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Comunicação Intercultural

Código: LA047     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 94 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162
LLC 6 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
LRI 116 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Simone Madeleine Auf Der Maur Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 15,00
Mafalda Sofia Santos Gomes 3,00
Thomas Juan Carlos Husgen 3,00
Philip Bob Bracker 9,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-07-19.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Trabalho de estágio/projeto, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo central fornecer conhecimentos teóricos e desenvolver competências práticas essenciais para a comunicação intercultural. O estudante deverá adquirir a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual dentro de um quadro mais amplo de culturas, permitindo assim uma compreensão aprofundada dos diversos padrões e práticas culturais existentes e de como estes influenciam a interação humana.

Com esta unidade curricular, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em atividades culturais e empresariais, como na área da tradutologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir e discutir sobre o significado de "cultura(s)";
- Compreender as diferentes abordagens do conceito de cultura/culturas em diversas areas das Ciências Humanas;
- Identificar várias formas de contato entre culturas;
- Desenvolver competências interculturais (autoconhecimento cultural, sensibilidade cultural, habilidades comunicativas em contextos multiculturais);
- Reconhecer estereótipos, preconceitos e casos de discriminação;
- Refletir sobre os conceitos de identidade e alteridade;
- Identificar e explicar diferentes modos de comunicação (comunicação direta, indireta e máximas conversacionais interculturais);
- Comparar "culturas nacionais" com base em dimensões culturais (relativamente a hierarquias, à relação entre o “eu” e o “outro”, com o tempo e o espaço, com a gestão da incerteza e das emoções).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

1. Abordagens e significados de “cultura”; 2. Contacto entre culturas: choque cultural, aculturação, identidade e alteridade; 3. Sensibilidade intercultural; 4. Dimensões culturais, conceitos e critérios para comparar “culturas” 5. Cultura e língua: comunicação direta e indireta. 6. Cultura e corpo: multimodalidades da interação face a face 7. Interpretação de valores culturais a partir de diferentes tipos de materiais (filmes, imagens, publicidade, textos escritos).

Bibliografia Obrigatória

Dahl, Stephan; Intercultural Research: The Current State of Knowledge, (January 12, 2004). Middlesex University Discussion Paper No. 26. , Available at SSRN: http://ssrn.com/abstract=658202, 2007
Edward T. Hall; Beyond culture. ISBN: 0-385-12474-0
Edward T. Hall; The hidden dimension. ISBN: 0-385-08476-5
Jandt, Fred E. ; An Introduction to Intercultural Communication - International Student Edition: Identities in a Global Community. Tenth Edition, Sage Publication, 2020. ISBN: 978-1071808498
Milton J. Bennett; Basic concepts of intercultural communication. ISBN: 978-0-983-95584-9
Trompenaars, Fons / Hampden-Turner, C.; Riding the waves of culture : understanding cultural diversity in business , Brealey, 2004. ISBN: 1-85788-176-1

Observações Bibliográficas

A bibliografia relevante será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão centradas no estudante, estimulando a sensibilidade para a compreensão da dinâmica de culturas, considerando diferentes hábitos, diferentes modos de interagir e diferenças de perceção e de interpretação do mundo. Procurar-se-á ainda favorecer a investigação individual e em grupo, o espírito crítico e a resolução de problemas, evitando a aula expositiva. Além de breves exposições e esclarecimentos teóricos, muitos dos conteúdos serão introduzidos paralelamente à observação e análise de gravações vídeo e imagens. Dá-se principal atenção à participação ativa nas aulas, não só através de debates, role-plays e a resolução de pequenas tarefas, como também através de apresentações individuais e em grupo.

Software

power point
word

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 10,00
Exame 50,00
Prova oral 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 91,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Componente escrita (60%):

Exame final = 50%
Reflexão final = 10%

Componente oral (40%):

Apresentação de um tema = 20%

Participação ativa nas aulas, exercícios = 20%

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo, assegurar a sua regular participação nas tarefas propostas na plataforma Moodle. A apresentação oral bem como o trabalho escrito são de realização obrigatória.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de recurso ou de melhoria de classificação. Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.
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