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Cultura Inglesa - a Formação de Inglaterra Moderna

Código: LLC022     Sigla: CIFIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 23 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 2 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Miguel Pereira Bastos da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Jorge Miguel Pereira Bastos da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos a um nível de relativo aprofundamento no âmbito da História das Ilhas Britânicas – considerando diversos aspectos da sociedade e da mentalidade – dos séculos XVII e XVIII.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de reconhecer dados fundamentais da História cultural e sociopolítica das Ilhas Britânicas dos séculos XVII e XVIII, e deverão ter desenvolvido capacidades de análise cultural e literária.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Título do programa: MODERNIDADE, LIBERDADE E IDENTIDADE NA CULTURA BRITÂNICA DOS SÉCULOS XVII E XVIII

 

Subordinando-se ao tema acima enunciado, o programa da unidade curricular considera aspectos centrais da História política, social e intelectual dos séculos XVII e XVIII nas Ilhas Britânicas, incidindo especialmente no período situado entre a Revolução Gloriosa de 1688-89 e as primeiras décadas de Setecentos. Entre os aspectos a abordar encontram-se os seguintes:

- o significado da Revolução Gloriosa e do Bill of Rights de 1689 no quadro da constituição ou consolidação de um regime político de carácter liberal;

- o desenvolvimento de uma sociedade de consumo, imperialista e partidarizada; a ética do capitalismo e do individualismo;

- o Iluminismo, o Classicismo e a querela de Antigos e Modernos;

- questões de identidade – nacional, de classe, de género;

- o lugar das artes e a problemática do gosto.

 

O programa estrutura-se nos seguintes pontos:

  1. A Revolução Gloriosa de 1688-89 – ideias e contexto

Documentos a analisar: John Locke, Two Treatises of Government e Epistola de Tolerantia (excertos); Bill of Rights.

  1. A formação de uma esfera pública e de um sentido de identidade(s) no Período Augustano; a nova sociabilidade e a mercantilização da cultura

Documentos a analisar: The Tatler, The Spectator e outros periódicos setecentistas (artigos seleccionados).

  1. Protestantismo, individualismo e imperialismo

Documento a analisar: Daniel Defoe, Robinson Crusoe.

Bibliografia Obrigatória

Joseph Addison; The^spectator. ISBN: 0-460-00164-7
Donald Frederic Bond; The^Tatler. ISBN: 978-0-19-969012-1
Daniel Defoe; The^life and strange surprizing adventures of Robinson Crusoe
John Locke; Two treatises of government. ISBN: 0-521-35730-6
Locke, John; A Letter Concerning Toleration & Other Writings, Liberty Fund, 2010

Bibliografia Complementar

Erin Mackie; Market à la mode. ISBN: 978-0-8018-7253-2
Erin Mackie; The^commerce of everyday life. ISBN: 0-312-11597-0
Donald J. Newman; The^spectator. ISBN: 978-0-87413-910-5
T. C. W. Blanning; The^culture of power and the power of culture. ISBN: 978-0-19-926561-9
John Brewer; The^pleasures of the imagination. ISBN: 0-00-255920-X
Robert Bucholz; Early modern England. ISBN: 0-631-21393-7
Colley, Linda; Britons: Forging the Nation, 1707-1837, Vintage, 1992
Barry Coward; The^Stuart age. ISBN: 978-0-582-77251-9
Hoppit, Julian; A Land of Liberty? England 1689-1727, Clarendon Press, 2000
Newton Key; Sources and debates in english history. ISBN: 0-631-21391-0
Roy Porter; English society in the eighteenth century. ISBN: 0-14-013819-6
Roy Porter; Enlightenment. ISBN: 0-14-025028-X
Black, Jeremy; Culture in Eighteenth-Century England: A Subject for Taste, Hambledon and London, 2005
Robertson, Ritchie; The Enlightenment: The Pursuit of Happiness, 1680-1790, Allen Lane, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão dos conteúdos histórico-culturais relevantes.

Análise e comentário crítico dos textos indicados no programa.

Orientação de trabalhos escritos.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Humanidades > Filosofia
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História social

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 75 % de presenças nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras da Faculdade.
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