Tópicos de Filosofia Política
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
20 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Desenvolver competências teóricas e metodológicas para a compreensão de alguns desafios contemporâneos colocados à Política.
2. Compreender criticamente as relações entre sociedade, conhecimento, economia e política, assim como os desafios colocados à democracia, e ao seu exercício, pela globalização.
3. Interpretar criticamente alguns textos fundamentais do pensamento político contemporâneo;
4. Expor, debater e aplicar os conhecimentos adquiridos.
5. Aprofundar competências de investigação que permitam o desenvolvimento de trabalhos conducentes à elaboração do trabalho final.
Resultados de aprendizagem e competências
A exposição teórica dos temas do programa é realizada com abertura à participação dos estudantes, o que integra, a par da abordagem crítica dos conteúdos, debates teóricos suscitados pelos temas do programa, promovendo-se o desenvolvimento integrado das competências analíticas e discursivas adequadas à construção autónoma doconhecimento.
Após escolherem um tema, obra ou autor para a realização do seu trabalho escrito, os estudantes apresentam-no e submetem-no a debate. A investigação e a preparação do ensaio escrito e a sua discussão visam treinar as competências referidas em objetivos de aprendizagem.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Sociedade, Conhecimento, Economia e Política
1.1. A regulação tecnológico-política do modelo capitalista
1.2. Economia do conhecimento e bens comuns
1.3. Tecnologia, democracia e conhecimento participado
2. Globalização, Democracia e Direitos Humanos
1.1. Migrações e multiculturalismo (Habermas)
1.2. Cosmopolitismo e comunidade(s) (Kant; MacIntyre, Taylor, Sandel, Kymlicka, Negri)
1.3. Direitos Humanos: impasses e desafios (Benhabib)
Bibliografia Obrigatória
Benhabib, S. ; Another Cosmopolitanism, Oxford University Press, 2006
Benhabib, S.; Dignity in adversity: Human rights in troubled times, Polity Press, 2011
Benkler, Y.; The Wealth of networks, Yale University Press, 2006
Felberg, C.; La economía del bien común, Paidós, 2014
Jurgen Habermas;
Europa, cidadania e multiculturalismo. ISBN: 972-8063-27-X
Habermas, J. ; The concept of human dignity and the realistic utopia of human rights, Metaphilosophy, 41.4: 464-480, 2010
Hess, Charlotte – Ostrom, Elinor (eds.); Understanding Knowledge as a Commons, From Theory to Practice, The MIT Press, 2007
Immanuel Kant;
Fundamentação da metafísica dos costumes. ISBN: 972-44-0306-8
Ostrom, El. et al ; Revisiting the Commons: Local Lessons, Global Challenges, Science, Vol. 284. no. 5412, pp. 278-282, 1999
Amartya Sen;
Ethique et économie. ISBN: 2-13-045925-0
Charles Taylor;
Multiculturalismo. ISBN: 972-771-016-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (expositivas, de discussão/problematização de temas, leitura e análise de textos), mobilizando as estratégias próprias da investigação. Debates dirigidos para a análise reflexiva dos temas e dos autoresa presentados pelo docente ou selecionados pela docente e pelos estudantes, visando consolidar as matérias abordadas. A UC envolve ainda trabalho de investigação com vista à realização, apresentação e discussão detrabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
120,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação nos debates 25%; Trabalho final de investigação 75%.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as normas de avaliação.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação.
Observações
Não se aplica.