Cultura Clássica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Clássicos |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LEI |
49 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos antigos, expressas em algumas das suas obras literárias e artísticas, visa aprofundar o conhecimento das matrizes greco-latinas das culturas europeias e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim do semestre os estudantes devem ser capazes de situar figuras e acontecimentos da história antiga; problematizar as relações entre literatura e política, retórica e arte; identificar e interpretar os monumentos literários e artísticos seleccionados; sumariar criticamente a sua recepção no período do Renascimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.1. Os Poemas Homéricos e a obra de Hesíodo, fundamentos de uma mundividência heróica.
1.2. A palavra e a acção ou a representação do humano na arte e na poesia grega arcaicas.
1.3. Filosofia, arte e ciência no período clássico; a instituição das artes e o ensino dos sofistas; as escolas de Isócrates, Platão e Aristóteles.
1.4. Literatura, arte e globalização do helenismo; a Argonáutica de Apolónio de Rodes.
2.1. Da ideia de Roma, dos mitos gregos e itálicos da fundação, à ideologia do imperium.
2.2. Difusão das artes gregas em Roma e construção de uma civilização universal.
2.3. Literatura e arte no classicismo romano. A Eneida de Virgílio.
3.1. A recepção das artes clássicas no Renascimento.
Bibliografia Obrigatória
Apolónio de Rodes; A Argonáutica, Coimbra, Classica Digitalia., 2021
Hesíodo; Teogonia. Trabalhos e Dias, Lisboa, INCM, 2014
Homero; Ilíada, Lisboa, Bolso Cotovia, 2017
Homero; Odisseia, Lisboa, Bolso Cotovia, 2017
Virgílio; Eneida, Lisboa, Cotovia, 2020
Bibliografia Complementar
Ames-Lewis, F.; The Intellectual Life of the Early Renaissance Artist. , New Haven (CT), Yale UP, 2000
Beard, M.; Classical Art from Greece to Rome, Oxford, Oxford UP, 2001
Bloomer, W. ; A Companion to Ancient Education, Oxford, Blackwell, 2015
Borg, B. ; A Companion to Roman Art, Oxford, Blackwell, 2015
Foley, J. ; A Companion to Ancient Epic, Oxford, Blackwell, 2005
Horsfall, N.; A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, 1995
Kennedy, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton UP, 1994
Pereira, Belmiro Fernandes; Retórica e Eloquência em Portugal na Época do Renascimento, Lisboa, INCM, 2012
Rocha Pereira, M. H. ; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Gulbenkian, 2017
Rocha Pereira, M. H.; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Lisboa, Gulbenkian, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos; análise e interpretação de textos e imagens; discussão de temas preparados pelos alunos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação e trabalhos escritos: 50% Teste e exame: 50%