Código: | MSOCI028 | Sigla: | ISES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MFPE | 4 | Plano Oficial em vigor | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
MSOCI | 21 | Plano Oficial em vigor | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Cristina Clara Ribeiro Parente | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Cristina Clara Ribeiro Parente | 1,50 | ||
Ester Maria dos Reis Gomes Silva | 1,50 |
(1) Compreender os principais paradigmas teóricos e de intervenção da inclusão social e da sustentabilidade no âmbito da teoria económica, particularizando a abordagem da economia social e solidária na contemporaneidade.
(2) Reconhecer e compreender as modalidades de intervenção face à inclusão social e ao desenvolvimento territorial com base nos pressupostos da sustentabilidade ambiental, económica e social, dando particular ênfase às consequências do capitalismo avançado e da globalização na reconfiguração das questões sociais.
(3) Identificar e analisar as implicações teóricas, ideológicas e de intervenção mais relevantes dos novos paradigmas da economia social e solidária na abordagem das problemáticas da inclusão e sustentabilidade, tendo presente a realidade social portuguesa
(1) Domínio dos paradigmas teóricos de abordagem à economia social e solidária e suas implicações na análise e intervenção sobre as problemáticas da inclusão e da sustentabilidade.
(2) Compreensão da génese e a evolução das perspectivas da inclusão a partir de paradigmas económicos, sociais e ambientais.
(3) Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas e suas repercussões ao nível das propostas de intervenção.
(4) Sedimentação de uma cultura de cidadania crítica e reflexiva assente em princípios éticos.
1.Conceitos e pressupostos
1.1. Desenvolvimento e inclusão social: conceitos e medidas
1.2. Sustentabilidade, ambiente e desenvolvimento
1.3. As economias alternativas: a economia social e solidária
2. Estado, políticas públicas e inclusão social.
2.1. Políticas de combate à pobreza e exclusão social
3. Os paradigmas teóricos mobilizados em torno da economia social e solidária
3.1. Desenvolvimento e sustentabilidade de organizações sem fins lucrativo
3.2. Inovação social, políticas públicas e sustentabilidade.
4. As experiências e práticas da economia social e solidária.
As aulas têm uma componente teórico-prática desenvolvida a partir de bibliografia específica (fundamental e complementar), materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências),e pesquisas orientadas para o contato com as diferentes apropriações dos paradigmas e problemáticas. Realizam-se sessões práticas de exploração teórico-empírica (exploração de textos, visualização de registos videográficos, análise de casos) e ainda debates abertos à comunidade com a aplicação dos eixos paradigmáticos a casos da sociedade portuguesa. Estas práticas permitem reflexividade e aplicação crítica de teorias e metodologias aos diferentes problemas sociais.
O Sigarra assume-se como a plataforma onde as docentes disponibilizam materiais e comunicam com os/as estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 74,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 49,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída com exame final: exame escrito (50%), trabalho de análise de caso organizacional (40% para estudantes ordinários; 50% para estudantes com estatuto especial), participação e assiduidade (10% para os estudantes ordinários).
Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8 valores.
A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como, as respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno.
Tem ainda possibilidade de aceder à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 9,5 valores. Neste caso, a época de recurso destina-se a realizar uma, e apenas uma das componentes de avaliação.
Ponderação de cada uma das componentes da avaliação:
i) Exame escrito: 50%;
ii) Trabalho de análise de caso organizacional: alunos ordinários - 40%; estudantes com estatuto especial- 50%;
iii) Participação e assiduidade: alunos ordinários - 10%; estudantes com estatuto especial: 0%
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores num dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para a época de recurso.
Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com as docentes, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
A avaliação será constituída por um exame escrito e por um trabalho de análise de caso individual a ser apresentado em data posterior à do exame escrito e cuja realização deve corresponder às fichas de trabalho realizadas na UC. Critérios de ponderação de cada de cada uma das componentes da avaliação: exame escrito: 60%; trabalho de estudo de caso: 40%.
O trabalho de estudo de caso organizacional é realizado individualmente. As decisões acerca do trabalho de estudo de caso devem ser alvo de uma discussão prévia com a docente até ao último dia de aulas do semestre. O dia de entrega do trabalho é definido de acordo com o calendário oficial de exames.
É editado na página da unidade curricular do Sigarra um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde se encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da unidade curricular. Ao longo do semestre, serão disponibilizados na ficha da Unidade Curricular do Sigarra materiais de apoio e textos de desenvolvimento e reflexão crítica.