Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC079

Comunicação Multimédia e Design

Código: CC079     Sigla: CMD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 22 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Emília Maria Moreira Carneiro Dias Costa 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender o papel do design de comunicação multimédia na representação da informação e a sua importância para a comprensão da mesma. Aplicar os conceitos estruturais do Design de Comunicação Visual ao contexto da comunicação multimédia. Explorar as áreas de estudo da comunicação visual no contexto da comunicação multimédia. Reflectir a relação entre as características do meio (hipermédia) e a linguagem visual. Entender o papel do Design de Comunicação na exploração de géneros narrativos e a sua aplicação aos vários produtos multimédia. Reflectir e analisar, segundo uma perspectiva crítica, sobre as principais funções do design de comunicação multimédia, na sua componente informativa, didáctica, comunicacional e artística. Desenvolver a prática projectual, associando conhecimentos de carácter tecnológico a conceitos do domínio do design, de uma forma criativa e teoricamente sustentada.

Resultados de aprendizagem e competências

Aplicação da linguagem do design de comunicação visual à concepção e à realização de interfaces eficazes do ponto de vista da comunicação multimédia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Domínio do software de edição/criação de imagem vetorial e matricial e ferramentas de prototipagem de interfaces.

Frequência de unidades curriculares com competências na área do design de comunicação visual

Programa

- Introdução ao Design de Comunicação Multimédia . Delimitação do conceito. A relação entre o design, a tecnologia e a cultura. - Os elementos morfológicos do design e a sua exploração no novo meio dinâmico: a configuração; a cor; elementos escalares do design.  Os códigos visuais. Estudo dos códigos visuais no contexto do multimédia: a tipografia, a iconografia, o grafismo e a imagem (ilustração e fotografia). - Os códigos sequenciais. Estudo dos códigos sequênciais: a imagem em movimento e a hipertextualidade. - O design de comunicação visual em suportes dinâmicos e interactivos. - A Interactividade: a exploração da interactividade; a nova profundidade da superfície; os elementos indicadores de interactividade. - A interface: aplicação do corpo teórico da disciplina de design à interface digital, nomeadamente, a identidade visual, a sinalética digital, a iconografia dinâmica. - O discurso multimédia e a hierarquização dos conteúdos nos documentos multimédia - imagem, texto, gráficos, vídeo e som. - A relação entre design e utilizador – integração, diálogo e acessibilidade; a navegação; a organização da informação – hierarquia, relações e função. O multimédia como suporte e processo de configurar informação.

Bibliografia Obrigatória

William Lidwell; Universal principles of design. ISBN: 978-1-59253-007-6
Lal Raj ; Digital Design Essentials , Rockport Publishers, 2013
Everett N. MacKay; UI is communication: How to design intuitive, user-centered interfaces by focusing on effective communication , Morgan Kaufmann, 2013
Peter Bonnici; Visual language. The hidden medium of communication, Roto Vision SA, 1999
Ellen Lupton ; Type on screen , A Design Handbook, 2014
Mads Soegaard, Rikke Friis Dam; Interaction Design Foundation Encyclopedia of Human-Computer Interaction , The Interaction Design Foundation., 2015
Steve Krug ; Don’t Make Me Think. A Common Sense Approach to Web Usability , New Riders, 2014

Bibliografia Complementar

Dan Saffer; Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices, New Riders, 2007
Williams, Robin; The Non-Designer’s Design Book , Peachpit Press, 2015
Steven Johnson; Interface Culture: How New Technology Transforms the Way We Create and Communicate, Basic Books, 1997
Helen Sharp, Yvonne Rogers, Jennifer Preece; Interaction Design. Beyond Human-computer InteractionInteraction Design. Beyond Human-computer InteractionInteraction Design. Beyond Human-computer Interaction, Wiley & Sons, Inc, 2019
Rudolf Arnheim; Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão, Pioneira Thomson Learning, 2005
Edward R. Tufte; The Visual display of quantitative information. ISBN: 0-9613921-0-X
Edward Tufte; Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative, Graphics Press, 1979
Edward R. Tufte; Beautiful evidence. ISBN: 0-9613921-7-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uma componente de carácter teórico e expositivo, exposta pelo professor, com vista à apresentação e desenvolvimento de conteúdos; reflexão e debate, análise de textos e de casos práticos com a participação dos alunos sobre os temas expostos. Uma componente de carácter prático, com a finalidade de ver aplicados os conceitos expostos, em propostas de trabalho em grupo ou individual.

Software

Figma
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Adobe XD

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design gráfico

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 67,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

1.1. Presença obrigatória de 75% das aulas exceto nos casos previstos na lei geral e regulamento da FLUP;

1.2. Execução e entrega obrigatória de todos os trabalhos dentro dos prazos definidos pelo docente. O não cumprimento incorrerá na penalidade de ter o trabalho avaliado com zero;

1.3. Uma pontuação final (ver fórmula de classificação) de pelo menos 9,5;

1.4 O professor reserva-se o direito de diferenciar as notas entre alunos do mesmo grupo de trabalho, dependendo da perceção e evidência de esforço dos membros do grupo de trabalho;

1.5 As regras do campo Observações também são aplicadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação contínua:  Participação presencial (10%) + Trabalho escrito (30%) + Trabalho de grupo (60%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos abrangidos por um estatuto especial devem informar o docente da disciplina, da sua qualidade de estudante em avaliação especial, até 31 de Outubro, do respectivo ano lectivo.
- O docente estabelece com o aluno um plano de trabalho sem que se verifique prejuízo dos direitos e regalias consignados na respectiva legislação; 
- O aluno deve agendar encontros com o docente, para dialogar sobre as propostas de trabalho, caso não lhe seja possível a frequência do horário normal das aulas; 
- O trabalho desenvolvido deverá ser sempre acompanhado pelo docente da disciplina, caso contrário não será válido como elemento de avaliação.

Melhoria de classificação

Pode ser feita por exame de Recurso e está sujeito às componentes de avaliação aplicadas à avaliação contínua. 

Os estudantes interessados devem contactar o docente  atempadamente para receberem as indicações dos elementos a serem entregues na data do exame. 

Observações

Todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina só são considerados para efeito de avaliação quando acompanhados pelo docente.

Recomendar Página Voltar ao Topo