Oficina de Gramática de Língua Portuguesa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Língua, Literatura e Estudos Culturais |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aprofundar conhecimentos no âmbito da gramática e problematizar níveis de transposição didática.
2. Promover o conhecimento de metodologias de ensino da gramática adequadas ao ensino básico e secundário.
3. Desenvolver a competência para ensinar gramática através da metodologia do laboratório gramatical.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de:
1. explicar o âmbito da gramática;
2. explicitar conteúdos gramaticais, nomeadamente em morfologia, sintaxe, semântica;
3. conhecer as implicações pedagógico-didáticas de diferentes metodologias de ensino da gramática;
4. planificar sequências de ensino-aprendizagem de conteúdos gramaticais de acordo com o método do laboratório gramatical;
5. produzir materiais didáticos de suporte às atividades de laboratório gramatical;
6. conduzir aulas de laboratório gramatical nos ensinos básico e/ou secundário;
7. analisar os dados recolhidos da realização das aulas para avaliação da eficácia do processo de ensino-aprendizagem e para aperfeiçoamento dos materiais didáticos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O âmbito da gramática.
2. Metodologias de ensino da gramática.
2.1. O laboratório gramatical.
3. Alguns temas a trabalhar experimentalmente*:
3.1. Morfologia: flexão verbal; processos de formação de palavras.
3.2. Sintaxe: funções sintáticas; frase complexa: coordenação e subordinação.
3.3. Semântica: referência nominal; tempo e aspeto.
3.4. Texto/ discurso: sequências textuais; coesão e coerência.
*Os estudantes irão escolher quatro temas para serem trabalhados em laboratório gramatical.
Bibliografia Obrigatória
Brito, A. M.; “Retomar e reinventar o ensino da gramática da língua materna”, in A Língua Mãe e a paixão de aprender, 2º Encontro de professores de português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Actas, 15 e 16 de Maio 97, Areal Editores, pp. 53-64. , 1998
Costa, A.; Aprender gramática, compreender e produzir melhor, in Actas da Conferência internacional sobre o Ensino do Português, pp.167-182., Ministério da Educação, DGIDC, 2007. ISBN: 978-972-742-291-3
Costa, Ana ; Estruturas contrastivas : desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita, Diss. Dout.., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010
Costa, J. ; Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade, in Actas da Conferência internacional sobre o Ensino do Português, pp. 149-165. , Ministério da Educação, DGIDC, 2007. ISBN: 978-972-742-291-3
Duarte, I. .; “Algumas boas razões para ensinar gramática”, in A Língua Mãe e a paixão de aprender, 2 2º Encontro de Professores de Português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Actas, 15 de 16 de Maio 97, pp. 110-123, Areal Editores,, 1997
Duarte, I.; Língua Portuguesa, Instrumentos de análise, U. Aberta, Lisboa, 2000
Duarte, I.; O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística , PNEP, Ministério da Educação, Dgidc., 2008
Duarte, I. M. e Figueiredo, O. (orgs.); Terminologia Linguística: das teorias às práticas, DEPER, Faculdade de Letras da Universidade do Porto., 2006
Duarte, Isabel e Olivia Figueiredo; Português, Língua e Ensino, Uporto Editorial, 2011. ISBN: 978-989-8265-72-2
Faria, I.H. et alii (orgs.); Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, , caps. 1, 3, 4, 5, 6 e 7., Caminho, Lisboa, 1996
Ferraz, M. J; Ensino da Língua Materna, Col. O essencial sobre língua portuguesa, Caminho. Lisboa, 2007
Hudson, R. ; Grammar teaching and writing skills: the research evidence. Syntax in the Schools, 17, pp. 1-6, 2001
Mateus Maria Helena Mira 1931- 070;
Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Raposo, E. P., B., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. (Eds.); Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Vols. I e II. , 2013. ISBN: 9789723114560
Rio-Torto Graça 070;
Gramática derivacional do português. ISBN: 978-986-26-0640-8
Rodrigues, S. e Silvano, P.; O conhecimento sintáctico e semântico da língua como factor de qualificação no processo de escrita de uma apreciação crítica. Resultados de um estudo no âmbito do projecto IELP, in Textos Seleccionados do XXIV Encontro Nacional da APL, Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, p. 437-451, 2009
Silvano, P.; O conhecimento explícito da língua no Programa de Português do Ensino Básico: o Dicionário Terminológico e o Laboratório Gramatical com uma exemplificação, in revista Palavras, Associação de Professores de Português, 2014
Silvano, P. e Rodrigues, S.; A pedagogia dos discursos e o laboratório gramatical no ensino da gramática. Uma proposta de articulação, in Brito, A. M. (org) Gramática, História, Teorias e Aplicações, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Linguística da Universidade do Porto, p. 275-286, 2010
Vários; Dicionário Terminológico para os Ensinos Básico e Secundário., Ministério da Educação, DGIDC, 2008
Observações Bibliográficas
Outras indicações bibliográficas serão apresentadas ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de aprofundamento de conhecimento teórico.
Aulas práticas para aprendizagem baseada em projeto, de natureza colaborativa, orientada para o desenvolvimento de competências.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Elaboração de projeto |
59,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nota igual ou superior a 9,5 a cada uma das componentes de avaliação (teste relativo à componente teórica e projeto correspondente à parte prática).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média final positiva dos vários elementos de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com a legislação em vigor.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
Apenas o teste é passível de melhoria de classificação.