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Data Visualization e Data Storytelling - estratégias de persuasão para a comunicação científica

Código: DVDS01     Sigla: DVDS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Informação e jornalismo

Ocorrência: 2022/2023 - SP (de 16-03-2023 a 14-04-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Data Visualization e Data Storytelling - estratégias de persuasão para a comunicação científica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVDS 11 Plano Oficial em vigor 1 - 16 16

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os formandos de conhecimento teórico sobre Ciência dos Dados, Visualização de Dados e Persuasão;
Potenciar o conhecimento em ferramentas tecnológicas para a transformação da evidência dos dados em campanhas de comunicação persuasivas.

Resultados de aprendizagem e competências

Este curso pretende discutir a pertinência da Ciência dos Dados e da utilização de ferramentas e técnicas de visualização e storytelling . Os conceitos serão trabalhados na perspetiva do poder persuasivo da representação dos dados para a mudança de comportamento.
No final do curso, o aluno terá conhecimentos teóricos e experiência prática no desenvolvimento de visualizações e narrativas de dados para cenários distintos, podendo projetar soluções para cenários do mundo real.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Ciência dos Dados
  1.1. O impacto da Ciência dos Dados na Literacia Científica, Literacia Numérica e Literacia em Saúde.
2. Ferramentas de disseminação de evidência:
  2.1. Data e Big Data Visualization - métodos e tecnologia para a representação visual dos dados;
  2.2. Data Storytelling - o desenvolvimento de narrativas informativas;
3. A persuasão na Ciência - história e evolução do conceito.
  3.1. Os dados como forma de persuasão na mudança comportamental - três estudos de caso:
    3.1.1. Jornalismo;
    3.1.2. Saúde Pública;
    3.1.3. Atividade empresarial.
4. Os dados no centro das campanhas de comunicação - estratégia e operacionalização.

Bibliografia Obrigatória

Anouncia, S.M., Gohel, H.A., & Vairamuthu, S. ; Data Visualization: Trends and Challenges Toward Multidisciplinary Perception, Springer, 2020
Pandey, A.V., Manivannan, A., Nov, O., Satterthwaite, M., and Bertini, E. ; The Persuasive Power of Data Visualization, in IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 20, no. 12, pp. 2211-2220, 2014 (doi: 10.1109/TVCG.2014.2346419)
Dykes, Brent.; Effective Data Storytelling: How to Drive Change with Data, Narrative and Visuals, Wiley, 2020
Simons, H. W. ; Persuasion. Understanding, practice, and analysis, New York, NY: Random House, 1986

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para além da utilização de métodos expositivos, serão lançados exercícios para resolução de problemas. A aplicação de conhecimentos será feita com base em tarefas de organização, análise e planificação feitas individualmente e em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 16,00
Total: 16,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica.
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