Ética e Filosofia Política
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
17 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Consolidar e desenvolver conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo de estudos na área da Ética e da FilosofiaPolítica.
2. Compreender o enquadramento conceptual que subjaz às discussões contemporâneas sobre Ética e Filosofia Política.
3. Desenvolver uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber eneste campo de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
A apreensão e consolidação do saber supõe a apresentação teórica dos temas e a sua discussão com os estudantes,de modo a problematizar e interpretar os conhecimentos enunciados nos conteúdos programáticos desta Unidade Curricular, o que implica a mobilização dos saberes teóricos com vista à criação de uma reflexão autónoma,orientados para o desenvolvimento de competências relevantes no domínio da análise, da argumentação e daproblematização.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Ética e Filosofia Política na contemporaneidade
1.1. Ética e Filosofia Política: teorias monistas e dualistas
1.2. O "Político" na filosofia: delimitação da noção campo político
1.3. A “Política” na filosofia. Confluências e divergências conceptuais
1.4. Crítica da razão política moderna
2. Ética e Política na sociedade democrática
2.1 Liberdade, Poder e Violência
2.2. A ética no espaço público
2.3. Políticas de reconhecimento e identidade
3. Questões fundamentais da Ética e Filosofia Política contemporâneas
3.1. Entre conflito e consenso: a razão prática e a razão comunicacional (J. Habermas)
3.2. O mal como ausência de pensamento e o totalitarismo como mal radical (Hannah Arendt)
3.3. O bem como racionalidade e a justiça como bem (J. Rawls)
Bibliografia Obrigatória
Alain; Essai sur la Conscience du Mal, Hatier, 1995
Alves, João L. (org.); Ética e o Futuro da Democracia, SPF – Edições Colibri, 1994
José Luis L. Aranguren;
Etica y política
Luís de Araújo;
Sob o signo da ética. ISBN: 972-8594-09-7
Luís de Araújo;
Ética. ISBN: 978-972-27-1881-3
Hannah Arendt;
Homens em tempos sombrios. ISBN: 972-708-150-9
Arendt, Hannah; Considérations Morales, Payot – Rivages, 1996
Hannah Arendt;
A^condição humana. ISBN: 972-708-637-3
Arendt, Hannah; Compreensão e Política e Outros Ensaios, Relógio D'Água, 2001
Jurgen Habermas;
The theory of communicative action. ISBN: 0-7456-0386-6
John Rawls;
Uma^teoria da justiça. ISBN: 972-23-1715-3
Jean-Paul Resweber;
Le questionnement éthique. ISBN: 2-87601-160-3
Peter Singer;
Como havemos de viver? A ética numa época de individualismo
Monique Canto-Sperber;
Dictionnaire d.éthique et de philosophie morale. ISBN: 2-13-047729-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos, análise de texto, apresentação e debate de trabalhos de pesquisa,individuais e/ou em grupo, orientados pela docente sobre um dos temas propostos.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
120,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética ponderada de todos os elementos de avaliação: participação em aula (25%); recensões críticas de leituras aconselhadas (25%); trabalho final de investigação com apresentação (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação.
Observações
Não se aplica.