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Comunicação Empresarial

Código: LA001     Sigla: CE_LA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 65 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

- Compreender a dimensão estratégica e operacional da Comunicação Empresarial
- Conhecer os paradigmas, teorias e conceitos subjacentes à Comunicação Empresarial
- Reconhecer a tipologia de Organizações e a importância da comunicação em contexto empresarial
- Identificar os diferentes públicos e as especificidades da comunicação com os media
- Entender a importância da comunicação no âmbito da gestão e do marketing
- Refletir sobre as questões éticas associadas à comunicação em contexto empresarial
- Reconhecer o impacto da digitalização na Comunicação Empresarial
- Refletir sobre o impacto das línguas na implementação de estratégias de comunicação nas empresas

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento e aplicação dos conceitos subjacentes à Comunicação Empresarial
- Capacidade de usar as ferramentas de comunicação em função dos perfis dos públicos
- Identificação dos desafios que as empresas enfrentam e do papel estratégico da comunicação
- Capacidade para desenvolver e aplicar técnicas de comunicação institucional e comercial
- Desenvolvimento de competências para trabalhar em equipas e projetos multidisciplinares
- Capacidade para implementar estratégias de comunicação em ambientes multiculturais
- Integração dos licenciados em Línguas Aplicadas na área da comunicação e gestão das organizações

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à dimensão estratégica e operacional da Comunicação Empresarial
1.1. Os paradigmas, os conceitos e os estudos sobre Comunicação Empresarial
1.2. Os processos de comunicação e a evolução da Comunicação Empresarial
1.3. A comunicação above the line e bellow the line
1.4. A comunicação corporativa, interna, externa e mista

2. Da teoria à prática: as estratégias de Comunicação Empresarial
2.1. A importância do diagnóstico no desenvolvimento da estratégia: a análise SWOT and PESTLE
2.2. Os valores, missão e objetivos estratégicos da empresa
2.3. O clima e cultura organizacional, a identidade e a imagem corporativa
2.4. A identificação dos públicos-alvo, stakeholders e shareholders

3. O planeamento estratégico no contexto da Comunicação Empresarial
3.1. Estratégias de Comunicação e Marketing
3.2. O processo e os objetivos do plano de comunicação estratégica
3.3. O Mix de Comunicação
3.4. As diferentes etapas na gestão da coomunicação

4. A relação com os media e a comunicação de risco e de crise
4.1. O ecossistema mediático e a relação com as empresas
4.2. A monitorização dos media e o papel das empresas enquanto produtoras de conteúdos
4.3. Avaliação e atuação da Comunicação Empresarial em situações de risco e crise
4.4. Ética e Responsabilidade Social na Comunicação Empresarial

Bibliografia Obrigatória

DENNING, Stephen; O Poder das Narrativas nas Organizações: O Guia Para Líderes Sobre o Uso da Técnica das Narrativas, Editora Campus, 2006
HEATH, Robert L., O'Hair H. Dan (Edited by); Handbook of Risk and Crisis Communication, Routledge, 2010
HYNES, Geraldine; Managerial Communication Strategies and Applications, McGraw-Hill / Irwin, 2008
NASILEVICH, Yana G.; The Peculiarities of Teaching Foreign Language Business Communication to the University Students of Economics, https://www.idosi.org/aejsr/8(2)13/6.pdf, 2013
NORTHOUSE, Peter G.; Leadership: Theory and Practice, Sage Publications, 2010
NUNES, Cristina Brandão; A Ética Empresarial e os Fundos Socialmente Responsáveis, Vida Económica, 2004
TOMASI, Carolina, MEDEIROS, João Bosco; Comunicação Empresarial, Editora Atlas, 2007
Types of Nonverbal Communication; http://open.lib.umn.edu/businesscommunication/chapter/11-2-types-of-nonverbal-communication/
Paulo Faustino; Ética e Responsabilidade Social dos Media, FormalPress/MediaXXI, 2006
HYNES, Geraldine; Managerial Communication Strategies and Applications, McGraw-Hill / Irwin, 2008
Joann Keyton; Communication and Organizational Culture: A Key to Understanding Work Experiences, Sage, 2011
L. Paulo Rodrigues; Comunicação – Riscos Oportunidades, Formalpress/MediaXXI, 2016

