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Didática do Francês II

Código: MEIEFA008     Sigla: DF_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 5 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 54,5 162
MEPIEFA 4 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 54,5 162

Língua de trabalho

Francês

Objetivos

1.1. Colaborar na formação da consciência deontológica que há-de orientar as futuras vidas profissionais dos estudantes.
1.2. Reforçar, no futuro professor, a consciência do valor formativo do ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, na dupla vertente instrumental e cultural.
1.3. Consolidar, no aluno, a apetência pela formação (inicial e contínua), bem como pela auto-formação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional futura.
1.4. Levar o estudante a aprofundar o quadro teórico-metodológico específico da Didactologia / Didáctica da Língua Estrangeira, que possui, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino/aprendizagem do Francês.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser competentes na preparação concreta de aulas de FLE no contexto concreto de ensino/aprendizagem.

 

Os estudantes deverão ser capazes de aplicar sobre o seu trabalho metodológico um olhar crítico e científico, em constante atualização.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nâo se aplica

Programa

1. A Compreensão/produção de discursos escritos. 1.1. A leitura: um processo interactivo. 1.2. Tipos de leitura em LE: seus objectivos e modalidades. 1.3. Estratégias de leitura. 1.4. A produção escrita: sua metodologia. 2. A pedagogia da comunicação oral, na dupla vertente: recepção e produção. 2.1. O discurso unilateral e o discurso interaccional. 2.2. Análise de discursos orais. 2.3. Actividades de produção e interacção orais. 3. O papel da gramática no processo de ensino e de aprendizagem do FLE. 3.1. A gramática de frase e a gramática de texto. 3.2. A gramática da recepção e a gramática da produção. 3.3. Princípios metodológicos do ensino da gramática na aula de FLE. 4. Planificação de unidades didácticas para vários níveis de ensino/aprendizagem do Francês. 4.1. A planificação de longo, médio e curto prazo: finalidades e componentes. 4.2. A planificação linear e a planificação conceptual. 5. Avaliação. 5.1.Objectivos e princípios gerais. 5.2. Tipos e formas de avaliação.

Bibliografia Obrigatória

Besse, H; Une introduction à la recherche scientifique en didactique des langues, Credif-Didier, 1987
Circurel, F.; Lectures interactives en langue étrangère, Hachette-F.L.E, 1991
Gaonac’h, D; Théories d’apprentissage et acquisition d’une langue étrangère, Hatier, 1987
Moirand, S.; Enseigner à communiquer en langue étrangère, Hachette, 1990
Vogel, K.; L’interlangue, la langue de l’apprenant, P.U. Mirail, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões teórico-práticas. Método sócio-construtivista, onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas pelos estudantes.v

Software

TV5
Sigarra
Didacticiels OIF

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 68,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade (ver Regulamento deste Mestrado) e qualidade das intervenções nas aulas. Realização de trabalhos individuais e em grupo, previamente negociados com a docente. Assiduidade e participação : 10%, Relatório de leitura : 30%, trabalho de pesquisa / planificação : 60%

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

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