Código: | LA005 | Sigla: | CFCON |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2187 |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas Aplicadas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 49 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
LLC | 13 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria de Fátima da Costa Outeirinho | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria de Fátima da Costa Outeirinho | 3,00 |
O programa de Cultura Francesa Contemporânea, centrado no século XX e nos alvores do século XXI, tem como objetivo identificar, definir e relacionar dinâmicas e paradigmas culturais singularizadores da sociedade francesa.
Os estudantes, ao tomar contacto com dados históricos e culturais relevantes, deverão ser capazes de compreender as questões e desafios que se colocam à França dos nossos dias.
O programa desenvolver-se-á em torno dos seguintes eixos:
1. Reflexão introdutória sobre Cultura
2. A França contemporânea
2.1. Memória patrimonial
2.2. Noções e valores da República
2.3. Desafios presentes
3. A França multicultural
3.1. Consequências no plano da produção artística
3.2. Algumas dinâmicas culturais de hoje
4. A França na Europa e no mundo
4.1. Desafios da globalização
4.2. Francofonia(s)
Bibliografia complementar e específica será indicada ao longo do curso.
Sítios com interesse:
https://www.lemonde.fr/histoire/
https://www.scienceshumaines.com/
http://www.tv5monde.com/
https://www.france.fr/fr
http://www.culture.gouv.fr/
1.Usos de blended learning (recurso a plataforma de ensino a distância).
1.1.Para além das horas de contacto presencial será promovido o contacto on-line síncrono e assíncrono.
2.Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 30,00 |
Estudo autónomo | 91,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Componentes de avaliação: •Teste 50% •Trabalho 30% •Participação nas discussões em sala de aula 10% •Participação nas atividades da plataforma Moodle 10% Cálculo da classificação final: cálculo ponderado das componentes da avaliação referidas.
Nota bene: Para ter lugar a aprovação na unidade curricular, o estudante não poderá ter uma classificação inferior a 9 na componente de teste e a média das componentes teste e trabalho deverá ser positiva.
Não aplicável.
Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo, assegurar a sua regular paraticpação nas tarefas propostas na plataforma Moodle (20%).
1. De acordo com o regulamento de Avaliação em vigor.
2. A componente de avliação a considerar para efeitos de melhoria da classificação deverá ser o teste.
Língua de ensino: português.
A componente de avaliação a considerar para efeitos de recurso deverá ser o teste.