Código: | LLC082 | Sigla: | LEB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 0 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 | ||
3 |
Os objetivos principais desta unidade curricular (UC) são:
-Facultar aos estudantes o conhecimento de alguns dos principais autores e obras da Literatura Espanhola do século XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco.
-Situar e compreender este período literário no contexto histórico do século XVII, em particular na Península Ibérica e nas relações com outros países europeus.
-Compreender as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética (em particular o conceptismo).
-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.
- Miguel de Cervantes: a novela longa D. Quijote de la Mancha e as novelas breves «ejemplares»
3. A poesia do século XVII:
-Luis de Góngora
-Francisco de Quevedo
-Félix Lope de Vega
- Félix Lope de Vega
-Tirso de Molina
-Pedro Calderón de la Barca
Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Português e em Espanhol, podendo os estudantes apresentar trabalhos, exposições orais e realizar testes Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Sigarra.
As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
- algumas passagens da Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha e duas novelas ejemplares de Miguel deCervantes (a decidir no início do semestre de acordo com as preferências dos estudantes)
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Sigarra
- Fuenteovejuna - Lope de Vega, La vida es sueño - Calderón de la Barca, ou El burlador de Sevilla - Tirso de Molina
Com o objetivo de permitir aos estudantes um conhecimento amplo da Literatura Espanhola do s. XVII, partir-se-á do conceito “Siglo de Oro” e serão estabelecidas interligações entre o Renascimento e o Barroco, quer a nível cultural, sociopolítico, económico e religioso, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas, favorecendo a interatividade com os estudantes e o seu espírito crítico e analítico.
Será também discutido o conceito de “barroco” e o seu reflexo na cultura, na literatura e nas artes plásticas do s. XVII, relacionando o fenómeno artístico e o literário com a crise espanhola deste período histórico.
Seguir-se-á a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVII começando por alguns dos mais influentes e marcantes na época: particularmente o romance mais universal da Literatura Espanhola: Don Quijote de La Mancha de Cervantes. A Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha será abordada a nível teórico-prático a partir da análise de excertos representativos. Segue-se a análise de algumas das «novelas ejempalres» de Cervantes, de forte impacto nas literaturas europeias (incluindo a portuguesa) do século XVII e seguintes.
Segue-se a poesia, com especial ênfase na renovação lírica de Góngora e a discussão sobre a poesia “gongorina”, mediante a análise crítica de poemas representativos de Góngora, Quevedo e Lope de Vega.
Finalmente será estudado o fenómeno teatral no Barroco: a criação da “comedia nueva” de Lope de Vega, o teatro “lopesco” de Tirso de Molina e o aperfeiçoamento de Calderón de la Barca. Ao longo das aulas comentaremos Fuenteovejuna, El burlador de Sevilla e La vida es sueño a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
Esta metodologia permitirá aos estudantes adquirir sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los à análise crítica de textos. Além disso, a sua participação oral deverá permitir ampliar e fortalecer os seus conhecimentos dos autores e obras «barrocas».
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por três testes (um por cada obra analisada, com peso global de 80%) a realizar em sala de aula em datas acordadas com os estudantes, e participação oral nas aulas com peso total de 20% (pode ser substituída por uma exposição oral sobre uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar até ao fim do semestre letivo).
Os trabalhadores-estudantes estão dispensados da presença nas aulas, conforme previsto na lei, mas terão de realizar as mesmas provas que os restantes colegas (ajustadas às condições que forem facultadas pela entidade empregadora e acordadas com a docente no início do semestre).
OS estudantes que tenham nota negativa num dos testes, podem realizar recuperação dessa componente na data do exame final.
De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.
Tratando-se de uma UC que só prevê avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação implica realização das várias provas previstas nos critérios de avaliação. Outras situações serão submetidas a apreciação e decisão pelo Conselho Pedagógico da FLUP.