Metodologias e estudo da Filosofia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
83 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
21,5 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Introdução ao estudo do texto filososófico a da prática argumentativa em filosofia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, o estudante deverá:
1) Compreender a natureza, métodos e estilos do discurso filosófico, de diferentes épocas e escolas;
2) Compreender as especificidades dos textos de filosofia em diferentes géneros literários;
3) Saber trabalhar com instrumentos de estudo básicos em filosofia (enciclopédias, dicionários especializados, revistas, recursos eletrónicos, manuais, histórias da filosofia);
4) Organizar notas de leitura e a sua utilização.
5) Conhecer regras básicas de escrita académica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Leitura do texto filosóficos / Leitura filosófica de textos
1.1. Estratégias de leitura
2. O que é um texto: ler e escrever
2.1. Interpretação
2.2. Esquemas e argumentos
2.3. Apontamentos, fichas, resumos, paráfrases
3. Formas de trabalho científico e os géneros literários em filosofia: do ensaio à tese
3.1. Escrever em filosofia: argumentos, fundamentação e estilo
4. Trabalhar com bibliografia e recursos eletrónicos sobre textos filosóficos.
5. A prática e a diversidade da interpretação: trabalho com textos ilustres.
6. Ética do trabalho científico
6.1. Plágio
6.2. Responsabilidade académica.
Bibliografia Obrigatória
Julian Baggini;
The^philosopher.s toolkit. ISBN: 0-631-22874-8
Irene Borges-Duarte;
Texto, leitura e escrita. ISBN: 972-0-34095-9
Herman Cappelen;
The^Oxford handbook of philosophical methodology. ISBN: 978-0-19-966877-9
John Clanchy;
Como escrever ensaios. ISBN: 972-759-167-1
R. G. Collingwood;
An^essay on philosophical method. ISBN: 978-0-19-954493-6
Frédéric Cossutta;
Didáctica da filosofia. ISBN: 972-41-1961-0
Edward Craig;
Routledge encyclopedia of philosophy. ISBN: 0-415-07310-3
Daly, C. (ed.) ; The Palgrave Handbook of Philosophical Methods, Palgrave, New York, 2015
Umberto Eco;
Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 972-23-1351-7
André Jacob;
L.univers philosophique. ISBN: 2-13-041-441-9
Paul Ricoeur;
Teoria da interpretação. ISBN: 972-0-41072-8
The Stanford Encyclopedia of Philosophy; Zalta, E.N. (ed.) , http://plato.stanford.edu
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC visa transmitir formação fundamental sobre o trabalho prático com instrumentos de estudos e de pesquisa em Filosofia, sobretudo a leitura de textos e a escrita argumentada.
A assimilação das noções de texto, arquivo, interpretação, estilo (Ricoeur, Foucault, Collingwood), oferece uma introdução ao trabalho direto com o texto filosófico. Ao longo do semestre serão feitos trabalho práticos: 1) ficha de leitura; 2) realização da pesquisa de modo organizado e sistemático, para identificação de bibliografia relevante; 3) redação de pequeno ensaio (que pode ser para outra UC).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
49,50 |
Frequência das aulas |
21,50 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de aulas (75%) e realização dos trabalhos e teste.
Fórmula de cálculo da classificação final
Reduzido número de aulas teórico-práticas para introdução aos tópicos relevantes; aulas maioritariamente de trabalho prático para contacto com a biblioteca, recursos eletrónicos, ou de redação e apresentação de textos e sobretudo para leitura, análise e comentário de textos filosóficos de diferentes géneros.
Avaliação distribuída sem exame final: (1) ficha de leitura e participação (20%), (2) pesquisa bibliográfica (40%) (3) ensaio curto ou teste (40%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.
Observações
Não se aplica.