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Escritoras Hispano-Americanas

Código: LLC154     Sigla: EHA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 33 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 2 - 6 41 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

O principal objetivo desta unidade curricular é promover uma aproximação à literatura hispano-americana escrita por mulheres, através de um percurso panorâmico que começa no século XVII, com as aportações de escritoras fundacionais, como Sor Juana Inés de la Cruz, e conclui no século XXI, com escritoras que ainda estão no ativo, como Ida Vitale ou Cristina Peri Rossi.

Apesar das evidentes dificuldades de restringir um campo de estudo tão amplo, a pertinência desta unidade curricular justifica-se pela necessidade de visibilizar a produção e reconhecer a trajectória profissional de uma série de escritoras e poetas que, por motivos diversos, tendem a ser excluídas do cânone literário internacional, o que as torna praticamente desconhecidas na Europa. Estas escritoras e poetas, que procedem de toda a geografia americana de língua espanhola, são, no entanto, figuras reconhecidas nos seus próprios países de origem e, de acordo com a crítica, algumas delas podem ser consideradas as protagonistas do novo boom latino-americano, que transvasa fronteiras e até continentes.

A conjunção destes factores, junto com a notável qualidade da produção destas autoras e a sua paulatina mas imparável repercussão internacional, evidencia a necessidade de uma aproximação ao estudo da sua obra em cursos universitários como a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, cujo escopo é constituído pelas literaturas e as culturas do mundo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

 - Reconhecer e compreender as principais manifestações literárias e culturais da história da literatura hispano-americana através das suas escritoras.

 - Descobrir e relacionar as características e particularidades da cultura dos países de língua espanhola na América (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.

- Refletir criticamente sobre as estratégias e mecanismos de invisibilização e silenciamento da produção literária feminina ao longo dos séculos.

 - Ler e analisar de forma crítica textos representativos da literatura hispano-americana para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.

 - Valorizar a contribuição da literatura feminina hispano-americana para a cultura em Língua Espanhola.

 - Demonstrar o conhecimento adquirido sobre o desenvolvimento e a evolução da história da literatura hispano-americana escrita por mulheres.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Bloco temático I: A construção de uma identidade

- A «Décima Musa» da literatura barroca no Vice-Reino da Nova Espanha: Sor Juana Inés de la Cruz.

- Escritoras românticas peregrinas entre dois continentes: Gertrudis Gómez de Avellaneda.

- Reflexões sobre a educação feminina no século XIX.

Bloco temático II: Todas íbamos a ser reinas

- Delmira Agustini: aquela agónica poesia do corpo

- María Eugenia Vaz Ferreira: «No soy la que procuras»

- Alfonsina Storni: o feminismo transformado em verso

- Gabriela Mistral: prosaísmo, austeridade e força expressiva 

- Alejandra Pizarnik: a calcinação da realidade e o desejo

 

Bloco temático III: Ellas toman la palabra

- Escritoras hispano-americanas do século XX perante o conto: desde María Luisa Bombal até Cristina Peri Rossi.

