Inglês para Professores de CLIL
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Formação de professores de áreas disciplinares específicas |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 06-11-2023 a 06-12-2023)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRR_IPP |
20 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
3 |
28,5 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
1. Desenvolver a competência comunicativa básica no discurso falado e escrito;
2. Rever as estruturas gramaticais básicas e o vocabulário não específico;
3. Desenvolver a pronúncia;
4. Desenvolver a consciência da língua para a gestão da sala de aula;
5. Desenvolver a proficiência na língua académica em inglês das disciplinas CLIL;
6. Identificar a língua necessária para as aulas CLIL;
7. Compreender como apoiar as necessidades linguísticas dos estudantes nas aulas CLIL
Resultados de aprendizagem e competências
No final deste curso, os participantes já se terão desenvolvido:
1. competência comunicativa básica no discurso falado e escrito;
2. estruturas gramaticais básicas e o vocabulário não específico;
3. a pronúncia;
4. consciência da língua para a gestão da sala de aula;
5. proficiência na língua académica em inglês das disciplinas CLIL;
6. capacidade de identificar a língua necessária para as aulas CLIL;
7. como apoiar as necessidades linguísticas dos estudantes nas aulas CLIL.
Modo de trabalho
À distância
Programa
1. Falar e escrever sobre si próprio, a escola, ensino, temas de interesse geral;
2. Revisão de gramática e vocabulário básico;
3. Alfabeto fonético: sons, ‘stress’, entonação;
4. Língua para gestão da sala de aula;
5. Linguagem académica: terminologia chave, géneros, funções cognitivas do discurso?;
6. CLIL: princípios e metodologia;
7. Apoio às necessidades linguísticas dos estudantes: estratégias de ensino de línguas; identificação e correção de erros; ‘scaffolding’ a língua académica.
Bibliografia Obrigatória
Beacco, J.C., Fleming, M., Goullier, F., Thürmann, E., and Vollmer, H. ; A Handbook for Curriculum Development and Teacher Training: The Language Dimension in All Subjects, Strasbourg: Council of Europe, 2016
Coyle, D., Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL. Content and Language Integrated Learning, Cambridge: Cambridge University Press, 2010
Dale, L., van der Es, W., and Tanner, R. ; CLIL Skills, Leiden: European Platform, 2011
Ellison, M. ; (Net)Working CLIL in Portugal and beyond, Special Edition eTEALS on Content and Language Integrated Learning. 9, 4-22, 2018
Mehisto, P. ; CLIL Essentials, Cambridge: Cambridge University Press, 2017
Mehisto, P., Marsh, D. & Frigols. M. J. ; Uncovering CLIL, Oxford: Macmillan, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas estarão online via Zoom. Para o desenvolvimento de competências comunicativas interpessoais básicas, as aulas serão essencialmente práticas, com ênfase na fala e na escrita. Para aqueles focados nos conceitos de CLIL e linguagem académica, os contributos serão teóricos com aplicação prática em tarefas individuais e em grupo.
A participação ativa será sempre encorajada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,50 |
Frequência das aulas |
28,50 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de frequência
Fórmula de cálculo da classificação final
Reflexão critica - escrita (50%)
Atividade de micro-ensino (50%)
Observações
Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto - Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos - cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)