Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CIFEA2

Curso Intensivo Frances A2

Código: CIFEA2     Sigla: FRA2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 15-11-2023 a 17-04-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Francês (A2) - Curso Intensivo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECIFA2 22 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 3 60 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Françoise Michele Elise Bacquelaine Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Alban Aminou Zossou 3,00

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

Contar, descrever os passos de uma ação, expressar intensidade e quantidade, questionar, descrever alguém, comparar, expressar concordância ou desacordo, situar-se no tempo, falar sobre o futuro, expressar desejos, expressar certeza e incerteza, expressar aprovação e indiferença, expressar e pedir um ponto de vista, expressar intenção de fazer algo, justificar uma escolha, expressar restrição, expressar amor e preferência, expressar alegria e tristeza, expressar medo e preocupação, tranquilizar, expressar surpresa, expressar raiva e desagrado, expressar desapontamento e arrependimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.

Modo de trabalho

À distância

Programa

I- Conteúdos programáticos (objetivos comunicativos oral/escrita)

Contar, descrever os passos de uma ação, expressar intensidade e quantidade, questionar, descrever alguém, comparar, expressar concordância ou desacordo, situar-se no tempo, falar sobre o futuro, expressar desejos, expressar certeza e incerteza, expressar aprovação e indiferença, expressar e pedir um ponto de vista, expressar intenção de fazer algo, justificar uma escolha, expressar restrição, expressar amor e preferência, expressar alegria e tristeza, expressar medo e preocupação, tranquilizar, expressar surpresa, expressar raiva e desagrado, expressar desapontamento e arrependimento.

II- Conteúdos morfossintáticos (Gramática)

Verbos pronominais, En  pronome complemento, interrogação por inversão e revisão da interrogação, o imperfeito, o imperfeito ou o pretérito composto, indicadores do tempo verbal (en, dans), o futuro simples, o conjuntivo presente, o lugar dos pronomes no imperativo, o passado recente, pronomes possessivos, restrição (ne...que), pronomes duplos, nomeação e sufixos, comparativo, superlativo do adjetivo e advérbio, acordo de particípio passado simples, acordo de particípio passado com ter /haver, pretérito mais que perfeito (formação), pronomes EN e Y.

III- Conteúdos lexicais (vocabulário)

Expressão de intensidade e quantidade, descrição de alguém, comparação, concordância e desacordo, situação no tempo, futuro, desejo, certeza e incerteza, aprovação e indiferença, ponto de vista, intenção, justificação de uma escolha, restrição, amor e preferência, alegria e tristeza, medo e preocupação, surpresa, raiva e descontentamento, desilusão e arrependimento.

IV- Conteúdos culturais

O mundo francófono, a moda e a sociedade, a música, a caricatura, as artes de rua, os franceses e os franceses fora de França, as férias, viver noutro lugar, os domingos.

Bibliografia Obrigatória

J. Girardet; J. Pécheur; Echo A2 - 2ème édition, Clé international, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação, teste escrito e apresentação oral.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 25,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Estudo autónomo 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial - 25%
Apresentação oral - 25%
Teste escrito - 50%

Observações

Zoom Colibri
Recomendar Página Voltar ao Topo