Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > IPP01

Inglês para Professores de CLIL

Código: IPP01     Sigla: IPPCLIL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Formação de professores de áreas disciplinares específicas

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 06-11-2023 a 06-12-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: PRR - Inglês para Professores de CLIL

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRR_IPP 20 Plano Oficial em vigor 1 - 3 28,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 3,00
Andrew Edward Sampson 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-10-13.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver a competência comunicativa básica no discurso falado e escrito;
2. Rever as estruturas gramaticais básicas e o vocabulário não específico;
3. Desenvolver a pronúncia;
4. Desenvolver a consciência da língua para a gestão da sala de aula;
5. Desenvolver a proficiência na língua académica em inglês das disciplinas CLIL;
6. Identificar a língua necessária para as aulas CLIL;
7. Compreender como apoiar as necessidades linguísticas dos estudantes nas aulas CLIL

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso, os participantes já se terão desenvolvido:

1. competência comunicativa básica no discurso falado e escrito;
2. estruturas gramaticais básicas e o vocabulário não específico;
3. a pronúncia;
4. consciência da língua para a gestão da sala de aula;
5. proficiência na língua académica em inglês das disciplinas CLIL;
6. capacidade de identificar a língua necessária para as aulas CLIL;
7. como apoiar as necessidades linguísticas dos estudantes nas aulas CLIL.

Modo de trabalho

À distância

Programa

1. Falar e escrever sobre si próprio, a escola, ensino, temas de interesse geral;
2. Revisão de gramática e vocabulário básico;
3. Alfabeto fonético: sons, ‘stress’, entonação;
4. Língua para gestão da sala de aula;
5. Linguagem académica: terminologia chave, géneros, funções cognitivas do discurso?;
6. CLIL: princípios e metodologia;
7. Apoio às necessidades linguísticas dos estudantes: estratégias de ensino de línguas; identificação e correção de erros; ‘scaffolding’ a língua académica.

Bibliografia Obrigatória

Beacco, J.C., Fleming, M., Goullier, F., Thürmann, E., and Vollmer, H. ; A Handbook for Curriculum Development and Teacher Training: The Language Dimension in All Subjects, Strasbourg: Council of Europe, 2016
Coyle, D., Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL. Content and Language Integrated Learning, Cambridge: Cambridge University Press, 2010
Dale, L., van der Es, W., and Tanner, R. ; CLIL Skills, Leiden: European Platform, 2011
Ellison, M. ; (Net)Working CLIL in Portugal and beyond, Special Edition eTEALS on Content and Language Integrated Learning. 9, 4-22, 2018
Mehisto, P. ; CLIL Essentials, Cambridge: Cambridge University Press, 2017
Mehisto, P., Marsh, D. & Frigols. M. J. ; Uncovering CLIL, Oxford: Macmillan, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas estarão online via Zoom. Para o desenvolvimento de competências comunicativas interpessoais básicas, as aulas serão essencialmente práticas, com ênfase na fala e na escrita. Para aqueles focados nos conceitos de CLIL e linguagem académica, os contributos serão teóricos com aplicação prática em tarefas individuais e em grupo.

A participação ativa será sempre encorajada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,50
Frequência das aulas 28,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de frequência

Fórmula de cálculo da classificação final

Reflexão critica - escrita (50%)
Atividade de micro-ensino (50%)

Observações

Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto - Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos - cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Recomendar Página Voltar ao Topo