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Introdução aos Estudos Feministas

Código: LEI025     Sigla: IEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Comparada

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 63 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marinela Carvalho Freitas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Marinela Carvalho Freitas 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Marinela Carvalho Freitas 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Globalmente, esta UC pretende facultar o contacto com epistemologias críticas que permitam aos/às estudantes reconhecer o “carácter situacional do ser humano”. Mais especificamente, pretende-se que sejam capazes de identificar as principais figuras e escolas de pensamento dos Estudos Feministas, bem como os seus principais movimentos evolutivos, nomeadamente as quatro vagas do feminismo. Os/as estudantes deverão analisar textos fundamentais dos Estudos Feministas, bem como objetos artísticos e textos literários (portugueses e estrangeiros) de diferentes géneros, de modo a desenvolverem capacidades de análise inovadoras e intersecionais, conducentes a novas formas de encarar a relação entre a literatura e o mundo.

As questões enunciadas nos objetivos da unidade curricular serão articuladas com uma reflexão teórica, progressiva, mas constante, a partir de estudos de casos, que possam levar à criação e/ou ao desenvolvimento das competências necessárias para analisar a diversidade de poéticas e fenómenos literários, culturais e sociais. Espera-se, assim, que os/estudantes adquiram ferramentas conceptuais específicas dos Estudos Feministas que lhes permitam produzir um discurso crítico sensível às ligações entre política, cultura, arte e literatura.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de:

- compreender e debater questões centrais aos Estudos Feministas;

- definir e aplicar termos e conceitos básicos centrais a esta área de estudos;

- aplicar métodos de análise intersecional a questões relacionadas com o “género”, utilizando fontes primárias e secundárias;

- desenvolver a capacidade de refletir e pensar criticamente sobre a literatura e o mundo a partir de diferentes perspetivas;

- comunicar com eficácia sobre estes tópicos, tanto por escrito quanto oralmente, apoiados em teorias feministas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

1. Introdução aos Estudos Feministas

1.1. Principais conceitos e metodologias. 
1.2. Da Teoria Feminista aos Estudos sobre a Masculinidade

2. As Quatro Vagas do Feminismo (perspectiva hstórica

2.1. Protofeminismos e Feminismos do século XIX: O. de Gouges, M. Wollstonecraft, S. Truth, H. T. Mill & J. S. Mill
2.2. Feminismos dos séculos XX e XXI: K. Millet, A. Lorde, B. Friedan, C. N. Adichie; C.P. Perez

3. Entre Cânones e Margens

3.1. Virginia Woolf e as “irmãs de Shakespeare”
3.2. (Re)visões da História: a revolução crítica feminista (S. Gilbert & S. Gubar, E. Showalter)

4. Corpo(s) e Representação

4.1. Teorias do olhar e tecnologias de género
4.2. Arte e resistência: (contra)culturas visuais

N.B.: Para além das obras constantes na Bibliografia Obrigatória, analisar-se-ão ainda contos e outros textos que serão fornecidos no decurso das aulas.

Bibliografia Obrigatória

Estelle B. Freedman; The Essential Feminist Reader, The Modern Library, 2007. ISBN: 9780812974607
Virginia Woolf; A^room of one.s own. ISBN: 0-14-00-0481-5

Bibliografia Complementar

Ana Luísa Amaral; Arder a palavra e outros incêndios. ISBN: 978-989-641-794-9
Ana Gabriela Macedo; Dicionário da crítica feminista. ISBN: 972-36-0578-1
Ana Gabriela Macedo; Género, identidade e desejo. ISBN: 972-795-042-6
Ana Gabriela Macedo; Francesca Rayner; Género, Cultural Visual e Performance: Antologia Crítica, Húmus, 2011. ISBN: 9789898139788
Audre Lorde; Sister outsider. ISBN: 978-1-58091-186-3
Caroline Criado Perez; Invisible Women, Vintage, 2020. ISBN: 9781784706289
Cinzia Arruzza; Feminismo para os 99%. ISBN: 9789896658243
Chimamanda Ngozi Adichie; We should all be feminists. ISBN: 978-0-00-811527-2
Elaine Showalter; A^literature of their own. ISBN: 0-86068-285-4
Maria Irene Ramalho de Sousa Santos; Women.s studies in Portugal
Miguel Vale de Almeida; Senhores de si. ISBN: 972-754-077-5
Raewyn Connell; Masculinities. ISBN: 978-0-7456-3427-2
Sandra M. Gilbert; The^madwoman in the attic. ISBN: 978-0-300-08458-0
Sally J. Scholz; Feminism: A Beginner's Guide, One world, 2010. ISBN: 9781851687121

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (com discussão e análise de textos e imagens).

 A participação ativa e colaborativa dos estudantes é essencial para a consecução dos objetivos da unidade curricular, pelo que se encorajará a análise e o comentário produzidos coletivamente em aula.

 

Software

computador
tela
projetor
colunas

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação na aula: 20% + Exame: 80% 

A PARTICIPAÇÃO NA AULA incluirá os seguintes parâmetros: assiduidade; participação ativa na discussão em aula, quer individualmente, quer em grupo; elaboração de pequenos “reaction papers” e exercícios de escrita.

O EXAME consistirá numa prova escrita, sem consulta, com a duração de duas horas.

A avaliação será o resultado da média ponderada das 2 componentes, todas elas obrigatórias.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A Avaliação Especial (prevista no Artigo 14º do Regulamento de Avaliação da FLUP), destinada a "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1), terá como componente de avaliação o exame final.

Melhoria de classificação

Só a componente de Exame é objeto de recurso ou melhoria.

Observações

Os/As estudantes devem respeitar as normas da integridade académica em todas as componentes de avaliação. Todos os trabalhos submetidos devem ser originais, escritos especificamente para esta UC. Todas as fontes – de ideias, palavras, ou imagens – devem ser identificadas de acordo com as normas de citação académica (deixando clara a sua autoria). O desrespeito por estas normas de integridade – seja na forma de plágio, cópia, paráfrase indevida ou uso abusivo de texto gerado por IA – implicará uma classificação de 0 valores na respetiva componente de avaliação e, consequentemente, a reprovação à unidade curricular com a classificação "RFR" ("reprovado por fraude").

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