Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC031

Laboratório de Comunicação Estratégica

Código: MECC031     Sigla: LCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 39 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,00
Ricardo José Pinheiro Fernandes Morais 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender os diferentes paradigmas e teorias da Comunicação Estratégica e Organizacional
- Conhecer os principais conceitos e práticas que integram a Comunicação Estratégica
- Observar e analisar o funcionamento das Organizações do ponto de vista comunicacional
- Desenvolver competências na análise e segmentação dos públicos
- Atuar no desenvolvimento de ações de comunicação para diferentes stakeholders
- Identificar as implicações éticas e os códigos de conduta inerentes ao desempenho da atividade
- Construir ferramentas e suportes de comunicação alinhados com uma estratégia de comunicação
- Desenvolver planos estratégicos de comunicação interna e externa e promover a sua aplicação

Resultados de aprendizagem e competências

- Ter conhecimento dos diferentes paradigmas da Comunicação Estratégica
- Saber aplicar os conceitos subjacentes à Comunicação Estratégica
- Ser capaz de desenvolver planos de comunicação de acordo com os diferentes tipos de público
- Conseguir identificar os desafios que as Organizações  enfrentam e o papel estratégico da comunicação
- Ser capaz de desenvolver planos estratégicos de comunicação e aplicá-los nas organizações

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Enquadramento teórico do campo da Comunicação Estratégica
1.1. Paradigmas, modelos teóricos e conceitos de Comunicação Estratégica
1.2. Identidade, cultura e clima organizacional
1.3. Stakeholders, audiências e objetivos de atuação
1.4. A reputação das Organizações e a importância da Comunicação Estratégica
 
2. A Comunicação Estratégica nas empresas e nas organizações
2.1. A diversidade organizacional e os diferentes tipos de comunicação
2.2. Comunicação corporativa e empresarial: modelos aplicados ao público, privado, político, ONGs
2.3. Desafios da digitalização e mudança organizacional
2.4. Planeamento estratégico, mecanismos e ferramentas de comunicação interna e externa
 
3. Pensamento, planeamento e desenvolvimento estratégico
3.1. Planos de Comunicação Interna e Externa
3.2. A Comunicação Estratégica na era da digitalização
3.3. A identidade da empresa e a construção de uma estratégia de comunicação
3.4. Desenvolvimento de um Plano Estratégico de Comunicação

Bibliografia Obrigatória

W. Timothy Coombs; Strategic communication, social media and democracy. ISBN: 978-1-138-84116-1
Derina Holtzhausen; The^Routledge handbook of strategic communication. ISBN: 978-0-415-53001-9
Freberg, K. ; Social Media for Strategic Communication: Creative Strategies and Research-Based Applications, Sage Publications, Inc. , 2018
Hatch, M. ; Organization Theory. Modern, Symbolic and Postmodern Perspetives, Oxford, 2018
Lewis, L. ; Organizational Change: Creating Change Through Strategic Communication., John Wiley & Sons, 2019
Miskimmon, A., O’Loughlin, B. & Roselle, L. ; Strategic narratives: Communication power and the new world order, Routledge, 2015
Ruão, T.; A organização comunicativa: teoria e prática em comunicação organizacional, CECS, 2016
Ruiz-Mora, I., Gonçalves, G. & Somerville, I. ; Organizational and Strategic Communication Research: Global Trends, LabCom Books, 2019

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos principais conceitos, teorias, paradigmas e práticas da Comunicação Estratégica. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da análise e discussão de casos práticos nas aulas e uma reflexão crítica sobre a sua aplicação em diferentes latitudes. No contexto da vertente prática serão também promovidas aulas abertas com o objetivo de aproximar os estudantes do trabalho desenvolvido por profissionais da área da Comunicação Estratégica. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual, que assume a forma de um Plano Estratégico de Comunicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 85,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Laboratório de Comunicação Estratégica as componentes de avaliação serão as seguintes:

- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Plano Estratégico de Comunicação: 85% (17 val.)

Não serão aceites Planos Estratégicos de Comunicação que não tenham sido alvo de acompanhamento por parte do docente no decorrer das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada pela média ponderada das componentes realizadas, sendo atribuído o valor 0 à(s) componente(s) em falta. Para obter aprovação na UC, o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores. Caso o estudante não seja aprovado no regime de avaliação distribuída, a avaliação final por exame, correspondente a 100% da avaliação, é composta pela realização de um Plano Estratégico de Comunicação.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 2º Ciclo - Mestrado)*

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 2º Ciclo - Mestrado)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 2º Ciclo - Mestrado)*

Observações

* Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2022-2023. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.
Recomendar Página Voltar ao Topo