Literatura Portuguesa e Artes Visuais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Portuguesa |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEI |
34 |
Plano Oficial em vigor |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se considerar diferentes tipos de interacção da literatura portuguesa com as artes visuais, num percurso de trabalho que articula a análise de práticas criativas diferenciadas e a reflexão teórica sobre as relações entre literatura e imagem visual. Pretende-se disponibilizar instrumentos teóricos e críticos adequados ao estudo das relações interartísticas, quer ao nível dos processos de transposição intersemiótica, quer ao nível dos trânsitos interartísticos presentes nas obras de escritores-artistas.
Será privilegiado o contacto com as obras de escritores portugueses para os quais os diálogos interartísticos e/ou o trânsito criativo entre a literatura e as artes visuais constituem uma estratégia de renovação estética e literária.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem tornar-se capazes de aplicar instrumentos teóricos e críticos do domínio dos estudos interartísticos; utilizar instrumentos operatórios que permitam considerar, de um ponto de vista crítico, diversos tipos de diálogo e de hibridismo entre a poesia contemporânea e as artes visuais; equacionar as relações entre palavra e imagem sob uma perspectiva analítica e crítica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
- Por que razão a poesia é cega
- A invenção da colagem: Mário de Sá-Carneiro, Mário Cesariny, Rui Pires Cabral
- Como se vê um quadro: Jorge de Sena, João Miguel Fernandes Jorge, Ana Luísa Amaral
- O narrador na galeria de arte: Alexandre Andrade
- Cinema, cinemas: José Miguel Silva, Gonçalo M. Tavares
- O gesto da escrita: Ana Hatherly
Bibliografia Obrigatória
Alexandre Andrade; Todos Nós Temos Medo do Vermelho, Amarelo e Azul, Relógio d'Água, 2019
Ana Hatherly; O Escritor, Moraes, 1975
Ana Luísa Amaral;
Ágora. ISBN: 978-972-37-2109-6
Gonçalo M. Tavares;
Short movies. ISBN: 978972-21-2459-1
James A. W. Heffernan;
Museum of words. ISBN: 0-226-32314-5
Joana Matos Frias;
Poemas com cinema. ISBN: 978-972-37-1507-1
Joana Matos Frias;
Passagens. ISBN: 978-972-37-1915-4
Jorge de Sena; Poesia II, Moraes Editores, 1978
José Miguel Silva;
Movimentos no escuro. ISBN: 978-972-708-857-7
Liliane Louvel;
The^pictorial third. ISBN: 978-1-138-59901-7
Mário Cesariny; Primavera Autónoma das Estradas, Assírio & Alvim, 1980
Mário de Sá-Carneiro; Poemas Completos, Assírio & Alvim, 2001
Pedro Eiras;
Alumiação. ISBN: 978-1-36-772745-8
Rosa Maria Martelo;
O^cinema da poesia. ISBN: 978-989-8618-19-1
Rui Pires Cabral; Elsewhere / Alhures
Observações Bibliográficas
Uma bibliografia mais extensa será apresentada aos estudantes no decorrer do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos, análise de textos literários e de outras obras artísticas.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Humanidades > Artes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
91,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% dos seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito (30%) + exame final (70%)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.