Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC153

Cultura Hispano-Americana

Código: LLC153     Sigla: CHA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 10 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mirta dos Santos Fernández Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mirta dos Santos Fernández 3,00

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

-Promover uma aproximação geral ao contexto geográfico hispano-americano que propicie a reflexão crítica sobre a dimensão atual das variedades da língua espanhola e das suas culturas no mundo.

- Examinar as diferenças e as semelhanças que existem entre as diversas culturas hispânicas com o intuito de compreender melhor a origem comum das suas tradições, estabelecendo pontos de convergência em ambos os lados do Atlântico.

-  Refletir sobre o tratamento e a relevância da variação linguística e cultural nas sociedades hispânicas.

- Avaliar o impacto da riqueza linguística e cultural da língua espanhola num mundo globalizado no qual o espanhol é a segunda língua de comunicação internacional.

Resultados de aprendizagem e competências

Tratando-se de uma unidade curricular de introdução à realidade cultural hispano-americana, é esperado que os estudantes atingam os seguintes resultados de aprendizagem, aptidões e competências:

- Reconhecer as diferentes civilizações do mundo pré-colombiano a partir da sua idiossincrasia cultural.

- Reconhecer os principais protagonistas e acontecimentos da história de Hispano-América, refletindo criticamente sobre os mesmos.

- Determinar o papel da cultura e do pensamento europeu e norte-americano na construção da identidade hispano-americana.

- Assimilar a especificidade da mentalidade e da cultura hispano-americanas através do comentário de textos literários, visuais, plásticos, audiovisuais e ensaísticos.

- Reconhecer a diversidade das manifestações culturais de Hispano-América desde uma perspetiva holística e integradora, mas também intercultural.

- Contrastar criticamente culturas e línguas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como a unidade curricular será lecionada em espanhol, é recomendável que os alunos possuam algumas noções básicas do idioma.

Programa








I. Breve história de Hispano-América


- Aproximação às culturas pré-colombianas de América: maias, astecas e incas.


- A chegada de Cristóvão Colombo a América: o processo de aculturação


- A América colonial: política, sociedad, economia e cultura


- A emancipação das colónias americanas: causas, consequências e grandes protagonistas


- O século XX em Hispano-América: revoluções, ditaduras e transições democráticas


II. Manifestações culturais de Hispano-América


- A influência do pensamento europeu no sub-continente e a procura e construção da identidade hispano-americana


- A língua espanhola e as línguas ameríndias: contacto e transvasamento


- O espanhol da América hoje


-  Festas, costumes, gastronomia e sítios de interesse turístico


- Cinema hispano-americano contemporâneo


- Grandes nomes das artes hispânicas: pintura, arquitetura, escultura, música e literatura


Bibliografia Obrigatória

Albert, M.A; Ardanaz, F.; Hispanoamérica ayer y hoy, Sgel, 2003. ISBN: 978-84-7143-831-3
Calvo Pérez, J.; Teoría y práctica del contacto: el español de América en el candelero, Iberoamericana Vervuert, 2014. ISBN: 84-95107-91-0
Chamorro, C; Martínez, M.; Murillo, N.; Sáenz, A.; Todas las voces A1-A2, Difusión, 2010. ISBN: 978-84-8443-754-3
Chamorro, C; Martínez, M.; Murillo, N.; Sáenz, A.; Todas las voces B1, Difusión, 2012. ISBN: 978-84-8443-722-2
Eduardo Galeano; Las venas abiertas de América Latina. ISBN: 84-323-0385-2
Lara Martínez, L.; Lara Martínez, M.; Civilización y cultura en el mundo hispánico, Ediciones CEF, 2013. ISBN: 978-84-454-2288-5
Lipski. J. M.; El español de América, Cátedra, 2005. ISBN: 978-84-3761-423-6
Merrell, F.; Depaoli, M. T.; Las culturas y civilizaciones latinoamericanas, Blue Ridge Summit: UPA, 2016
Millares, S.; Ronda a las letras de Hispanoamérica, Edinumen, 2000
Quesada Marco, S.; Imágenes de América Latina, Edelsa, 2001. ISBN: 978-84-7711-586-1
Quesada Marco, S.; Historia del arte de España e Hispanoamérica, Edelsa, 2005. ISBN: 978-84-7711-598-2
Quintana, M.; Historia de América Latina, Edinumen, 2007. ISBN: 978-84-8975-608-3
Vázquez, G.; Martínez, N.; Historia de América Latina, Sgel, 2004. ISBN: 978-84-7143-643-6
VV.AA.; Cultura en el mundo hispanohablante A2-B1, En Clave de ELE, 2018. ISBN: 978-84-15299-33-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas de 1,5 horas de duração. Em todas as sessões, os temas teóricos vão alternando com as propostas de resolução prática, para uma melhor assimilação dos conteúdos e para tornar as aulas mais dinâmicas. Para a transmissão dos conteúdos programáticos, a docente utilizará recursos variados, tais como apresentações de PWP e de Prezi; documentos autênticos (fragmentos textuais e audiovisuais para comentar); e exercícios de elaboração própria.

O seguimento das aulas nesta UC pode ainda ser feito de forma semi-virtualizada, uma vez que serão disponibilizados através do Sigarra apontamentos teóricos e exercícios.

A avaliação da unidade curricular é distribuída e constituída pelas seguintes componentes:

- Exame final: 75%

- Trabalho obrigatório (apresentação oral): 25%

Os temas para o trabalho serão propostos pela docente e incidirão em conteúdos complementares aos lecionados nas aulas com o intuito de enriquecer o conhecimento dos discentes. Os trabalhos serão ainda apresentados em sala de aula.

Software

https://ave.icervantes.org/
https://cvc.cervantes.es/lengua/voces_hispanicas/

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A nota máxima que os estudantes poderão obter no exame escrito é de 15 valores, uma vez que a realização e apresentação oral do trabalho (de grupo) permite obter até 5 valores. Para poder somar ambas as classificações (trabalho e exame), os alunos deverão obter uma nota mínima no exame de 7/15 valores. 
Os temas dos trabalhos ser-lhes-aõ indicados aos discentes no início do semestre e as apresentações serão feitas nas aulas nas últimas semanas do quadrimestre.
O trabalho é obrigatório, pelo que não serão admitidos a exame os estudantes que não tenham o tenham realizado e apresentado nos moldes previstos.
Quer o exame, quer o trabalho obrigatório poder-se-ão redigir em espanhol ou em português.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação oral de grupo - 25%
Exame final - 75%

A docente prevê ainda a atribuição de 1 ponto adicional na classificação final da unidade curricular para aqueles estudantes que participem de forma frequente e espontânea nas aulas.

Aos discentes que obtiverem no exame escrito uma classificação mínima de 7 pontos, ser-lhes-á somada a nota do trabalho obrigatório e, eventualmente, o ponto adicional pela participação nas aulas. O resultado da soma das três componentes constituirá a classificação final da unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Só será possível a melhoria de classificação no componente de avaliação «Exame».

Observações

Todas as características e informações detalhadas sobre a unidade curricular e a sua avaliação serão entregues aos estudantes nos primeiros dias de aulas e estarão disponíveis na página de "Documentos" da UC, na plataforma Sigarra.

O exame final da unidade curricular, em todas as convocatórias, terá a seguinte estrutura:

- 30 perguntas de escolha múltipla (12 valores)
- 1 pergunta de desenvolvimento (3 valores)

Na correção da parte de escolha múltipla do exame final será aplicada a seguinte fórmula:

{[aciertos- (errores/5)] x 12}/ 30

Recomendar Página Voltar ao Topo