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Estudos de Jornalismo

Código: MECC008     Sigla: EJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 1 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helder Manuel Ferreira Bastos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Ana Isabel Crispim Mendes Reis 0,50
Helder Manuel Ferreira Bastos 0,50
Helena Laura Dias de Lima 0,50
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,50
Ana Isabel Crispim Mendes Reis 0,50
Helder Manuel Ferreira Bastos 0,50
Helena Laura Dias de Lima 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a produção jornalística no contexto das recentes transformações empresariais, tecnológicas e profissionais, através de uma abordagem baseada em produção teórica recente. A disciplina pretende problematizar as grandes questões com que o jornalismo se debate nas sociedades contemporâneas. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias usadas serão constituídas por um modelo teórico-prático e  de maneira a garantir a sensibilização dos estudantes para as diferentes componentes da unidade curricular, sejam a evolução do campo jornalístico na sua vertente de produção, organização e rotinas profissionais no atual panorama mediático, seja a reconfiguração dos modelos teóricos a partir das enunciações conceptuais existentes, seja o papel das fontes e as reconfigurações do agendamento noticioso . Em cada um dos ponto abordados é adotado um modelo de ensino articulado em que os elementos expositivos se traduzem também em  aplicação numa aplicação prática.

A  realização de trabalhos de investigação através  de casos práticos e recensões permite o aprofundar dos conceitos apreendidos e uma perspetiva crítica face às temáticas e doutrinas teóricas abordadas.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Aproximação a uma teoria do jornalismo (docente: Helena Lima)

1.1. Aspectos conceptuais -newsmaking

1.2 . Abordagens metodológicas

1.3. Escolas de pensamento

1.4. Linhas actuais de investigação



2. Questões emergentes nos estudos de jornalismo (docente: Helder Bastos)


2.1. Mudanças estruturais e conjunturais

2.2. Reconfiguração do campo jornalístico 

2.3. Desafios face à evolução tecnológica




Bibliografia Obrigatória

Felipe Pena; Teoria do jornalismo, Editora Contexto, , 2005
Schudson, Michael; The^sociology of news. ISBN: 978-0-393-91287-6
ESQUENAZI, Jean-Pierre; Sociologia dos Públicos
Van Dijk, Teun; La noticia como discurso: Compreensión, estructura y producción de la información, Paidós, 1980
Hugo Aznar; Comunicação Responsável. A Auto-Regulação dos Media , Porto Editora, 2005
Nelson Traquina; O Poder do Jornalismo: Análise e Textos da Teoria do Agendamento, Coimbra- Minerva , , 2000
Howard Tumber; News: a reader, Oxford University Press, 1999

Observações Bibliográficas

Estas são obras clássicas dos Estudos de Jornalismo. Outros autores serão indicados em campos mais específicos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição temática e realização de trabalhos a apresentar em aula pelos estudantes. 

No ponto 1  pretende-se que, através do conhecimento das várias escolas de pensamento, os estudantes sejam capazes de refletir e construir uma visão crítica a partir das diferentes teorias interpretativas sobre o papel dos media enquanto fatores determinantes na sociedade de comunicação de massas, em particular na sua vertente informativa. 

O 2 ponto procura conferir aos estudantes conhecimentos sobre a transformação das dinâmicas organizacionais e o seu impacto no campo profissional, em termos de  rotinas, partilha de valores comuns e  conceitos sociológicos.

No ponto 3 pretende-se que através do conhecimento da teoria das fontes os estudantes reflitam sobre o papel das fontes na produção das notícias e seus actores.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 110,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

 

Fórmula de avaliação: 100% trabalho final, com defesa em apresentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

T=100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação distribuída é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.

Melhoria de classificação

A melhoria é possível em recurso, com a correção/reformulação do trabalho apresentado

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