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Gramática da Comunicação Oral e Escrita

Código: MPLE003     Sigla: GCOE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPLE 16 MPLE - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Especificar modalidades do oral e do escrito
 Refletir sobre a dupla aproximação formal e funcional
 Abordar os fenómenos gramaticais numa perspetiva concordante com o ato comunicativo
 Reconhecer em cada modalidade a importância da contextualização e da cotextualização
 Distinguir domínios e subdomínios da gramática
 Diferenciar, no discurso, as diversas vozes dos enunciadores
 Precisar as características da gramática do discurso Recolher textos orais e transcrevê-los ortograficamente Estudar características dos textos orais recolhidos e transcritos Estudar aspetos gramaticais que levantem geralmente problemas a estudantes de PL2/PLE

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de gravar uma conversa oral informal plurilocutores, de transcrevê-la segundo as normas fornecidas (Va.Les.Co) e de a analisarem. Posteriormente, deverão ser capazes de selecionar, do documento transcrito, aspetos do português falado que mereçam tratamento em aulas de PL2/PLE, adaptando-os a um nível concreto do QECR. Do trabalho realizado deverá ser feita apresentação pública e oral. Deverão, ainda, fazer uma recensão crítica de um texto fornecido pela docente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Diferenças entre a modalidade escrita e oral;
1.1. Formalidade e informalidade;
1.2. Discurso situado e não situado;
1.3. Caracaterísticas da conversa oral informal;
1.5. Marcadores discursivos nas interações orais em PE;
1.6. Treino da compreensão e da produção oral em PLE.
2. Regularidades gramaticais e discursivas do português oral e escrito.
3. Gramática da frase, do texto e do discurso.
4. Algumas questões gramaticais:
4.1. posição dos clíticos em PE e PB;
4.2. os verbos ser / estar / ficar;
4.3. algumas particularidades dos tempos verbais em PE.
5. A cortesia verbal em português.

Bibliografia Obrigatória

Bizarro, Rosa; Moreira, Maria Alfredo, Flores, Cristina; Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, LIDEL, 2013. ISBN: 978-972-757-928-0
BRITO, Ana M.; Subordinação frásica: da investigação ao ensino, in Figueiredo, O. & Duarte, I.M. (orgs.) Português, Língua e Ensino, Porto: Universidade do Porto, pp. 141-172, 2011
Briz, Antonio; El español coloquial en la conversación, Ariel, SA, 1911. ISBN: 978-84-344-8247-0
Briz, Antonio (coord.); Saber hablar, Santillana Ediciones Generales, 2008. ISBN: 978-84-03-09806-6
CORREIA, Margarita; “Produtividade lexical e ensino da língua”, in Valente, A. & Pereira, Maria Teresa (orgs.) Língua Portuguesa: descrição e ensino, S. Paulo, Parábola editorial, pp. 223-237, 2011
DUARTE, Inês; “Modo oral e modo escrito, estruturas sintácticas de desenvolvimento tardio e escolarização”, in Valente, A. & Pereira, Maria Teresa (orgs.) Língua Portuguesa: descrição e ensino, . Paulo, Parábola editorial, p. 15-30, 2011
Duarte, Isabel Margarida; Textos orais: análise da conversa informal e ensino do Português Língua Estrangeira, ODAS AS LETRAS Y, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 56-72, Universidade Mackenzie, 2015. ISBN: 1980-6914
FIGUEIREDO, Olívia; Da língua como sistema à fala como ato. Ensino do modo oral”, in Figueiredo, O. & Duarte, I.M. (orgs.) Português, Língua e Ensino, Porto: Universidade do Porto, pp. 141-172, 2011
FIGUEIREDO, O. e FIGUEIREDO, E.; Prontuário Actual da Língua Portuguesa, Porto. Asa, 2005
FONSECA, F. I.; Gramática e Pragmática, Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao ensino do Português, Porto.Porto Editora, 1994
Fonseca, J.; Língua e Discurso, Porto editora, 2001
Mateus, M.H.M e Solla, L.; Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materias e Formaçãoo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. ISBN: 978-972-31-1505-5
MOURA NEVES, M. H.; Gramática de usos do Português, São Paulo Editora, UNESP, 2000
PINTO, Jorge; O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didática do PL2 em Cabo Verde, in Linguarum Arena, vol. 2, pp. 27-41, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011
PORTOLÉS, J; Pragmática para hispanistas, Sintesis, 2004
REYS, G.; Polifonia Textual, Madrid. Gredos, 1984
SANDRÉ, Marion; Analyser les discours oraux, Armand Colin, 2013. ISBN: 978-2-200-28859-4
Tusón, Amparo; Análisis de la conversación, Ariel Practicum, 2010. ISBN: 978-84-344-2804-1
VILLAÇA, Ingedore & BENTES, Anna C.; Aspetos da cortesia na interação face a face, in Preti, Dino (org.), Cortesia Verbal, S. Paulo, Humanitas, pp. 19-48, 2008
Vion, Robert; La communication Verbale, Analyse des Interactions, Paris, Hachette, 2000. ISBN: 978-2-011-45356-3

Observações Bibliográficas

Bibliografia mais específica vai sendo indicada ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Método ativo-cooperativo. Exposição de trabalhos individuais. Trabalho de grupo em certas sessões. Discussão de textos teóricos previamente conhecidos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação. Trabalhos apresentados oralmente e Trabalho escrito - 100% 1. gravação de texto oral + transcrição ortográfica e levantamento de questões a tratar; 2. recensão crítica de texto teórico distribuído.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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