Teorias da Justiça e da Equidade
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
17 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
— Analisar a interrelação ou a identificação da justiça com a equidade
— Identificar e interpretar as mais influentes posições sobre a justiça na história da filosofia.
— Conhecer a importância da questão da justiça no debate filosófico contemporâneo.
— Analisar a possibilidade ou impossibilidade de um conceito unívoco de justiça em domínios tão diversos quanto a guerra, a exploração de recursos naturais, o acesso a cuidados de saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
As três secções do programa articulam entre si três formas diferentes de discutir o problema da justiça. Parte-se (1) dos debates em curso em filosofia política a partir da obra de John Rawls, para (2) regressar à longa história das discussões filosóficas sobre a justiça, com o objetivo de alargar as perspetivas do debate contemporâneo, as quais serão testadas em (3) alguns dos múltiplos âmbitos em que na tradição e na atualidade têm sido discutidas as aporias da justiça e da equidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Os debates contemporâneos sobre a justiça e a marca de Rawls
1.1. Divergências sobre a liberdade e a igualdade de oportunidades
1.2. Pluralismo e individualismo
1.3. Justiça distributiva
2. Regresso ao passado. Variações dos clássicos sobre justiça e equidade
2.1. Platão, a justiça e a proteção da polis
2.2. Aristóteles, a justiça e as virtudes éticas
2.3. Suárez, o direito natural das gentes
2.4. Kant, Hegel e Marx, sobre dever, direito e trocas
3. Passagens para o futuro. Justiça e equidade nas controvérsias sobre:
3.1. Guerra e paz
3.2. Mercados e recursos
3.3. Legalidade e corrupção
3.4. Fronteiras e segurança
3.5. Trabalho e ócio
3.6. Deficiência e cuidados de saúde
3.7. Minorias e maiorias
Bibliografia Obrigatória
Christian Arnsperger;
Ética económica e social. ISBN: 972-36-0669-0
Estlund, D. (ed.); The Oxford Handbook of Political Philosophy, OUP, Oxford, 2012
Johnston, M.; A Brief History of Justice, WB, Oxford, 2011
António Manuel Martins;
Sociedade civil. ISBN: 972-9038-60-0
John Rawls;
Uma^teoria da justiça. ISBN: 972-23-1715-3
Paul Ricoeur;
O^justo ou a essencia da justiça. ISBN: 972-8407-18-1
João Cardoso Rosas;
Concepções da Justiça. ISBN: 978-972-44-1673-1
João Cardoso Rosas;
Manual de filosofia política. ISBN: 978-972-40-3584-0
Scanlon, T. ; Why Does Inequality Matter?, CUP, Cambridge, 2018
Schmidtz, D.; Elements of Justice, CUP, New York, 2006
Amartya Sen;
A^ideia de justiça. ISBN: 978-972-40-4324-1
Amartya Sen;
Escolha coletiva e bem-estar social. ISBN: 978-972-40-7288-3
Walzer, Michael; LinkAs esferas da justiça: em defesa do pluralismo e da igualdade, Presença, Lisboa, 1999
Michael Walzer;
A^guerra em debate. ISBN: 972-795-097-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC visa a discussão de posições contemporâneas sobre a justiça a partir de três perspetivas: (a) a posição rawlsiana sobre a justiça, entre epígonos e adversários; (c) a longa tradição de discussão da da justiça e da equidade na história da filosofia; (c) os pontos problemáticos do debate contemporâneo a partir de domínios de experiência que cruzam o individual, o social e o global. Pretense-se que os estudantes explorem e discutam estes domínios através de trabalhos de pesquisa a apresentar e debater em seminário.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
120,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, com apresentação e defesa de trabalho escrito. Componentes de avaliação: participação (15%), trabalho escrito individual (70%), apresentação e defesa do trabalho (15%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação.
Observações
Não se aplica.