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Literatura Espanhola do Barroco

Código: LLC082     Sigla: LEB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 0 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 2 - 6 41 162
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-01-24.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular (UC) são:

-Facultar aos estudantes o conhecimento de alguns dos principais autores e obras da Literatura Espanhola do século XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco.

-Situar e compreender este período literário no contexto histórico do século XVII, em particular na Península Ibérica e nas relações com outros países europeus.

-Compreender as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética (em particular o conceptismo).

-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os conteúdos programáticos estão organizados para permitir a concretização dos objetivos enumerados anteriormente, tendo em vista o desenvolvimento das seguintes competências:

- Capacidade de contextualizar e relacionar os conteúdos literários próprios deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico, estético e cultural do século XVII, estabelecendo interligações com o período renascentista;

- Saber identificar as principais caraterísticas e contributos da Literatura Espanhola do século XVII (através dos autores selecionados) para o desenvolvimento literário, estético e cultural europeu;

- Serem capazes de realizar análises críticas sobre os autores e os textos constantes do programa e relacioná-los com o contexto literário-cultural da época;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

1. Introdução à literatura do Barroco.
2. A prosa do século XVII:

     - Miguel de Cervantes: a novela longa D. Quijote de la                 Mancha e as novelas breves «ejemplares»

3. A poesia do século XVII:


      -Luis de Góngora


      -Francisco de Quevedo


      -Félix Lope de Vega                                                      


4. O teatro do século XVII:                                             

      - Félix Lope de Vega                                                     


      -Tirso de Molina                                                           


      -Pedro Calderón de la Barca

Bibliografia Obrigatória

Blecua José Manuel 340; Poesia de la edad de oro. ISBN: 84-7039-427-4
Calderón de la Barca, Pedro, 1600-1681; La vida es sueno. ISBN: 84-7039-700-1
Cervantes, Miguel de, 1547-1616; Don Quijote de la Mancha. ISBN: 84-08-05549-6
Lope de Vega, 1562-1635; Fuente ovejuna. ISBN: 84-376-0273-4
Tirso de Molina, 1584?-1648; El burlador de Sevilla. ISBN: 84-376-0094-4
Miguel de Cervantes; Novelas ejemplares

Bibliografia Complementar

ALBORG, Juan Luis (ed.); Historia de la literatura española, Gredos, 1992-1996. ISBN: 84-249-1483-X
ALONSO, D. ; Obras Completas (vols. V, VI y VII dedicados a Góngora) , Gredos, 1982
ARELLANO, I.; Convención y recepción: estudios sobre el teatro del Siglo de Oro., Gredos, 1999
CANAVAGGIO, Jean (dir.); Historia de la literatura española, Ariel, 1994-1995. ISBN: 84-344-7453-0
DÍEZ BORQUE, J. M. ; Historia del teatro en España, I., Taurus, 1983
LARA GARRIDO, J.; Relieves poéticos del Siglo de Oro. De los textos al contexto, Universidad de Málaga, 1999
LÁZARO CARRETER, F. y CORREA CALDERÓN, E.; Cómo se comenta un texto literario, Cátedra, 1981
MARAVALL, J. A.; Teatro y literatura en la sociedad barroca, Crítica, 1990
MENÉNDEZ PELÁEZ, Jesús (coord.); Historia de la literatura española. II. Renacimiento y Barroco, Everest, 1993
OROZCO DÍAZ, E.; Cervantes y la novela del Barroco, Universidad de Granada, 1992
PEDRAZA, F. y RODRIGUEZ, M.; Manual de literatura española. Barroco, CENLIT, 1981
PONCE CÁRDENAS, J.; Góngora y la poesía culta del siglo XVII, Ediciones del Laberinto, 2001
RILEY, E. C.; Introducción al Quijote, Crítica, 1990
WARDROPPER, Bruce W. (ed.); Siglos de oro : barroco, Crítica, 1983-1992. ISBN: 84-7423-193-0

Observações Bibliográficas

Os estudantes poderão usar outras edições das obras de leitura obrigatória, de preferência das coleções da Crítica (Barcelona), Cátedra ou Castalia (Madrid).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Português e em Espanhol, podendo os estudantes apresentar trabalhos, exposições orais e realizar testes Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Sigarra.

As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:

- algumas passagens da Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha e duas novelas ejemplares de Miguel deCervantes (a decidir no início do semestre de acordo com as preferências dos estudantes) 

-Uma seleção de poemas disponibilizada no Sigarra

Fuenteovejuna - Lope de Vega, La vida es sueño - Calderón de la Barca, ou El burlador de Sevilla - Tirso de Molina

Com o objetivo de permitir aos estudantes um conhecimento amplo da Literatura Espanhola do s. XVII, partir-se-á do conceito “Siglo de Oro” e serão estabelecidas interligações entre o Renascimento e o Barroco, quer a nível cultural, sociopolítico, económico e religioso, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas,  favorecendo a interatividade com os estudantes e o seu espírito crítico e analítico.

Será também discutido o conceito de “barroco” e o seu reflexo na cultura, na literatura e nas artes plásticas do s. XVII, relacionando o fenómeno artístico e o literário com a crise espanhola deste período histórico.

Seguir-se-á a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVII começando por alguns dos mais influentes e marcantes na época: particularmente o romance mais universal da Literatura Espanhola: Don Quijote de La Mancha de Cervantes. A Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha será abordada a nível teórico-prático a partir da análise de excertos representativos. Segue-se a análise de algumas das «novelas ejempalres» de Cervantes, de forte impacto nas literaturas europeias (incluindo a portuguesa) do século XVII e seguintes.

Segue-se a poesia, com especial ênfase na renovação lírica de Góngora e a discussão sobre a poesia “gongorina”, mediante a análise crítica de poemas representativos de Góngora, Quevedo e Lope de Vega.

Finalmente será estudado o fenómeno teatral no Barroco: a criação da “comedia nueva” de Lope de Vega, o teatro “lopesco” de Tirso de Molina e o aperfeiçoamento de Calderón de la Barca. Ao longo das aulas comentaremos FuenteovejunaEl burlador de Sevilla e La vida es sueño a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.

Esta metodologia permitirá aos estudantes adquirir sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los à análise crítica de textos.  Além disso, a sua participação oral deverá permitir ampliar e fortalecer os seus conhecimentos dos autores e obras «barrocas».

 

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por três testes (um por cada obra analisada, com peso global de 80%) a realizar em sala de aula em datas acordadas com os estudantes, e participação oral nas aulas com peso total de 20% (pode ser substituída por uma exposição oral sobre uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar até ao fim do semestre letivo).

Os trabalhadores-estudantes estão dispensados da presença nas aulas, conforme previsto na lei, mas terão de realizar as mesmas provas que os restantes colegas (ajustadas às condições que forem facultadas pela entidade empregadora e acordadas com a docente no início do semestre).
OS estudantes que tenham nota negativa num dos testes, podem realizar recuperação dessa componente na data do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.

Melhoria de classificação

Tratando-se de uma UC que só prevê avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação implica realização das várias provas previstas nos critérios de avaliação. Outras situações serão submetidas a apreciação e decisão pelo Conselho Pedagógico da FLUP.

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