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Economia Internacional

Código: LRI004     Sigla: ECOINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 106 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Alves Pereira Cerdeira e Sousa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Jorge Alves Pereira Cerdeira e Sousa 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer os principais paradigmas de análise económica do comércio internacional; identificar os instrumentos de política comercial externa e expor os seus efeitos de mercado e de bem-estar; conhecer e utilizar corretamente informação sobre relações económicas internacionais; conhecer os argumentos económicos a favor do livre comércio e do protecionismo.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio dos conceitos teóricos. Desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica de informação estatística sobre relações económicas internacionais. Desenvolvimento da capacidade de comunicação, oral e escrita, dos conhecimentos.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existe pré-requisito formal. No entanto, assume-se que os Estudantes têm conhecimentos introdutórios de Economia - frequência, por exemplo, de Introdução à Economia (LRI010) ou Economia (SOCI009).

Programa

I – Introdução

  1. O Comércio internacional e a Ciência Económica
  2. Evolução da economia mundial
  3. Indicadores de comércio externo

II - Política Comercial Externa

  1. Instrumentos de política comercial externa
  2. Argumentos a favor do livre comércio e do protecionismo
  3. A Organização Mundial do Comércio
  4. Integração Económica

III - Teorias do Comércio Internacional

  1. Teoria Clássica do Comércio Internacional
  2. Teoria Neoclássica do Comércio Internacional
  3. Novas teorias dos determinantes das trocas

IV – Outros Tópicos

Bibliografia Obrigatória

Paul Krugman; International economics. ISBN: 978-1-292-40971-9
A. P. Africano, F. Castro, M. Fonseca, O. Afonso, R. Forte e R. H. Alves ; Comércio Internacional, Almedina, 2018

Bibliografia Complementar

Appleyard, D. e A. Field ; International Economics, 9ª edição, McGraw-Hill Education, 2017
Feenstra, R. C. e A. M. Taylor ; International Trade, 4ª edição, Worth Publishers, 2016
Salvatore, D.; International Economics, 12ª edição, Wiley, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teórico-práticas (TP).

Nas aulas é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a apresentação de exemplos e estudos de caso tendo por base maioritariamente as realidades Portuguesa e Europeia.

Os estudantes têm também ao seu dispor sessões de atendimento particular, que se realizam fora do espaço de aula, para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma SIGARRA.

A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas no trabalho (30%) e no exame final (70%).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 33,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho. Os estudantes não aprovados podem submeter-se a exame final na época de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado do exame final tem uma ponderação de 70% na classificação final. A restante parte (30%) corresponde à avaliação do trabalho. A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e do trabalho (30%). Apenas a componente de exame final pode ser objeto de melhoria. A componente trabalho não é passível de recurso.

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