Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LA021

Literatura Inglesa - Poesia Contemporânea

Código: LA021     Sigla: LIPCNT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 55 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Rui Manuel Gomes Carvalho Homem 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-07.

Campos alterados: Observações, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Poesia Contemporânea de Língua Inglesa:
Poetas e Contextos *
(* Este programa é integralmente leccionado em inglês.
This programme will be integrally taught in English.
Para uma consulta do programa em inglês, "clique" por favor no ícone respectivo no cabeçalho desta página.
To view this programme in English, please click on the icon in the page header)

Este programa propõe aos estudantes alguns exemplos marcantes da produção poética de língua inglesa desde os meados do séc. XX. Incide dominantemente sobre a obra de quatro poetas - Philip Larkin, Ted Hughes, Sylvia Plath e Seamus Heaney - mas reconhecerá também outras vozes influentes na definição de correntes dominantes na poesia contemporânea. Os estudantes serão encorajados a considerar os textos primários do programa nalgumas das feições temáticas e formais que os definem, bem como na sua relação com as tradições que integram e inflectem. O estudo dos poemas será enquadrado quer por uma consideração teórica da lírica, quer pela atenção aos contextos históricos directa e indirectamente relevantes para os conteúdos deste programa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes ter-se-ão familiarizado com a obra de quatro autores de grande influência na determinação da prática e do entendimento da escrita poética na contemporaneidade de expressão inglesa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa


1. Introdução
1.1. A lírica: algumas formas e tradições
1.2. Poesia Contemporânea de Língua Inglesa: breve reflexão histórico-literária.

2. Poesia Contemporânea de Língua Inglesa: algumas vozes determinantes
2.1. Philip Larkin: o poeta e a sua circunstância; o “Movement” - rupturas e continuidades;
2.2. Ted Hughes: da mitologização à poesia ecológica – e o registo autobiográfico;
2.3. Poética, experiência, pathos: "poesia confessional", política de género e a obra e memória de Sylvia Plath; 
2.4. Seamus Heaney: solo, polis e visão; contextos para um poeta irlandês;

3. Legados e continuidades

Bibliografia Obrigatória


HEANEY, Seamus. Opened Ground: Poems 1966-1996. London: Faber, 1998. ISBN: 978-0571194933
HUGHES, Ted. Collected Poems. London: Faber, 2005. ISBN: 978-0571227907
LARKIN, Philip. Collected Poems. London: Faber, 2003. ISBN: 978-0571216543
PLATH, Sylvia. Collected Poems. London: Faber, 1989.

Bibliografia Complementar


BLOOM, Harold (ed.). Sylvia Plath - updated edition. New York: Bloom's Literary Criticism, 2007.
BOOTH, James. Philip Larkin: the Poet's Plight. Palgrave Macmillan, 2005.
BUCKLEY, William K. (ed.): Sylvia Plath. Grey House, 2013
CAMPBELL, Matthew (ed.). The Cambridge Companion to Contemporary Irish Poetry. Cambridge: C.U.P., 2003.
CORCORAN, Neil; English Poetry Since 1940, Longman, 1993
CORCORAN, Neil; Seamus Heaney, Faber, 1986
CORCORAN, Neil; Poets of Modern Ireland: Text, Context, Intertext, Univ of Wales Press, 1999
DAY, Gary (ed.). ; British Poetry 1900-1950: aspects of tradition, St Martin's Press, 1995
DRAPER, R.P; An Introduction to Twentieth Century Poetry in English, Macmillan, 1999
GILL, Jo. The Cambridge Introduction to Sylvia Plath. Cambridge: C.U.P., 2008.
HAMILTON, Ian; The Oxford Companion to Twentieth-Century Poetry in English, O.U.P, 1994
HOLBROOK, David; Sylvia Plath: Poetry and Existence, Bloomsbury, 2013
MORRISON, Blake; The Movement: English Poetry and Fiction of the 1950s, Methuen, 1986
MOULIN, Joanny (ed.). Ted Hughes: Alternative Horizons. London & New York: Routledge, 2004.
O’DONOGHUE, Bernard; The Cambridge Companion to Seamus Heaney, 2009
PERKINS, David; A History of Modern Poetry: Modernism and After, Harvard U.P., 1987
ROSSEN, Janice; Philip Larkin: his life’s work, Harvester Wheatsheaf, 1989
SAGAR, Keith (ed); The Achievement of Ted Hughes, Manchester U.P, 1983
SAGAR, Keith. The Laughter of Foxes: A Study of Ted Hughes, 2nd rev. edition. Liverpool: Liverpool U.P., 2006.
SINFIELD, Alan. ; Literature, Politics and Culture in Postwar Britain, Blackwell, 1989
STEINBERG, Gillian. Philip Larkin and his Audiences, Palbrave Macmillan, 2010
WARD, John Powell; The English Line: from Wordsworth to Larkin, Macmillan, 1991
WHALEN, Terry; Philip Larkin and English Poetry, Macmillan, 1990
WELCH, Robert (ed.); The Oxford Companion to Irish Literature, O.U.P., 1996
WORMALD, Mark et al (eds.). Ted Hughes: Cambridge to Collected. Palgrave Macmillan, 2013.

