico.
5. A Economia Política de Sen: sobre desenvolvimento e liberdade.

Bibliografia Obrigatória

Coase, R.; The Firm, the Market and the Law, University of Chicago Press, 1988
Conlin, J. (Ed.); Great Economic Thinkers: An Introduction – from Adam Smith to Amartya Sen, Reaktion Books, 2018
Graça Moura, M.; Schumpeter’s conceptions of process and order, Cambridge Journal of Economics. 39 (4),1129–48, 2015
Lourenço, D. – Graça Moura, M.; The economic problem of a community: ontological reflections inspired by the Socialist Calculation Debate, Cambridge Journal of Economics, 42 (1), 1-17, 2018
Friedrich August von Hayek; Individualism and economic order
Hayek, F. A.; The Constitution of Liberty [1960] , University of Chicago Press, 2011
John Maynard Keynes; The^general theory of employment interest and money
Schumpeter, J. A.; Capitalism, Socialism and Democracy, Allen & Unwin, 1942
Schumpeter, J. A.; History of Economic Analysis [1954], Routledge, 1994
Sen, A.; Development as Freedom (2nd Ed.), Oxford University Press, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Haverá uma combinação de duas abordagens. Por um lado, haverá aulas de natureza essencialmente expositiva, sem deixarem de ser interativas, nas quais serão apresentados os principais conteúdos, geralmente ilustrados através de passagens dos textos originais dos autores considerados. Por outro, haverá aulas essencialmente de discussão, cujo ponto de partida serão apresentações feitas pelos estudantes de artigos recentes sobre os temas tratados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 121,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação resulta das apresentações e da participação na discussão subsequente, que serão valorizadas em função do que revelarem sobre o desenvolvimento de um pensamento autónomo e crítico (30%); e de um exame final escrito (70%).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prova oral.

Melhoria de classificação

Exame escrito. A apresentação de um trabalho científico contará em 30% caso favoreça a classificação final.

Observações

Não se aplica.
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