Bibliografia Complementar

Altenburger, R. (Ed.). ; Innovation Management and Corporate Social Responsibility, Springer International Publishing, 2018
Bloch, O.; Corporate Identity and Crisis Response Strategies. Challenges and Opportunities of Communication in Times of Crisis, Springer VS, 2014
Cornelissen, J.; Corporate Communication. A Guide to Theory & Practice, SAGE Publications Ltd., 2014
O’Riordan, L.; Managing Sustainable Stakeholder Relationships. Corporate Approaches to Responsible Management, Springer International Publishing. , 2017
van Riel, C. & Fombrun, C. J; Essentials of Corporate Communication. Implementing practices for effective reputation management., Routledge, 2007

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas apresentadas são as principais para a unidade curricular, cabendo ao professor, em cada momento, indicar as leituras obrigatórias, bem como indicar outros textos que se considerem relevantes para a aprendizagem dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta em sessões de cariz teórico-prático, no qual se pretende a apresentação e discussão dos conceitos e teorias da Comunicação Empresarial. Nesse sentido, a exposição dos conteúdos teóricos será complementada com a leitura, análise e discussão de textos. A componente prática será assegurada através da apresentação e análise de estudos de caso nas aulas. A consolidação dos conhecimentos adquiridos culmina com a realização de um trabalho individual e de um trabalho/projeto de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade, participação e realização de exercícios nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final pode assumir a forma de testes (escritos ou orais), de relatórios, trabalhos, projetos ou trabalhos laboratoriais, individuais ou de grupo, e participação nas aulas, sempre no respeito pela lei e pelos parâmetros considerados adequados à integridade académica. No caso particular da UC de Comunicação Empresarial as componentes de avaliação serão as seguintes:

- Assiduidade, participação e realização de exercícios nas aulas: 15% (3 val.)
- Elaboração de trabalho individual: 45% (9 val.)
- Elaboração e apresentação de trabalho/projeto de grupo: 40% (8 val.)

Assiduidade, participação e realização de exercícios nas aulas (15%):

- Integra a presença nas aulas, bem como a participação e discussão com os colegas e o docente, para além de compreender a realização de exercícios, individuais ou em grupo, na sala de aula.

Trabalho individual (45%):

- Consiste na realização de uma análise SWOT e uma análise PESTLE, enquanto ferramentas de diagnóstico para o desenvolvimento de uma estratégia de Comunicação Empresarial. Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte, para além do preenchimento dos modelos SWOT e PESTLE, e explicação das opções indicadas, os seguintes elementos: Apresentação da empresa; Área de Atuação; Missão; Valores; Públicos-alvo. O trabalho terá no máximo 10 páginas (tamanho de letra 12, Trebuchet Ms, espaçamento simples), sem contar com capa, índice e referências bibliográficas.

Trabalho/projeto de grupo (40%):

- Consiste no desenvolvimento e apresentação de uma proposta de campanha no âmbito da Comunicação Empresarial, a ser colocada em prática por uma das empresas indicadas pelo docente. Da proposta devem fazer obrigatoriamente parte os seguintes elementos: Nome da campanha; Slogan; Objetivos; Públicos-alvo; Ações a desenvolver; Conteúdos a produzir; Canais/meios de comunicação; Ferramentas de avaliação.

- Os grupos devem ter entre 4 e 5 elementos. A realização dos trabalhos de grupo exige a dedicação de todos os membros do grupo. Poderá haver situações em que os membros de um mesmo grupo, obtenham classificações diferentes, de modo a salvaguardarem-se critérios de equidade.

- A apresentação do trabalho é obrigatória e será antecipadamente calendarizada. Cada grupo dispõe de 15 a 20 minutos para apresentar a proposta de ação.

- O suporte visual utilizado para a apresentação constitui o documento que deve ser entregue ao docente. Não serão aceites trabalhos entregues fora do prazo definido. Os trabalhos deverão respeitar as regras dos trabalhos académicos, particularmente no que toca à referenciação bibliográfica.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura) *

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura) *

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

 

 

Observações

 * Todos os alunos, incluindo os trabalhadores-estudantes, os repetentes, os estudantes que pretendem realizar Exame para melhoria de classificação, tendo sido aprovados no ano lectivo anterior, e os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro), devem realizar um trabalho de investigação, no ano lectivo 2022-2023. Em relação ao trabalho, oportunamente, no local próprio (aulas), serão transmitidas mais indicações aos alunos.
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