Código: | MECC007 | Sigla: | NM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Comunicação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MECC | 2 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Paulo Frias da Costa | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
Paulo Frias da Costa | 2,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Paulo Frias da Costa | 0,50 |
- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- reflectir sobre os modelos de negócio mais utilizados relacionados com os novos media
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho de investigação final integrador das reflexões teóricas
Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:
- ter adquirido uma perspectiva histórica e crítica sobre a cibercultura dominando os seus referenciais bibliográficos mais importantes
- ter uma atitude crítica sobre os novos media e sobre a inovação tecnológica, adaptando os conhecimentos adquiridos à reflexão sobre os media
- desenvolver trabalhos de investigação na área dos media, em especial nos que mais se relacionam com a produção de conteúdos digitais
1. noções de ciberespaço e de cibercultura
2. identidade, presença, reconhecimento e ubiquidade
3. aspectos comportamentais, cognitivos e comunicacionais nos novos media
4. jornalismo online, televisão interactiva, social media, redes sociais, blogues, microblogging, mundos virtuais, big data, wearable devices
5. fenómenos de convergência nos media
6. a linguagem dos novos media: narrativas, códigos, linguagem não-verbal
- aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso" para análise e discussão em sala ou em grupo
- utilização de plataformas online (blogues, redes sociais, microblogging, mundos virtuais, etc) para leccionar conteúdos da cadeira
- elaboração de trabalhos intercalares e individuais de opinião com base nas revisões bibliográficas pedidas
- elaboração e apresentação de trabalho de investigação (paper) em grupo no final do semestre
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Teste | 35,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 80,00 |
Trabalho de investigação | 48,00 |
Trabalho laboratorial | 34,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Avaliação Distribuída Sem Exame Final.
O cálculo da classificação final segue os seguintes parâmetros e respectivas ponderações:
1. assiduidade e participação: 15%
2. entrega de exercícios teóricos ao longo do semestre: 35%
3. trabalho de investigação em grupo no final do semestre: 50%
(no caso do trabalho de grupo de investigação, são avaliados os seguintes aspectos: a) Interpretação e alcance; b) Compreensão dos tópicos; c) Uso de literatura especializada; d) Avaliação e síntese do material usado; e) Análise crítica e f) Conclusão)
(nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos e todos obrigatórios, e em cada um deles a classificação obtida deve ser ≥ 10 valores)
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor, e tendo a UC uma Avaliação Distribuída Sem Exame Final, não existe época especial para melhoria de classificação.