Código: | MECC008 | Sigla: | EJ |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | https://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MECC | 1 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Helder Manuel Ferreira Bastos | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Ana Isabel Crispim Mendes Reis | 0,50 | ||
Helder Manuel Ferreira Bastos | 0,50 | ||
Helena Laura Dias de Lima | 0,50 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,50 |
Ana Isabel Crispim Mendes Reis | 0,50 | ||
Helder Manuel Ferreira Bastos | 0,50 | ||
Helena Laura Dias de Lima | 0,50 |
Compreender a produção jornalística no contexto das recentes transformações empresariais, tecnológicas e profissionais, através de uma abordagem baseada em produção teórica recente. A disciplina pretende problematizar as grandes questões com que o jornalismo se debate nas sociedades contemporâneas.
2. Questões emergentes nos estudos de jornalismo (docente: Helder Bastos)
Estas são obras clássicas dos Estudos de Jornalismo. Outros autores serão indicados em campos mais específicos
Exposição temática e realização de trabalhos a apresentar em aula pelos estudantes.
No ponto 1 pretende-se que, através do conhecimento das várias escolas de pensamento, os estudantes sejam capazes de refletir e construir uma visão crítica a partir das diferentes teorias interpretativas sobre o papel dos media enquanto fatores determinantes na sociedade de comunicação de massas, em particular na sua vertente informativa.
O 2 ponto procura conferir aos estudantes conhecimentos sobre a transformação das dinâmicas organizacionais e o seu impacto no campo profissional, em termos de rotinas, partilha de valores comuns e conceitos sociológicos.
No ponto 3 pretende-se que através do conhecimento da teoria das fontes os estudantes reflitam sobre o papel das fontes na produção das notícias e seus actores.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho escrito | 110,00 |
Total: | 162,00 |
T=100%
A avaliação distribuída é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
A melhoria é possível em recurso, com a correção/reformulação do trabalho apresentado