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Desenvolvimento da Criança

Código: MEBI002     Sigla: DC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 8 MEBI - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Caraterizar os fenómenos socio-históricos que subjazem à emergência da infância como período específico do desenvolvimento humano.

  2. Enquadrar o desenvolvimento psicológico como um processo contextual.

  3. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional mais relevantes para a educação de crianças e para a docência.

  4. Analisar a influência de agentes significativos no processo de adaptação, comportamento e rendimento escolares.

  5. Definir e contrastar autoconceito, autoeficácia e autoestima e analisar a sua influência no processo de ensino-aprendizagem.

  6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

  7. Desenvolver competências de expressão oral e escrita.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino da unidade curricular de Desenvolvimento da Criança adotarão uma diversidade de estratégias que visam uma aprendizagem eficaz por parte dos estudantes. De uma forma genérica, as aulas terão um momento de natureza mais expositiva por parte do docente, que procurará organizar e sintetizar os conteúdos da UC, e uma parte que implica a participação dos estudantes. Em todas as aulas existirão momentos de aprendizagem ativa (active learning) no decurso dos quais os estudantes, organizados em pequenos grupos, responderão a questões colocadas pelo professor relacionados com a matéria lecionada. Noutros casos o ponto de partida para a atividade dos grupos poderá consistir numa apreciação relativamente a um pequeno filme exibido em sala de aula ou numa análise de um documento sobre um determinado tema relacionado com a UC. Estes momentos têm como objetivo envolver os estudantes na discussão dos diversos pontos do programa, confrontar as suas ideias de senso comum com um conhecimento teoricamente fundamentado e potenciar as suas aprendizagens. Estão, desta forma, relacionados com todos os objetivos de aprendizagem. A utilização de atividades de aprendizagem ativa, um modo de trabalho pedagógico comprovadamente eficaz, permite ilustrar uma possível estratégia que os estudantes poderão utilizar no seu futuro profissional como professores. Adota-se, desta forma, dentro dos limites impostos pelas circunstâncias concretas, uma pedagogia isomórfica, ou seja, uma prática pedagógica baseada em conceitos e princípios que o professor em formação poderá utilizar em momento posterior com os seus alunos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A construção social da infância: contextualização histórica

  2. Desenvolvimento psicológico em contexto: a teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner.

  3. A relação escola-família.

  4. A criança e o grupo de pares.

  5. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial no período escolar.

  6. Desenvolvimento emocional da criança.

  7. Autoestima, autoconceito e autoeficácia na criança.

  8. Gestão da sala de aula e prevenção da indisciplina.

Bibliografia Obrigatória

Dominic Wyse; Childhood studies: An introduction, Blackwell, 2004. ISBN: 978-0-631-23397-8
Peter K. Smith and Craig H. Hart; The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Social Development (2nd Edition), Wiley-Blackwell, 2010. ISBN: 978-1-4051-9679-6
Daine Papalia, Ruth Duskin Feldman and Sally Wendkos; O Mundo da Criança, McGraw Hill, 2009. ISBN: 9788577260416
António Castro Fonseca; Crianças e Adolescentes - Uma Abordagem Multidisciplinar, Almedina, 2010. ISBN: 9789724042961
Coll, C., Marchesi, A. and Palácios, J.; Desenvolvimento psicológico e educação - Psicologia evolutiva (Vol. 1) (2ª ed.), Artmed Editora, 2007. ISBN: 85-363-0227-5
Coll, C., Marchesi, A. and Palácios, J.; Desenvolvimento psicológico e educação - Psicologia da educação (Vol. 2) (2ª ed.), Artmed Editora, 2007. ISBN: 85-7307-117-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino. Serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para a realização de trabalhos de grupo a partir de documentos, visualização de filmes ou atividades propostas pelo professor. Pretende-se com estas atividades possibilitar uma melhor integração das teorias e dos conceitos mais relevantes que integram o programa da unidade curricular.

A avaliação será concretizada através da realização de um trabalho de grupo sobre um tema a designar relacionado com o programa de Desenvolvimento da Criança. A aprendizagem cooperativa será adotada como modo de trabalho pedagógico na unidade curricular.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 59,50
Frequência das aulas 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A frequência à unidade curricular será obtida mediante a aprovação na realização de um trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A realização do trabalho de grupo terá um peso de 80% e a sua apresentação 20%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas os trabalhadores-estudantes poderão realizar um trabalho individual.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser realizada unicamente na componente do trabalho escrito com a entrega de um novo trabalho na época de recurso.
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