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Inclusão, Sustentabilidade e Economia Social

Código: MSOCI028     Sigla: ISES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 4 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162
MSOCI 21 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Clara Ribeiro Parente Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Cristina Clara Ribeiro Parente 1,50
Ester Maria dos Reis Gomes Silva 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

(1) Compreender os principais paradigmas teóricos e de intervenção da inclusão social e da sustentabilidade no âmbito da teoria económica, particularizando a abordagem da economia social e solidária na contemporaneidade.

(2) Reconhecer e compreender as modalidades de intervenção face à inclusão social e ao desenvolvimento territorial com base nos pressupostos da sustentabilidade ambiental, económica e social, dando particular ênfase às consequências do capitalismo avançado e da globalização na reconfiguração das questões sociais.

(3) Identificar e analisar as implicações teóricas, ideológicas e de intervenção mais relevantes dos novos paradigmas da economia social e solidária na abordagem das problemáticas da inclusão e sustentabilidade, tendo presente a realidade social portuguesa

Resultados de aprendizagem e competências

(1) Domínio dos paradigmas teóricos de abordagem à economia social e solidária e suas implicações na análise e intervenção sobre as problemáticas da inclusão e da sustentabilidade.

(2) Compreensão da génese e a evolução das perspectivas da inclusão a partir de paradigmas económicos, sociais e ambientais.

(3) Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas e suas repercussões ao nível das propostas de intervenção.

(4) Sedimentação de uma cultura de cidadania crítica e reflexiva assente em princípios éticos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1.Conceitos e pressupostos
1.1. Desenvolvimento e inclusão social: conceitos e medidas
1.2. Sustentabilidade, ambiente e desenvolvimento
1.3. As economias alternativas: a economia social e solidária

2. Estado, políticas públicas e inclusão social.
2.1. Políticas de combate à pobreza e exclusão social

 3. Os paradigmas teóricos mobilizados em torno da economia social e solidária
3.1. Desenvolvimento e sustentabilidade de organizações sem fins lucrativo
3.2. Inovação social, políticas públicas e sustentabilidade.

 4. As experiências e práticas da economia social e solidária.

Bibliografia Obrigatória

Bignetti, L. P. ; As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa, Ciências Sociais Unisinos, 2011
Cattani, A. D, Laville, J.-L., Gaiger, L.L. et al ; Dicionário Internacional da Outra Economia, Almedina, 2009
Hespanha, P e Santos, A. M.; Economia solidária. Questões teóricas e epistemológicas, Almedina, 2009
Dees, G. e Anderson, B.; Framing a theory of social entrepreneurship: Building on two schools of practice and thought, Business, 2006
França-Filho, G.; Terceiro setor, economia solidária, economia social e economia popular: traçando fronteiras conceituais, Bahia análise & dados, 2002
Friedmann, John; Empowerment. ISBN: 972-8027-50-8
Parente, Cristina 340; Empreendedorismo social em Portugal. ISBN: 978-989-8648-16-7
Pinto, Madureira J.; Desigualdades Sociais: os modelos de desenvolvimento e as políticas públicas em questão, Caleidoscópio Editora, 2011
Acemoglu, D. and Robinson, J. A.; Why Nations Fail: The Origins of Power, Profile Books, 2012
Carmo, Renato Miguel do, João Sebastião, Joana Azevedo, Susana da Cruz Martins e António Firmino da Costa; Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa, Editora Mundos Sociais, 2018
Pickett, K e Richard Wilkinson ; O Espírito da Igualdade Por que razão sociedades mais igualitárias funcionam quase sempre melhor, Editorial Presença, 2010. ISBN: 9789722343411

Bibliografia Complementar

Gaiger; L. I. ; Antecedentes e expressões actuais da economia solidária, Revista Crítica de Ciências Sociais
Nicholls. A. ; Social Entrepreneurship: New models of sustainable social change, Oxford University Press, 2006
Sobottka, E. A. ; Organizações civis: buscando uma definição para além de ONGs e “terceiro setor”. Civitas, Revista de Ciências Sociais, 2002
Moulaert, Frank 340; The^international handbook on social innovation. ISBN: 978-1-84980-998-6
Monzón Campos; J. L. & Chaves Ávila; R. ; The Social Economy in the European Union, European Union, 2012
Lains, P. e Silva, E.G. ; Globalization, Growth and Inequality, “Globalization, Growth and Inequality”, in Explorations in History and Globalization, Routledge, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma componente teórico-prática  desenvolvida a partir de bibliografia específica (fundamental e complementar), materiais pedagógicos (slides, textos, sumários desenvolvidos, conferências),e pesquisas orientadas para o contato com as diferentes apropriações dos paradigmas e problemáticas. Realizam-se sessões práticas de exploração teórico-empírica (exploração de textos, visualização de registos videográficos, análise de casos) e ainda debates abertos à comunidade com  a aplicação dos eixos paradigmáticos a casos da sociedade portuguesa. Estas  práticas permitem reflexividade e aplicação crítica de teorias e metodologias aos diferentes problemas sociais.
O Sigarra assume-se como a plataforma onde as docentes disponibilizam materiais e comunicam com os/as estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é distribuída com exame final: exame escrito (50%), trabalho de análise de caso organizacional (40% para estudantes ordinários; 50% para estudantes com estatuto especial), participação e assiduidade (10% para os estudantes ordinários).

Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 8 valores.

A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como, as respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno.

Tem ainda possibilidade de aceder à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 9,5 valores. Neste caso, a época de recurso destina-se a realizar uma, e apenas uma das componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ponderação de cada uma das componentes da avaliação:
i) Exame escrito: 50%;
ii) Trabalho de análise de caso organizacional: alunos ordinários - 40%; estudantes com estatuto especial- 50%;
iii) Participação e assiduidade: alunos ordinários - 10%; estudantes com estatuto especial: 0%

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores num dos elementos de avaliação implica a passagem do aluno para a época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

 Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com as docentes, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

A avaliação será constituída por um exame escrito e por um trabalho de análise de caso individual a ser apresentado em data posterior à do exame escrito e cuja realização deve corresponder às fichas de trabalho realizadas na UC. Critérios de ponderação de cada de cada uma das componentes da avaliação: exame escrito: 60%; trabalho de estudo de caso: 40%.

  O  trabalho de estudo de caso organizacional é realizado individualmente. As decisões acerca do trabalho de estudo de caso devem ser alvo de uma discussão prévia com a docente até ao último dia de aulas do semestre. O dia de entrega do trabalho é definido de acordo com o calendário oficial de exames.

 

Melhoria de classificação

É possível realizar melhoria apenas da classificação final apenas na componente exame escrito, com a realização de um novo exame dadas as caraterísticas do trabalho estudo de caso e seu acompanhamento durante as aulas, bem como da componente presencial (assiduidade e participação). 

A classificação final é o resultado da média ponderada das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.

Realiza-se nos períodos definidos e segundo o estipulado pelas Normas de Avaliação da FLUP.

Observações

É editado na página da unidade curricular do Sigarra um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde se encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da unidade curricular. Ao longo do semestre, serão disponibilizados na ficha da Unidade Curricular do Sigarra materiais de apoio e textos de desenvolvimento e reflexão crítica.

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