Código: | MEIEFA008 | Sigla: | DF_II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEIEFA | 5 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 54,5 | 162 |
MEPIEFA | 4 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 54,5 | 162 |
1.1. Colaborar na formação da consciência deontológica que há-de orientar as futuras vidas profissionais dos estudantes.
1.2. Reforçar, no futuro professor, a consciência do valor formativo do ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, na dupla vertente instrumental e cultural.
1.3. Consolidar, no aluno, a apetência pela formação (inicial e contínua), bem como pela auto-formação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional futura.
1.4. Levar o estudante a aprofundar o quadro teórico-metodológico específico da Didactologia / Didáctica da Língua Estrangeira, que possui, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino/aprendizagem do Francês.
Os estudantes deverão ser competentes na preparação concreta de aulas de FLE no contexto concreto de ensino/aprendizagem.
Os estudantes deverão ser capazes de aplicar sobre o seu trabalho metodológico um olhar crítico e científico, em constante atualização.
Sessões teórico-práticas. Método sócio-construtivista, onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas pelos estudantes.v
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 30,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Assiduidade (ver Regulamento deste Mestrado) e qualidade das intervenções nas aulas. Realização de trabalhos individuais e em grupo, previamente negociados com a docente. Assiduidade e participação : 10%, Relatório de leitura : 30%, trabalho de pesquisa / planificação : 60%
Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Não se aplica
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.