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Cultura Francesa Contemporânea

Código: LA005     Sigla: CFCON

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2187
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 49 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162
LLC 13 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima da Costa Outeirinho Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria de Fátima da Costa Outeirinho 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.

 

Resultados de aprendizagem e competências


Os estudantes, ao  tomar contacto com dados históricos e culturais relevantes, deverão ser capazes de compreender as questões e desafios que se colocam à França dos nossos dias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desenvolver-se-á em torno dos seguintes eixos:

1. Reflexão introdutória sobre Cultura

2. A França contemporânea
2.1. Memória patrimonial 
2.2. Noções e valores da República
2.3. Desafios presentes

3. A França multicultural
3.1. Consequências no plano da produção artística
3.2. Algumas dinâmicas culturais de hoje

4. A França na Europa e no mundo
4.1. Desafios da globalização
4.2. Francofonia(s)

Bibliografia Obrigatória

AMSELLE, Jean-Loup ; Vers un Multiculturalisme Français. L’empire de la coutume, Flammarion, 2001
ANDERSON, Perry ; La pensée tiède. Un regard critique sur la culture française, seuil, 2005
Barreau, Jean-Claude Barreau; Liberté, égalité, immigration ?, L'Artilleur, 2016
CERTEAU, Michel de; La Culture au Pluriel, Éditions du seuil, 1993
COMPAGNON, Antoine; Le souci de la grandeur, Denoël, 2008
CROZET; Les grandes questions de la société française, Nathan, 2000
DENIAU, X.; La Francophonie, PUF, 2003
FINKIELKRAUT, Alain; Qu'est-ce que la France?, Stock/Panama, 2007
GOETSCHEL, P. et E. Loyer ; Histoire Culturelle de la France De la Belle Époque à nos jours, Armand Colin, 2001
Murphy, John P. ; Unsettling Stereotypes: Approaches to the French Culture and Society Course, 2015 (Disponível em : https://cupola.gettysburg.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1016&context=frenchfac)
NADEAU, Jean-Benoît et Julie Barlow; Pas si fous, ces Français! Les français mode d'emploi, Éditions du Seuil, 2005. ISBN: 2-7578-0152-X
NORA, Pierre; Les lieux de mémoire, Gallimard, 1997
OLLIVIER, Bruno (coord.); Les identités cllectives à l'heure de la mondialisation, CNRS Éditions, 2009
PHAN, B.; Colonisations et décolonisations françaises depuis 1850, Armand Colin, 1999
POIRRIER, Philippe; L'État et la Culture en France au XXe siècle, Livre de Poche, 2006
POIRRIER, Philippe; Les politiques de la culture en France, La Documentation Française, 2016
RÉMOND, René ; Le XXe siècle, de 1918 à 1995, Fayard, 1996
SPEAR, Thomas C. et alii; La Culture Française vue d'ici et d'ailleurs, Éditions Karthala, 2002. ISBN: 2-84586-290-3

Bibliografia Complementar

José Domingues de Almeida; Lasemaine.fr 2012. ISBN: 978-989-8648-02-0
AUBENAS, Florence; En France. Chroniques, Éditions de l'Olivier, 2014

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e específica será indicada ao longo do curso.

Sítios com interesse:
https://www.lemonde.fr/histoire/
https://www.scienceshumaines.com/
http://www.tv5monde.com/
https://www.france.fr/fr
http://www.culture.gouv.fr/




Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.Usos de blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância).
1.1.Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.

2.Aulas teórico-práticas.

 

Software

Plataforma Moodle

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 91,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação: •Teste 50% •Trabalho 30% •Participação nas discussões em sala de aula 10% •Participação nas atividades da plataforma Moodle 10% Cálculo da classificação final: cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.

 Nota bene: Para ter lugar a aprovação na unidade curricular, o estudante não poderá ter uma classificação inferior a 9 na componente de teste e a média das componentes teste e trabalho deverá ser positiva.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo,  assegurar a sua regular paraticpação nas tarefas propostas na plataforma Moodle (20%).

Melhoria de classificação

1. De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
2. A componente de avliação a considerar para efeitos de melhoria da classificação deverá ser o teste.

Observações

Língua de ensino: português.

A componente de avaliação a considerar para efeitos de recurso deverá ser o teste.

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