Escritoras Hispano-Americanas
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Literatura |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e Espanhol
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é promover uma aproximação à literatura hispano-americana escrita por mulheres, através de um percurso panorâmico que começa no século XVII, com as aportações de escritoras fundacionais, como Sor Juana Inés de la Cruz, e conclui no século XXI, com escritoras que ainda estão no ativo, como Ida Vitale ou Cristina Peri Rossi.
Apesar das evidentes dificuldades de restringir um campo de estudo tão amplo, a pertinência desta unidade curricular justifica-se pela necessidade de visibilizar a produção e reconhecer a trajectória profissional de uma série de escritoras e poetas que, por motivos diversos, tendem a ser excluídas do cânone literário internacional, o que as torna praticamente desconhecidas na Europa. Estas escritoras e poetas, que procedem de toda a geografia americana de língua espanhola, são, no entanto, figuras reconhecidas nos seus próprios países de origem e, de acordo com a crítica, algumas delas podem ser consideradas as protagonistas do novo
boom latino-americano, que transvasa fronteiras e até continentes.
A conjunção destes factores, junto com a notável qualidade da produção destas autoras e a sua paulatina mas imparável repercussão internacional, evidencia a necessidade de uma aproximação ao estudo da sua obra em cursos universitários como a
Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, cujo escopo é constituído pelas literaturas e as culturas do mundo.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer e compreender as principais manifestações literárias e culturais da história da literatura hispano-americana através das suas escritoras.
- Descobrir e relacionar as características e particularidades da cultura dos países de língua espanhola na América (históricas, intelectuais, artísticas) através dos seus textos literários.
- Refletir criticamente sobre as estratégias e mecanismos de invisibilização e silenciamento da produção literária feminina ao longo dos séculos.
- Ler e analisar de forma crítica textos representativos da literatura hispano-americana para identificar as suas caraterísticas temáticas, formais e estilísticas.
- Valorizar a contribuição da literatura feminina hispano-americana para a cultura em Língua Espanhola.
- Demonstrar o conhecimento adquirido sobre o desenvolvimento e a evolução da história da literatura hispano-americana escrita por mulheres.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
Bloco temático I: A construção de uma identidade
- A «Décima Musa» da literatura barroca no Vice-Reino da Nova Espanha: Sor Juana Inés de la Cruz.
- Escritoras românticas peregrinas entre dois continentes: Gertrudis Gómez de Avellaneda.
- Reflexões sobre a educação feminina no século XIX.
Bloco temático II: Todas íbamos a ser reinas
- Delmira Agustini: aquela agónica poesia do corpo
- María Eugenia Vaz Ferreira: «No soy la que procuras»
- Alfonsina Storni: o feminismo transformado em verso
- Gabriela Mistral: prosaísmo, austeridade e força expressiva
- Alejandra Pizarnik: a calcinação da realidade e o desejo
Bloco temático III: Ellas toman la palabra
- Escritoras hispano-americanas do século XX perante o conto: desde María Luisa Bombal até Cristina Peri Rossi.
