Teoria do Gosto Literário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Crítica Literária - Português |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Estudar a função da Sensibilidade na percepção estética do texto literário através do conhecimento histórico e sistemático da Teoria do Gosto.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes compreenderão os fundamentos e a funcionalidade dos critérios de apreciação estética na comunicação literária e interartística, dos pontos de vista individual e universal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Princípios gerais da teoria estética
1.1. Entendimento e Sensibilidade
1.2. A Estética como “Poética da percepção”
1.3. A Literatura e o sistema das artes
2. Analítica do gosto
2.1. Fisiologia e psicologia do gosto
2.2. O gosto como metáfora estética
2.3. O “juízo de gosto”: Génese e evolução
2.4. Relatividade do gosto e “padrão do gosto”
2.5. Gosto, “bom gosto” e “mau gosto”
2.6. Gosto individual, sociedade e civilização
2.7. A moda: Imitação e originalidade
3. A apreciação das obras literárias e artísticas
3.1. O sistema das categorias estéticas
3.2. Do monismo clássico ao pluralismo moderno
3.3. Belo, feio, grotesco e sublime
3.4. Trágico, cómico, burlesco e Kitsch
3.5. As categorias estéticas e os estilos históricos
Bibliografia Obrigatória
Baumgarten, A. G.; Esthétique, Paris: L’Herne, 1988
Bayer, Raymond; História da Estética, Lisboa: Estampa, 1995
Brillat-Savarin; Fisiologia do Gosto, Lisboa: Via Occidentalis, 2007
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Burke, Edmund; Uma Investigação Filosófica acerca da Origem das nossas Ideias do Sublime e do Belo, Lisboa: Edições 70, 2013
Carlos, Luís Adriano; "Crítica do Gosto Literário", in Os mais Belos Poemas Portugueses Escolhidos por Vinte e Cinco Poetas, Vol. 1, Porto: Modo de Ler, 2017. ISBN: 978-989-8364-81-4
Carlos, Luís Adriano; “Fisiologia do Gosto Literário”, introd. a José Emílio-Nelson, A Alegria do Mal, Quasi Edições, 2004
Coelho, Jacinto do Prado; “A Educação do Sentimento Poético”, in A Poesia de Teixeira de Pascoaes seguido de A Educação do Sentimento Poético, Porto: Lello, 1999
Dickie, George; Introdução à Estética, Lisboa: Bizâncio, 2008
Dickie, George; The Century of Taste, Nova Iorque: Oxford University Press, 1996
Dorfles, Gillo; As Oscilações do Gosto: A Arte de hoje entre a Tecnocracia e o Consumismo, Lisboa: Livros Horizonte, 1989
Ferry, Luc; Homo Aestheticus: A Invenção do Gosto na Era Democrática, Coimbra: Almedina, 2003
Genette, Gérard; “L’Appréciation Esthétique”, in L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Hartmann, Pierre; Du Sublime (De Boileau à Schiller), Estrasburgo: Presses Universitaires de Strasbourg, 1997
Hume, David; “Do Padrão do Gosto”, in Ensaios Morais, Políticos e Literários, Lisboa: INCM, 2002
Kant, Immanuel; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: INCM, 1998
Lopes, Óscar; “A Educação do Gosto Literário”, in Uma Arte de Música e Outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986
Michaud, Yves; Critères Esthétiques et Jugement de Goût, Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 1999
Michel, Alain; La Parole et la Beauté: Rhétorique et Esthétique dans la Tradition Occidentale, Paris: Albin Michel, 1994
Schiller, Friedrich; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa: INCM, 1994
Schiller, Friedrich; Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, Lisboa: INCM, 1997
Souriau, Étienne; Les Catégories Esthétiques, Paris: Centre de Docummentation Universitaire, 1966
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário. | Aulas teórico-práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas. | Sessões restritas de orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades > Artes
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades > Literatura
Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Filosofia > Semiótica
Humanidades
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final - 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.