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Cultura Clássica

Código: LEI004     Sigla: CC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Clássicos

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEI 49 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos antigos, expressas em algumas das suas obras literárias e artísticas, visa aprofundar o conhecimento das matrizes greco-latinas das culturas europeias e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do semestre os estudantes devem ser capazes de situar figuras e acontecimentos da história antiga; problematizar as relações entre literatura e política, retórica e arte; identificar e interpretar os monumentos literários e artísticos seleccionados; sumariar criticamente a sua recepção no período do Renascimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.1. Os Poemas Homéricos e a obra de Hesíodo, fundamentos de uma mundividência heróica.

1.2. A palavra e a acção ou a representação do humano na arte e na poesia grega arcaicas.

1.3. Filosofia, arte e ciência no período clássico; a instituição das artes e o ensino dos sofistas; as escolas de Isócrates, Platão e Aristóteles.

1.4. Literatura, arte e globalização do helenismo; a Argonáutica de Apolónio de Rodes.

2.1. Da ideia de Roma, dos mitos gregos e itálicos da fundação, à ideologia do imperium.

2.2. Difusão das artes gregas em Roma e construção de uma civilização universal.

2.3. Literatura e arte no classicismo romano. A Eneida de Virgílio.

3.1. A recepção das artes clássicas no Renascimento.

Bibliografia Obrigatória

Apolónio de Rodes; A Argonáutica, Coimbra, Classica Digitalia., 2021
Hesíodo; Teogonia. Trabalhos e Dias, Lisboa, INCM, 2014
Homero; Ilíada, Lisboa, Bolso Cotovia, 2017
Homero; Odisseia, Lisboa, Bolso Cotovia, 2017
Virgílio; Eneida, Lisboa, Cotovia, 2020

Bibliografia Complementar

Ames-Lewis, F.; The Intellectual Life of the Early Renaissance Artist. , New Haven (CT), Yale UP, 2000
Beard, M.; Classical Art from Greece to Rome, Oxford, Oxford UP, 2001
Bloomer, W. ; A Companion to Ancient Education, Oxford, Blackwell, 2015
Borg, B. ; A Companion to Roman Art, Oxford, Blackwell, 2015
Foley, J. ; A Companion to Ancient Epic, Oxford, Blackwell, 2005
Horsfall, N.; A Companion to the Study of Virgil, Leiden, Brill, 1995
Kennedy, G.; A New History of Classical Rhetoric, Princeton (NJ), Princeton UP, 1994
Pereira, Belmiro Fernandes; Retórica e Eloquência em Portugal na Época do Renascimento, Lisboa, INCM, 2012
Rocha Pereira, M. H. ; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Gulbenkian, 2017
Rocha Pereira, M. H.; Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Lisboa, Gulbenkian, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos; análise e interpretação de textos e imagens; discussão de temas preparados pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação e trabalhos escritos: 50% Teste e exame: 50%

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