Bibliografia Obrigatória
Delmira Agustini;
Poesía completa (1902-1924). ISBN: 978-84-9895-358-9
Anderson Imbert, E. ; Teoría y técnica del cuento, Ariel, 1992
Burgos F. (Ed.); El cuento hispanoamericano, Castalia, 1997
Cabello de Carbonera; Ensayos selectos (1874-1877). Escritoras Latinoamericanas del diecinueve., Edição digital disponível em https://bit.ly/3f7dYLg , 2015
Castro-Klarén, S. (Ed.); Narrativa femenina en América Latina. Prácticas y Perspectivas Teóricas., Iberoamericana, 2003
Courtoisie, R.; La poesía del siglo XX en Uruguay. Antología esencial. , Visor Libros, 2011
Cruz, J. I. de la; Respuesta de la poetisa a la muy ilustre Sor Filotea de la Cruz. Antología del Ensayo. , Edição digital disponível em https://bit.ly/37cSQRf , 1691
Cruz, J. I. de la; Poesía lírica. J. C. González Boixo (Ed.)., Cátedra, 2003
Ferrari, M. ; La poesía del siglo XX en Argentina. Antología esencial. , Visor Libros, 2010
García Faet, B. (Ed.).; Antología poética de Alfonsina Storni. , Austral, 2020
Gorriti, J. M. ; El pozo de Yocci y otros relatos. L. Fleming (Ed.)., Cátedra, 2010
Guardia, S. B. (Ed.).; Mujeres que escriben en América Latina., CEMHAL, 2007
Montes Brunet, H. (Ed.).; Antología poética de Gabriela Mistral. , Castalia, 1996
Oviedo, J. M. ; Antología crítica del cuento hispanoamericano del siglo XX (1920-1980). , Alianza, 1992
Pacheco, C. & Barrera Linares, L. (Comps.).; Del cuento y sus alrededores. Aproximaciones a una teoría del cuento. , Monte Ávila, 1993
Paz, O. ; Sor Juana Inés de la Cruz o las trampas de la fe. , Seix Barral, 1982
Pupo Walker, E. (Coord.). ; El cuento hispanoamericano. , Castalia, 1995
Ramírez Santacruz, F.; Sor Juana Inés de la Cruz. La resistencia del deseo., Cátedra, 2019
Regazzoni, S. (Ed.). ; Antología de escritoras hispanoamericanas del siglo XIX., Cátedra, 2012
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; Casa en que nunca he sido extraña. Las poetas hispanoamericanas: identidades, feminismos, poéticas (siglos XIX-XXI). , Peter Lang Publishing, 2017
Rodríguez Gutiérrez, M. (Ed.). ; «Todas íbamos a ser reinas». Poetas hispanoamericanas del siglo XX. Ínsula-Revista de Letras y Ciencias Humanas, 853-854. , Espasa, 2018
Vilariño, I. ; Poesía completa. , Cal y Canto, 2000
Vitale, I. ; «Todo de pronto es nada». Antología poética. M. J. Bruña (Ed.). , Ediciones Universidad de Salamanca, 2015
Gómez de Avellaneda, G.; La hija de las flores o Todos están locos. , Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999
Juana Inés de la Cruz;
Los empenos de una casa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta unidade curricular a interrelação da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem visa facilitar uma primeira aproximação eficaz às principais manifestações culturais da história da literatura hispano-americana através dos textos das suas escritoras.
Nas aulas, os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar textos e discursos literários de forma adequada, usando as técnicas e métodos de análise literária propostos pelos docentes; prevê-se, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e de reflexão oral e escrita, bem como a ativação de estratégias de resolução de problemas e troca construtiva e respeitosa de ideias.
No intuito de fomentar a aprendizagem, para além de textos escritos, será utilizado nas aulas material complementar extraído de arquivos de referência: documentos audiovisuais, reportagens e entrevistas televisivas realizadas a autoras, especialistas, etc. Estes recursos ajudarão os discentes a refletir sobre os textos literários no seu conjunto e a compreender melhor a sociedade e o ambiente cultural em que os mesmos foram criados, uma vez que ouvirão pela voz das próprias autoras e de críticos conceituados a explicação das caraterísticas das obras, da intencionalidade com que foram escritas e do contexto social em que emergeram.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto no caso dos trabalhadores-estudantes e outros casos previstos na lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final e constituída por quatro componentes:
- Teste escrito 1 (6,5/20)
- Teste escrito 2 (6,5/20)
- Teste escrito 3 (7/20)
A equipe docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma ativa, frequente e espontânea nas aulas.
Os estudantes que reprovem à UC, poderão fazer uma prova escrita de recuperação em janeiro.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos
supra.
Os trabalhadores-estudantes poderão optar nesta unidad curricular por fazer avaliação distribuída ou pela realização de uma única prova escrita global em janeiro.
Melhoria de classificação
Nesta unidade curricular não está prevista a possibilidade de melhoria de classificação em nenhum dos componentes, atendendo ao caráter continuo do tipo de avaliação proposto.
Observações
Será fornecida no início do semestre informação adicional sobre a UC e o seu funcionamento no Moodle.