Bibliografia Obrigatória

HEANEY, Seamus; Opened Ground: Poems 1966-1996, Faber, 1998. ISBN: 978-0571194933
HUGHES, Ted; Collected Poems, Faber, 2005. ISBN: 978-0571227907
LARKIN, Philip; Collected Poems, Faber, 2003. ISBN: 978-0571216543
Sylvia Plath; Collected poems. ISBN: 0-571-11838-0

Bibliografia Complementar

Bentley Paul; The^poetry of Ted Hughes. ISBN: 0-582-22775-5
CORCORAN, Neil; English Poetry Since 1940, Longman, 1993
CORCORAN, Neil; Poets of Modern Ireland: Text, Context, Intertext, Univ of Wales Press, 1999
CORCORAN, Neil; Seamus Heaney, Faber, 1986
DAY, Gary (ed.). ; British Poetry 1900-1950: aspects of tradition, St Martin's Press, 1995
DRAPER, R.P; An Introduction to Twentieth Century Poetry in English, Macmillan, 1999
EVERETT, Barbara; Poets in their Time: Essays on English Poetry from Donne to Larkin., O.U.P, 1992
Feinstein Elaine; Ted Hughes. ISBN: 0-75381-357-2
HAMILTON, Ian; The Oxford Companion to Twentieth-Century Poetry in English, O.U.P, 1994
HEANEY, Seamus; Preoccupations: Selected Prose 1968-1978, Faber, 1980
HEANEY, Seamus; The Government of the Tongue: The 1986 T.S. Eliot Memorial Lectures and Other Critical Writings, Faber, 1988
Homem Rui Carvalho; Poetry and translation in Northern Ireland. ISBN: 978-0-230-22116-1
Leader Zachary 340; The^movement reconsidered. ISBN: 978-0-19-955825-4
McCarthy Conor; Seamus Heaney and medieval poetry. ISBN: 978-1-84384-141-8
MORRISON, Blake; The Movement: English Poetry and Fiction of the 1950s, Methuen, 1986
NICHOLLS, Peter; Modernisms: A Literary Guide, Macmillan, 1995
O’DONOGHUE, Bernard; Seamus Heaney and the Language of Poetry, Harvester Wheatsheaf, 1994
Parker Michael; Seamus Heaney. ISBN: 0333618793
PERKINS, David; A History of Modern Poetry: Modernism and After, Harvard U.P., 1987
ROSSEN, Janice; Philip Larkin: his life’s work, Harvester Wheatsheaf, 1989
SAGAR, Keith (ed); The Achievement of Ted Hughes, Manchester U.P, 1983
SINFIELD, Alan. ; Literature, Politics and Culture in Postwar Britain, Blackwell, 1989
WARD, John Powell; The English Line: from Wordsworth to Larkin, Macmillan, 1991
WELCH, Robert (ed.); The Oxford Companion to Irish Literature, O.U.P., 1996
WHALEN, Terry; Philip Larkin and English Poetry, Macmillan, 1990

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular será organizada com base em aulas teórico-práticas e tutoriais. Espera-se que os estudantes adoptem uma atitude produtiva e empenhada em relação ao estudo, entregando ensaios e fazendo breves apresentações em aula. Outras particularidades do curso serão directamente expostas aos estudantes no início do semestre.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Humanidades > Literatura > Critica literária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 15,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 89,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 31,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de frequentar um mínimo de 75% das aulas - exceto nos casos em que sejam aplicáveis disposições especiais.

Fórmula de cálculo da classificação final

O modelo de avaliação escolhido para esta disciplina assenta em duas componentes:

a) um teste escrito com a duração de 90 minutos sobre a obra dos poetas centralmente estudados no âmbito deste programa; este teste terá lugar no final deste semestre;

b) um ensaio (com a extensão mínima de 2000 e máxima de 3500 palavras, apresentado em páginas A4, em Times New Roman 12, a espaço e meio) sobre um tópico bem definido. Este tópico será escolhido com o acordo e sob a orientação do docente; data-limite para a escolha de tópicos: 10 de novembro de 2023. O ensaio deverá ser tematicamente delimitado, dirigindo-se ao seu objecto sem introduções extensas sobre contextos ou outros enquadramentos. Deverá ser entregue antes do termo das aulas ou, no limite, a 3 de Janeiro de 2024;


Fórmula de avaliação:

(a x 2) + b
3

Provas e trabalhos especiais

not applicable

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não aplicável

Melhoria de classificação

Aplicam-se as disposições constantes das "Normas de Avaliação" aprovadas pelo Conselho Pedagógico da FLUP.
Dentro da avaliação distribuída, os estudantes poderão tentar melhorar a classificação à componente 'ensaio' - alínea b) no esquema apresentado acima.

Observações

As aulas e todas as atividades desta unidade curricular terão lugar em língua inglesa.

Nota sobre integridade académica:

Todos os trabalhos apresentados para avaliação formal devem ser originais e resultar do esforço individual, independente e académico do estudante. Em todos os casos, o material e/ou as ideias de outras fontes (em artigos, ensaios, dissertações, livros e na Internet) devem ser explicitamente reconhecidos. As citações e paráfrases devem ser claramente referenciadas no corpo principal do texto e nas fontes primárias listadas na bibliografia, utilizando o sistema de referenciação estipulado. Não pode ser incorporado no trabalho qualquer outro material não de autoria do estudante para além do indicado na bibliografia, incluindo texto gerado por inteligência artificial ou software de tradução ou melhorado por qualquer tipo de máquina.

Recomendar Página Voltar ao Topo