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Filosofia da Ação

Código: MFIL041     Sigla: FA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFIL 20 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162
MFPE 2 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens Travis Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens Travis 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A tradição filosófica ocidental tem-se centrado mais no conhecimento do que na acção – no entanto compreender a natureza da agência (e dos agentes) é fundamental para toda a filosofia prática, nomeadamente para a ética e a filosofia política mas também para várias disciplinas das ciências cognitivas e ciências sociais. Neste seminário de filosofia da acção lidar-se-á com questões como O que é agir intencionalmente? O que é decidir e escolher racionalmente? Temos realmente livre arbítrio? Por que agimos frequentemente contra o nosso próprio melhor juízo? Por que estamos tão frequentemente enganados acerca de nós próprios (do que somos, do que pensamos, do que desejamos)? Serão a vontade e o desejo a mesma coisa? Terá o nosso raciocínio prático (acerca do que fazer) características epistemológicas distintas do nosso raciocínio teórico? Somos realmente racionais? Serão os outros animais racionais?

Neste seminário explorar-se-á estas e outras questões a partir dos clássicos da filosofia da acção, aplicando as propostas encontradas a vários problemas fundamentais da filosofia tais como a natureza das pessoas, a natureza da vontade e da liberdade, a natureza da racionalidade, a natureza da justiça, e a natureza dos juízos morais e a natureza da sociabilidade e da agência colectiva.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer e avaliar a importância do campo da filosofia da acção para a compreensão (no presente e em domínios que excedem a filosofia), de questões de filosofia prática em vários domínios (desde a ética à economia).

Os conteúdos programáticos estão articulados com os objectivos da disciplina ao permitirem um conhecimento dos autores e textos fundamentais e uma análise dos principais problemas tratados na filosofia da ação contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


I Introdução

O agente: crenças, desejos, intenções, deliberação, decisão, escolha. Racionalidade, irracionalidade. Consciência, inconsciente. Auto-conhecimento. Acrasia e auto-engano.


II Os clássicos da filosofia da acção

Davidson, Anscombe (e Aristóteles). O causalismo e os seus críticos. O conceito de Pessoa e a liberdade de acção (a partir de Frankfurt). Será o livre arbítrio uma ilusão? (a partir de Mele)


III Filosofia da acção e ética


Juízos perceptivos e juízos morais (McDowell). Culpa e mérito. Sorte moral (Nagel e Williams). Emoções e psicanálise(a partir de J Lear). A filosofia da acção de Nietszche (consciência e insconsciente)


IV Filosofia da acção e filosofia política


A partir de J. Rawls: decisão racional e teoria da justiça. Por que não o perfeccionismo? (nietzscheanismo expulso na teoria da justiça rawlsiana: Stanley Cavell) Racionalidade e relativismo: as dificeis relações.


Bibliografia Obrigatória

Anscombe, G.E. M; Intention, Cambridge MA, Harvard University Press, 1957
Aristóteles, 384-322 a.C; Éthique a Nicomaque
Cadilha, S. & Miguens, S.; “Filosofia da acção”. In A Filosofia por Disciplinas (Galvão, P. coord). , Lisboa: Edições 70, 2013
Charles, David; Aristotele.s philosophy of action. ISBN: 0-7156-1005-8
Davidson, Donald Herbert, 1917-2003; Essays on actions and events. ISBN: 0-19-824637-4
Mauro, C., Miguens, S. & Cadilha, S.; Conversations on Practical Rationality and Human Action. , Newcastle: Cambridge Scholars Press., 2012
McDowell, John; Mind, value, and reality. ISBN: 0-674-00713-1
Miguens, Sofia; Identidade pessoal e posição original Rawlsiana
Miguens, Sofia 340; Acção e ética. ISBN: 978-989-689-155-8
Miguens, Sofia; Racionalidade. ISBN: 972-610-858-6
Rawls, John, 1921-2002; Uma^teoria da justiça. ISBN: 972-23-1715-6
Miguens, Sofia; John McDowell. ISBN: 978-989-689-408-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso tem o formato de um seminário de investigação. Embora haja lugar em cada sessão à apresentação de tópicos novos pelo docente, concebe-se como central a realização de trabalho de investigação por cada estudante, nomeadamente o ensaio final.

Assim, um documento de apoio metodológico é disponibilizado on-line no início do semestre, indicando as três fases da avaliação da dita investigação: 1. Proposta do tópico (um abstract do trabalho, com referencias bibliográficas e indicação de métodos), 2. Apresentação oral (30-40 min), num colóquio dos estudantes 3. Forma final escrita.

O seminário tem uma relação directa com projectos de investigação levados a cabo na Unidade I&D dos quais a docente foi Investigadora-Responsável e que resultaram em alguma da bibliografia de referência. Frequentemente existem ainda conferências de investigadores convidados no âmbito de projectos em curso no MLAG / IF às quais os estudantes do seminário são convidados a assistir.  

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Humanidades > Filosofia > Ética
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito (90%) - componentes da classificação: plano, defesa oral, forma escrita final.
Participação oral (10%).

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
Ao trabalho escrito.
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