Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC007

Novos Media

Código: MECC007     Sigla: NM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 2 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Frias da Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paulo Frias da Costa 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Paulo Frias da Costa 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
- analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
- reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
- apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
- desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
- reflectir sobre os modelos de negócio mais utilizados relacionados com os novos media
- fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
- elaborar um trabalho de investigação final integrador das reflexões teóricas

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:

- ter adquirido uma perspectiva histórica e crítica sobre a cibercultura dominando os seus referenciais bibliográficos mais importantes
- ter uma atitude crítica sobre os novos media e sobre a inovação tecnológica, adaptando os conhecimentos adquiridos à reflexão sobre os media
- desenvolver trabalhos de investigação na área dos media, em especial nos que mais se relacionam com a produção de conteúdos digitais

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. noções de ciberespaço e de cibercultura
2. identidade, presença, reconhecimento e ubiquidade
3. aspectos comportamentais, cognitivos e comunicacionais nos novos media
4. jornalismo online, televisão interactiva, social media, redes sociais, blogues, microblogging, mundos virtuais, big data, wearable devices
5. fenómenos de convergência nos media
6. a linguagem dos novos media: narrativas, códigos, linguagem não-verbal

Bibliografia Obrigatória

Bell, David; Cyberculture Theorists-Manuel Castells and Donna Haraway, Routledge , 2007
Henry Jenkins; Convergence Culture - where old and new media collide, NY Univ Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4281-5
Alex Primo; Interacção mediada por computador - comunicação, cibercultura, cognição, Editora Sulina, 2007
Cardoso, Gustavo; Espanha, Rita; Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo das Letras, 2006
Castells, Manuel et al.; La transición a la sociedad red, Ariel, 2007
Cardoso, Gustavo et al.; A sociedade em rede em Portugal, Campo das Letras, 2005
Lévy, Pierre; Cibercultura, Instituto Piaget, 2000
Frank Beau; Culture d'Univers, FYP Éditions, 2007. ISBN: 978-2-916571-02-07
Tim Guest; Second Lives - a journey through virtual worlds, Arrow, 2007. ISBN: 978-0-0994-9377-8
Sherry Turkle; A vida no écrã, Relógio d'Água, 1995
David Silver, Adrienne Massarani; Critical Ciberculture Studies, NY Univ Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4023-1
Tom Boellstorff; The coming of Age in Second Life, Princeton University Press, 2008. ISBN: 978-0-691-13528-1
Turkle, Sherry; Alone together. ISBN: 978-0-465-03146-7
Turkle, Sherry; Reclaiming conversation. ISBN: 978-1-59420-555-2
Christian Fuchs; Social media. ISBN: 978-1-4462-5731-9

Bibliografia Complementar

Stephenson, Neal; Snow Crash, Bantam Spectra Book, 2000
Gibson, William; Neuromancer, The Berkley Publishing Group, 2004
Andrew Keen; The cult of the amateur, Doubleday, 2007. ISBN: 978-0-385-53081-2
Todd Kelsey; Social Networking Spaces, Apress, 2010. ISBN: 978-1-4302-2596-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso" para análise e discussão em sala ou em grupo
- utilização de plataformas online (blogues, redes sociais, microblogging, mundos virtuais, etc) para leccionar conteúdos da cadeira
- elaboração de trabalhos intercalares e individuais de opinião com base nas revisões bibliográficas pedidas
- elaboração e apresentação de trabalho de investigação (paper) em grupo no final do semestre 

Software

Browser (Explorer, Firefox ou Safari)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 35,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 80,00
Trabalho de investigação 48,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Distribuída Sem Exame Final.
O cálculo da classificação final segue os seguintes parâmetros e respectivas ponderações:

1. assiduidade e participação: 15%
2. entrega de exercícios teóricos ao longo do semestre: 35%
3. trabalho de investigação em grupo no final do semestre: 50%

(no caso do trabalho de grupo de investigação, são avaliados os seguintes aspectos: a) Interpretação e alcance; b) Compreensão dos tópicos; c) Uso de literatura especializada; d) Avaliação e síntese do material usado; e) Análise crítica e f) Conclusão)

(nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos e todos obrigatórios, e em cada um deles a classificação obtida deve ser ≥ 10 valores)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor, e tendo a UC uma Avaliação Distribuída Sem Exame Final, não existe época especial para melhoria de classificação.

Recomendar Página Voltar ao Topo