Bibliografia Obrigatória

Delmira Agustini; Poesía completa (1902-1924). ISBN: 978-84-9895-358-9
Anderson Imbert, E. ; Teoría y técnica del cuento, Ariel, 1992
Burgos F. (Ed.); El cuento hispanoamericano, Castalia, 1997
Cabello de Carbonera; Ensayos selectos (1874-1877). Escritoras Latinoamericanas del diecinueve., Edição digital disponível em https://bit.ly/3f7dYLg , 2015
Castro-Klarén, S. (Ed.); Narrativa femenina en América Latina. Prácticas y Perspectivas Teóricas., Iberoamericana, 2003
Courtoisie, R.; La poesía del siglo XX en Uruguay. Antología esencial. , Visor Libros, 2011
Cruz, J. I. de la; Respuesta de la poetisa a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz. Antología del Ensayo. , Edição digital disponível em https://bit.ly/37cSQRf , 1691
Cruz, J. I. de la; Poesía lírica. J. C. González Boixo (Ed.)., Cátedra, 2003
Ferrari, M. ; La poesía del siglo XX en Argentina. Antología esencial. , Visor Libros, 2010
García Faet, B. (Ed.).; Antología poética de Alfonsina Storni. , Austral, 2020
Gorriti, J. M. ; El pozo de Yocci y otros relatos. L. Fleming (Ed.)., Cátedra, 2010
Guardia, S. B. (Ed.).; Mujeres que escriben en América Latina., CEMHAL, 2007
Montes Brunet, H. (Ed.).; Antología poética de Gabriela Mistral. , Castalia, 1996
Oviedo, J. M. ; Antología crítica del cuento hispanoamericano del siglo XX (1920-1980). , Alianza, 1992
Pacheco, C. & Barrera Linares, L. (Comps.).; Del cuento y sus alrededores. Aproximaciones a una teoría del cuento. , Monte Ávila, 1993
Paz, O. ; Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe. , Seix Barral, 1982
Pupo Walker, E. (Coord.). ; El cuento hispanoamericano. , Castalia, 1995
Ramírez Santacruz, F.; Sor Juana Inés de la Cruz. La resistencia del deseo., Cátedra, 2019
Regazzoni, S. (Ed.). ; Antología de escritoras hispanoamericanas del siglo XIX., Cátedra, 2012
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; Casa en que nunca he sido extraña. Las poetas hispanoamericanas: identidades, feminismos, poéticas (siglos XIX-XXI). , Peter Lang Publishing, 2017
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; «Todas íbamos a ser reinas». Poetas hispanoamericanas del siglo XX. Ínsula-Revista de Letras y Ciencias Humanas, 853-854. , Espasa, 2018
Vilariño, I. ; Poesía completa. , Cal y Canto, 2000
Vitale, I. ; «Todo de pronto es nada». Antología poética. M. J. Bruña (Ed.). , Ediciones Universidad de Salamanca, 2015
Gómez de Avellaneda, G.; La hija de las flores o Todos están locos. , Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999
Juana Inés de la Cruz; Los empenos de una casa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular a interrelação da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem visa facilitar uma primeira aproximação eficaz às principais manifestações culturais da história da literatura hispano-americana através dos textos das suas escritoras.

Nas aulas, os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar textos e discursos literários de forma adequada, usando as técnicas e métodos de análise literária propostos pelos docentes; prevê-se, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e de reflexão oral e escrita, bem como a ativação de estratégias de resolução de problemas e troca construtiva e respeitosa de ideias.

No intuito de fomentar a aprendizagem, para além de textos escritos, será utilizado nas aulas material complementar extraído de arquivos de referência: documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas realizadas a autoras, especialistas, etc. Estes recursos ajudarão os discentes a refletir sobre os textos literários no seu conjunto e a compreender melhor a sociedade e o ambiente cultural em que os mesmos foram criados, uma vez que ouvirão pela voz das próprias autoras e de críticos conceituados a explicação das caraterísticas das obras, da intencionalidade com que foram escritas e do contexto social em que emergeram.






 

 

 

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto no caso dos trabalhadores-estudantes e outros casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por quatro componentes:

- Teste escrito 1 (6,5/20)

- Teste escrito 2 (6,5/20)

- Teste escrito 3 (7/20)

A equipe docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma ativa, frequente e espontânea nas aulas.

Os estudantes que reprovem à UC, poderão fazer uma prova escrita de recuperação em janeiro.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.

Os trabalhadores-estudantes poderão optar nesta unidad curricular por fazer avaliação distribuída ou pela realização de uma única prova escrita global em janeiro.

Melhoria de classificação

Nesta unidade curricular não está prevista a possibilidade de melhoria de classificação em nenhum dos componentes, atendendo ao caráter continuo do tipo de avaliação proposto.

Observações

Será fornecida no início do semestre informação adicional sobre a UC e o seu funcionamento no Moodle.
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