Código: | MEPIEFA001 | Sigla: | IPP_MEPI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação de Professores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEPIEFA | 22 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 2 | - | 48 | 497 | 1296 |
No final da UC, os estudantes serão capazes de:
- planificar e lecionar aulas adequadas, como resultado do desenvolvimento da competência científica e pedagógica, bem como da reflexão sistemática que advém do processo supervisivo da prática de ensino;
- observar aulas seguindo os procedimentos adequados (preparação prévia, observação, análise de dados e interpretação) e dar feedback sobre o observado;
- construir a sua identidade profissional com base na responsabilidade deontológica, numa atuação clínico-reflexiva, de rientação desenvolvimentista e de formação profissional contínua;
- integrar as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de uma forma didática e significativa,
-ter em conta as condições de vida sociais e culturais dos alunos, diagnosticar os pré-requisitos e os processos de aprendizagem dos alunos e apoiar individualmente os alunos em grupos de aprendizagem heterogéneos nas aulas,
- avaliar o seu próprio trabalho individualmente e como uma equipa, e empenhar-se no desenvolvimento profissional e (inter-)disciplinar;
- problematizar o seu processo de formação, através da construção de um portefólio, instrumento de autoconhecimento e autorregulação - enquanto elemento reflexivo de articulação entre as componentes de seminário, estágio e relatório -;
- refletir sistematicamente sobre o contexto educativo numa prática de ensino assente numa lógica de investigação-ação;, enquanto modelo que promove a reflexão sistemática sobre o contexto educativo, assumindo-a como parte integrante do ensino; compreender a conçeção do professor-investigador;
- adotar uma atitude investigativa face ao contexto educativo, pautando-se, de acordo com a metodologia da investigação-ação, pelo pensamento crítico, pela autonomia para a tomada de decisões e pela capacidade para investigar acerca do contexto educativo;
- produzir um relatório final, de acordo com a metodologia da investigação-ação, tendo, consequentemente, em consideração as diversas fases de implementação: i) identificação do problema e conceção do plano de acão, ii) concretização do plano de ação (1º e 2º ciclos da investigação-ação), iii) elaboração do relatório.
A UC é estruturada em quatro componentes: Prática de Ensino Supervisionada, Seminário, Relatório e Discussão.
1) Na Prática de Ensino Supervisionada (PES), no que se refere à metodologia de ensino, são elementos centrais os momentos de pré-observação, observação e pós-observação, nos quais predomina a discussão entre os orientadores e os estagiário, e entre os próprios estagiários, promovendo neles a reflexão, o pensamento crítico, a autonomia para a tomada de decisões e a capacidade de investigação para a ação educativa, que se reflete e concretiza na elaboração de unidades didáticas e no desenvolvimento do portefólio e do projeto de investigação-ação.
Quanto à modalidade de avaliação, é central a avaliação formativa, sendo objeto de análise as aulas lecionadas no estágio bidisciplinar, segundo o Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico, e tendo em conta o perfil traçado em vários momentos pelos orientadores cooperantes e pelos orientadores da FLUP, ouvido o próprio formando e os colegas. Há, por outro lado, dois momentos de avaliação: uma avaliação intercalar de tipo formativo e um segundo momento de avaliação final. A classificação decorre da prossecução dos objetivos de aprendizagem diretamente relacionados com esta componente da UC.
2) No Seminário, a metodologia de ensino é eminentemente ativa, favorecendo, a propósito dos textos e os casos práticos analisados nas aulas, a discussão entre o docente e os estudantes e entre os próprios estudantes, bem como o trabalho colaborativo em grupos, e promovendo em todo o momento a partilha e a reflexão sobre os aspetos de conteúdo que são analisados, e sobre os contextos escolares, o processo de observação conducente à determinação do projecto de investigação-ação e os incidentes críticos nas aulas lecionadas, por forma a poderem ser aplicados à PES e à componente de Relatório
O tipo de avaliação é predominantemente formativo e tem em conta o envolvimento dos estudantes na discussão, a capacidade de reflexão e a realização das tarefas propostas pelo docente, entre as quais sobressai a apresentação (oral+escrita) de um trabalho relacionado com o tema do relatório final de investigação-ação. A nota final aparece, por conseguinte, determinada pela avaliação qualitativa levada a cabo ao longo do Seminário.
3) Na componente de Relatório, no que se refere à metodologia do ensino, é essencial a discussão, em sessões tutoriais, entre o estudante e o orientador de relatório, o qual, sempre que possível, assume também as funções de orientador de estágio.
A avaliação do relatório decorre em prova pública, mas reflete o processo formativo do estudante ao longo da UC.
4) No que se refere à componente de Discussão, constitui a segunda parte da prova pública em que é defendido o relatório. A avaliação decorre, por conseguinte, na referida prova, mas reflete, como na avaliação do relatório, o processo formativo do estudante ao longo da UC.
A fórmula de cálculo da classificação final da UC é a seguinte:
Classif. Final=(Cl. PES x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).
Modalidade de avaliação: distribuída sem exame final.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 13,00 |
Trabalho de campo | 52,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 206,00 |
Estudo autónomo | 470,00 |
Frequência das aulas | 114,00 |
Realização de Estágio | 510,00 |
Total: | 1300,00 |
Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).
De acordo com o Regulamento em vigor
De acordo com o Regulamento em vigor
Não aplicável