Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA024

Relações Públicas

Código: LA024     Sigla: RPUBL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 46 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

- Compreender a dimensão estratégica da Comunicação
- Reconhecer a relevância das Relações Públicas (RP) na sociedade moderna
- Dominar os principais conceitos e teorias das Relações Públicas
- Compreender o papel das Relações Públicas no âmbito das comunicações integradas de marketing
- Distinguir o campo de intervenção das Relações Públicas de outros que coexistem nas Organizações
- Conhecer as funções, técnicas e instrumentos da atividade de Relações Públicas
- Identificar a diversidade de situações comunicacionais que são trabalhadas pelas Relações Públicas
- Entender a responsabilidade das Relações Públicas na formação da opinião pública sobre a imagem e legitimação de uma Organização
- Analisar os princípios éticos e profissionais que regulam a atividade de Relações Públicas

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento e aplicação dos conceitos subjacentes à atividade das Relações Públicas
- Integração dos licenciados em Línguas Aplicadas em equipas de Relações Públicas (RP)
- Capacidade para usar técnicas de comunicação/persuasão como membros de uma equipa de RP
- Capacidade para usar línguas estrangeiras como membros de uma equipa de RP
- Capacidade para trabalhar em diversas culturas como membro de uma equipa de RP
- Capacidade para dar resposta aos desafios emergentes da sociedade contemporânea

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao estudo das Relações Públicas
1.1. A origem e a evolução das Relações Públicas
1.2. Dos conceitos às teorias: a natureza das Relações Públicas
1.3. O processo de Relações Públicas: pesquisa, programação, comunicação e avaliação
1.4. As técnicas e instrumentos da atividade de Relações Públicas

2. As Relações Públicas e a formação da opinião pública
2.1. O estruturação da opinião pública sobre as Organizações
2.2. A estratégia de relação com os diferentes tipos de públicos
2.3. As relações com a comunidade e a responsabilidade social das Organizações
2.4. As condutas profissionais e os códigos que regulam a atividade

3. Os campos de intervenção das Relações Públicas
3.1. O perfil e as competências do profissional de Relações Públicas nas Organizações
3.2. A atuação das Relações Públicas na esfera do Governo e da Administração Pública
3.3. O lugar das Relações Públicas nas Organizações sem fins lucrativos
3.4. Os desafios do mundo digital e as Relações Públicas

Bibliografia Obrigatória

Alison Theaker; The^public relations handbook. ISBN: 0-415-31793-2
Anne Gregory; Planning and managing public relations campaigns. ISBN: 0-7494-2991-7
David Phillips; Online public relations. ISBN: 978-0-7494-4968-1
Gisela Gonçalves; Ética das relações públicas. ISBN: 978-972-798-334-6
Gisela Gonçalves; Fronteiras e fundamentos conceptuais das relações públicas. ISBN: 978-989-654-176-7 PDF
Gisela Gonçalves; Introdução à Teoria das relações públicas. ISBN: 978-972-0-45269-6
Mordecai Lee; The^practice of government public relations. ISBN: 978-1-4398-3465-7
Robert L. Heath; The^Sage handbook of public relations. ISBN: 978-1-4129-7780-7
Sam Black; International public relations. ISBN: 0-7494-1756-0

Bibliografia Complementar

Bob Franklin; Key concepts in public relations. ISBN: 978-1-4129-2319-4
Erica Weintraub Austin; Strategic public relations management. ISBN: 0-8058-5380-4
Falkheimer, J. & Heide, M.; Strategic communication: an introduction, Routledge, 2018
Iqbal S. Sachdeva; Public relations. ISBN: 0-19-569918-1
Jordi Xifra; Relaciones públicas y diferenciación social. ISBN: 1692-2522
Keith Butterick; Introducing public relations. ISBN: 978-1-4129-2115-2
Kunsch, M. e Kunsch, W. ; Relações Públicas Comunitárias, Summus, 2007
Motion, J., Heath, R. & Leitch, S. ; Social Media and Public Relations, Routledge, 2016
Ralph Tench; Exploring public relations. ISBN: 0-273-68889-1
Ronald D. Smith; Strategic planning for public relations. ISBN: 978-0-415-50676-2
Ruão, T., & Fernández-Souto, A.B.; Estudos em relações públicas avançadas, Revista Comunicação e Sociedade, CECS, 2020
Seitel, F. P.; Practice of public relations, Macmillan, 2017
Xifra, J.; Manual de RRPP e institucionales, Ed. Tecnos, 2014

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos conceitos e teorias das Relações Públicas. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos teóricos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da apresentaçaõ e análise de estudos de caso nas aulas. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual e de um trabalho/projeto de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 45,00
Participação presencial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Relações Públicas as componentes de avaliação serão as seguintes:

- Assiduidade e participação nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

 
Elaboração de trabalho individual (45%)

- Consiste na análise de um caso de estudo e da respetiva atuação das Relações Públicas, identificando as ações que foram tomadas e propondo atuações alternativas, considerando as diferentes fases que compõem um plano de Relações Públicas. O trabalho terá no máximo 5 páginas (tamanho de letra 11, Trebuchet Ms, espaçamento simples), sem contar com capa, índice e referências bibliográficas.

Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo (40%)

- Consiste no desenvolvimento e apresentação de uma proposta de ação no âmbito da Responsabilidade Social a ser colocada em prática por uma das empresas indicadas pelo docente. Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte os seguintes elementos: Nome da ação; Slogan; Objetivos; Públicos-alvo; Medidas a colocar em prática; Mensagem que se pretende transmitir; Meios de divulgação/comunicação; Recursos necessários; Indicação dos elementos considerados para a avaliação da ação.  

- Os grupos devem ter entre 4 e 5 elementos. A realização dos trabalhos de grupo exige a dedicação de todos os membros do grupo. Poderá haver situações em que os membros de um mesmo grupo, obtenham classificações diferentes, de modo a salvaguardarem-se critérios de equidade.

- A apresentação do trabalho é obrigatória e será antecipadamente calendarizada. Cada grupo dispõe de 15 a 20 minutos para apresentar a proposta de ação.

- O suporte visual utilizado para a apresentação constitui o documento que deve ser entregue ao docente. Não serão aceites trabalhos entregues fora do prazo definido. Os trabalhos deverão respeitar as regras dos trabalhos académicos, particularmente no que toca à referenciação bibliográfica.

- A classificação final será calculada pela média ponderada das componentes realizadas, sendo atribuído o valor 0 à(s) componente(s) em falta. Para obter aprovação na UC, o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores. Caso o estudante não seja aprovado no regime de avaliação distribuída, a avaliação final por exame, correspondente a 100% da avaliação, é composta pela realização de um trabalho individual que compreende aspetos de ambos os trabalhos realizados na avaliação distribuída.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura) *

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Observações

* Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2022-2023. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.


Recomendar Página Voltar ao Topo