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Iniciação à Prática Profissional

Código: MEH011     Sigla: IPP_H

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEH 30 MEH - Plano de Estudos 2 - 48 373 1296

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Principais resultados de aprendizagem desta unidade curricular:

1. Aprofundar e consolidar saberes, competências e atitudes específicas à prática do ensino-aprendizagem, para a construção de uma identidade profissional.

2. Desenvolver as competências científicas e pedagógico-didáticas dos mestrandos;

3. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, entre a Formação Educacional Geral, a(s) área(s) disciplinar(es) específica(s), a Didática Específica e a prática docente;

4. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;

5. Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;

6. Realizar trabalhos de investigação - ação - reflexão suscetíveis de aplicação na(s) área(s) disciplinar(es) de docência.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos relacionam-se com aprendizagens teóricas adquiridas no 1.º ano do ciclo de estudos, funcionando, neste unidade curricular, como a base para a experiência de aprendizagem em contexto real de atuação do professores de História, proporcionando experiências privilegiadas de aprendizagem do desempenho do papel do professor interessado nas questões pedagógicas e didáticas, as quais ocorrem em escolas do ensino básico e secundário. Aí os estagiários participam, em diferentes graus, em sessões da responsabilidade de um supervisor e de um orientador cooperante - momentos de reflexão crítica (em Seminário e na Prática de Ensino Supervisionada) que visam desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento

Os saberes teóricos e de ação, e a constante reflexão sobre a processo educativo, registam-se num portefólio e num relatório final de estágio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Exercício da atividade docente, em situação concreta de ensino-aprendizagem

2. Reflexões de índole geral sobre o ensino de História.

3. Aplicação reflexiva das teorias estudadas no processo de observação e intervenção em contexto do espaço aula.

4. Planificação e realização do ato pedagógico, gestão do espaço aula. Análise dos programas e dos manuais escolares. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.

5. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.

6. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.

7. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito.

8. O portfólio: características principais e metodologia.

9. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório.

Bibliografia Obrigatória

Jiménez, A. Moreno, Gaite Mª Jesús Marrón ; ENSEÑAR GEOGRAFIA De la Teoría a la Práctica, Editorial Sinteses, 1998
Ministério da Educação - DES ; Reforma do Ensino secundário. Documento Orientador da Revisão Curricular do Ensino secundário, Ministério da Educação, 2001
Coll, César e al ; O Construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica, Edições ASA, 2001
Ministério da Educação- DEB ; Curriculo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais, Ministério da Educação- DEB, 2001
Souto González, Xosé Manuel; Manuel Didáctica de la Geografía. Problemas sociales e conocimiento del medio, Ed. del Serbal, 1998
Thais Nivia de Lima e Fonseca; História e Ensino de História, Editora Autêntica, 2003. ISBN: ISBN 85-7526-090-1
Maria do Céu de Melo (org); Imagens na Aula de História - Diálogos e Silêncios, Edições Pedago, 2008. ISBN: ISBN - 978-972-8980-60-3
Manuel Nunes; Professor Ensina-me a dar aulas., ASA, 2003. ISBN: 972-41-3157-2
BARREIRA, Aníbal; MOREIRA; Pedagogia das competências: da teoria à prática, Edições ASA, 2004
FELIX, N; A História na Educação Básica, Ministério da Educação/DEB, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular é enquadrada por um regulamento específico que define os direitos, os deveres e o perfil de avaliação.

A metodologia da unidade curricular (UC) é, essencialmente, prática e reflexiva.

Os 48 ECTS da UC, repartem-se entre a Prática Ensino Supervisionada (PES), Seminário (S), Relatório (R) e Discussão (D), ponderada da seguinte forma:

Classif. Final da IPP=(PESx0.52)+(Sx0.13)+(Rx0.25)+(Dx0.10).

A metodologia geral utilizada na UC pretende ser semelhante à que os estagiários devem adquirir e utilizar em contexto real. Na PES, os estagiários são avaliados pela lecionação e análise critica das aulas de História (próprias e dos colegas), tendo por suporte o Referencial de avaliação e o perfil traçado pelos orientadores cooperantes e pelos supervisores da FLUP. A avaliação na componente Seminário decorre da participação semanal em sessões na FLUP e apresentação (orale e escrita) de trabalhos diretamente relacionados com a PES e/ou com o tema do relatório final de investigação-ação. A avaliação do relatório é da responsabilidade de um júri e atende à qualidade do relatório produzido e ao desempenho em provas públicas (discussão).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História
Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
Prova oral 10,00
Trabalho de campo 52,00
Trabalho laboratorial 13,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 510,00
Total: 510,00

Obtenção de frequência

A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras). Obter um mínimo de 10 de acordo com o Referencial de Avaliação acordada para a Prárica de Ensino Supervisionada, produção de um Relatório Final de estágio e respectiva discussão pública

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final da IPP = (Cl. Prática de Ensino Supervisionada x 0.52) + (Cl. Seminário x 0.13) + (Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10), sendo o resultado arredondado às unidades.

 

Provas e trabalhos especiais

Tarefas e atividades a desenvolver para a prática docente, de acordo com as solicitações de orientador(es) e supervisor(es)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Prática de Ensino Supervisionada tem um Referencial próprio acordado entre orientadores e supervisores

Melhoria de classificação

Não está prevista.

Observações

Língua de Ensino: Português

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