Código: | MEH011 | Sigla: | IPP_H |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação de Professores |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEH | 30 | MEH - Plano de Estudos | 2 | - | 48 | 373 | 1296 |
Principais resultados de aprendizagem desta unidade curricular:
1. Aprofundar e consolidar saberes, competências e atitudes específicas à prática do ensino-aprendizagem, para a construção de uma identidade profissional.
2. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didáticas dos mestrandos;
3. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a Didática Específica e a prática docente;
4. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
5. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
6. Realizar trabalhos de investigação - ação - reflexão suscetíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.
Os objetivos relacionam-se com aprendizagens teóricas adquiridas no 1.º ano do ciclo de estudos, funcionando, neste unidade curricular, como a base para a experiência de aprendizagem em contexto real de atuação do professores de História, proporcionando experiências privilegiadas de aprendizagem do desempenho do papel do professor interessado nas questões pedagógicas e didáticas, as quais ocorrem em escolas do ensino básico e secundário. Aí os estagiários participam, em diferentes graus, em sessões da responsabilidade de um supervisor e de um orientador cooperante - momentos de reflexão crítica (em Seminário e na Prática de Ensino Supervisionada) que visam desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento
Os saberes teóricos e de ação, e a constante reflexão sobre a processo educativo, registam-se num portefólio e num relatório final de estágio.
1. Exercício da atividade docente, em situação concreta de ensino-aprendizagem
2. Reflexões de índole geral sobre o ensino de História.
3. Aplicação reflexiva das teorias estudadas no processo de observação e intervenção em contexto do espaço aula.
4. Planificação e realização do ato pedagógico, gestão do espaço aula. Análise dos programas e dos manuais escolares. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.
5. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.
6. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.
7. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito.
8. O portfólio: características principais e metodologia.
9. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório.
Esta unidade curricular é enquadrada por um regulamento específico que define os direitos, os deveres e o perfil de avaliação.
A metodologia da unidade curricular (UC) é, essencialmente, prática e reflexiva.
Os 48 ECTS da UC, repartem-se entre a Prática Ensino Supervisionada (PES), Seminário (S), Relatório (R) e Discussão (D), ponderada da seguinte forma:
Classif. Final da IPP=(PESx0.52)+(Sx0.13)+(Rx0.25)+(Dx0.10).
A metodologia geral utilizada na UC pretende ser semelhante à que os estagiários devem adquirir e utilizar em contexto real. Na PES, os estagiários são avaliados pela lecionação e análise critica das aulas de História (próprias e dos colegas), tendo por suporte o Referencial de avaliação e o perfil traçado pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores da FLUP. A avaliação na componente Seminário decorre da participação semanal em sessões na FLUP e apresentação (orale e escrita) de trabalhos diretamente relacionados com a PES e/ou com o tema do relatório final de investigação-ação. A avaliação do relatório é da responsabilidade de um júri e atende à qualidade do relatório produzido e ao desempenho em provas públicas (discussão).
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 25,00 |
Prova oral | 10,00 |
Trabalho de campo | 52,00 |
Trabalho laboratorial | 13,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 510,00 |
Total: | 510,00 |
A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras). Obter um mínimo de 10 de acordo com o Referencial de Avaliação acordada para a Prárica de Ensino Supervisionada, produção de um Relatório Final de estágio e respectiva discussão pública
Classificação final da IPP = (Cl. Prática de Ensino Supervisionada x 0.52) + (Cl. Seminário x 0.13) + (Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10), sendo o resultado arredondado às unidades.
Tarefas e atividades a desenvolver para a prática docente, de acordo com as solicitações de orientador(es) e supervisor(es)
Prática de Ensino Supervisionada tem um Referencial próprio acordado entre orientadores e supervisores
Não está prevista.
Língua de Ensino: Português