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Literatura Latina - Teatro e Prosa Literária

Código: LLC166     Sigla: LLTPL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 0 Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Francisco Ramos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Manuel Francisco Ramos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Compreender o contexto político-cultural dos séculos I e II d.C.; situar Séneca, Petrónio e Apuleio na história da literatura greco-latina; conhecer o "corpus" genético do teatro de Séneca e da narrativa de ficção; aplicar conhecimentos poético-retóricos à análise e interpretação de textos clássicos. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ter o domínio da estética das obras de teatro e de ficção estudadas, contexto político e cultural em que foram redigidas, seus antecedentes gregos e características romanas. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O “corpus” das tragédias de Séneca. 
1.1. Argumento mitológico grego e ciclos heroicos. 
1.2. Um novo tipo de drama antigo.
2. Séneca: Medeia e Tiestes.
3. Questões de género: o ‘romance antigo’.
3.1. Tipologias do romance grego. 
4. Petrónio, Satyricon.
5. Apuleio, Metamorfoses.

Bibliografia Obrigatória

PETRÓNIO; Satyricon, introd., trad. e notas de Delfim Leão, Cotovia, 2005
APULEIO; O burro de ouro, introd., trad. e notas de Delfim Leão, Cotovia, 2007
Luciano; Eu, Lúcio, memórias de um burro, Editorial Inquérito, 1992
Séneca ; Medeia , Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2011
SÉNECA ; Tiestes. Trad., introd. e notas de J. A. Segurado e Campos, Lisboa: Editorial Verbo, 1996
SÉNECA ; Tragédias I e II. Introducciones, traducción y notas de Jesús Luque Moreno, Madrid: Editorial Gredos, 2008
GAGLIARDI, D.; Petronio e il romanzo moderno, La Nuova Italia, 1993
Tim Whitmarsh (ed.); The Cambridge companion to the Greek and Roman novel, Cambridge University Press, 2008
CITRONI, M. et alii; Literatura da Roma Antiga, Gulbenkian, 2006
GARCÍA GUAL, C.; Los Orígenes de la Novela, Ediciones Istmo, 1988
FERREIRA, Paulo Sérgio; Os elementos paródicos no Satyricon de Petrónio e o seu significado, Colibri, 2000
COURTNEY, E.; «Parody and Literary Allusion in Menippean Satire», Philologus 106, (1962), pp. 86-100
CALLEBAT, L.; «Le Satyricon de Pétrone et l’Âne d’Or d’Apulée sont-ils des Romans?», Euphrosyne 20, (1992) 149-164
HÄGG, T.; The Novel in Antiquity, Berkeley, University of California Press, 1983
HOLZBERG, N.; The Ancient Novel: An Introduction, London, Routledge, 1995
CONTE, Gian Biagio; The Hidden Author: An Interpretation of Petronius’s Satyricon, Berkeley, University of California Press, 1996
ANDERSON, Graham; Ancient Fiction. The Novel in the Graeco-Roman World, Croom Helm, 1984

Bibliografia Complementar

CÁRITON; Quéreas e Calírroe, introd., trad. e notas de Maria de Fátima de Sousa e Silva, Lisboa, Cosmos, 1996
XENOFONTE DE ÉFESO; As Efesíacas, introd., trad. e notas de Vítor Ruas, Lisboa, Cosmos, 2000
BOWERSOCK, G.; Fiction as History: Nero to Julian, Berkeley, University of California Press, 1994
ERNOUT, A.; Pétrone. Le Satiricon, Paris, Les Belles Lettres, 1982 (8ª ed.)
ROBERTSON, D. S.; Apulée. Les métamorphoses, Paris, Les Belles Lettres, 2002 (7ª ed.)
MARMORALE, E.; Petronii Arbitri Cena Trimalchionis, Firenze, La Nuova Italia, 1970 (5º ed.)
GARRIDO GALLARDO, M. A.; Teoría de los Géneros Literarios, Madrid, Arco, 1998
AQUILES TÁCIO; Os Amores de Leucipe e Clitofonte, introd., trad. e notas de Abel Pena, Lisboa, Cosmos, 2005
WALSH, P. G.; Apuleius. The Golden Ass, Oxford, Oxford University Press, 1994
ALBRECHT, Michael von; Historia de la Literatura Romana, 2 vols., Barcelona, Herder, 1999
CONTE, G. B.; Letteratura latina: manuale storico dalle origini alla fine dell'impero romano, Firenze, Le Monnier, 1993
HOFMANN, H. (ed.); Latin Fiction. The Latin Novel in Context, London, Routledge, 1999
LAUSBERG, H., ; Manual de retórica literária, 3 vols., Madrid, Gredos, 1980
FANTHAM, E.; Roman Literary Culture From Cicero to Apuleius, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1996
GAILLARD, J.; Introdução à Literatura Latina. Das origens a Apuleio, Lisboa, Inquérito, 1994
GRIMAL, P.; Les tragédies de Sénèque et le théâtre de la Renaissance, Paris, 1964
HERRMANN, L. ; La Théâtre de Sénèque, Paris, 1924
LANA, I.; Lucio Anneo Seneca, Turim, 1955
PARATORE, Ettore; Storia del teatro latino, Venosa, Osanna Edizioni, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas práticas e sessões tutoriais.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literatura latina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 33,00
Trabalho escrito 34,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 33,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Qualidade da participação nas aulas - 33%;
- Qualidade da apresentação em aula de pequenos trabalhos orais pré-definidos - 33%;
- Qualidade de um trabalho escrito - 34%.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que não puderem comparecer nas aulas deverão falar com o professor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

1) De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

2) A melhoria da componente de avaliação distribuída será feita através de um tabalho escrito.

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