Gramática da Comunicação Oral e Escrita
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MPLE |
16 |
MPLE - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Especificar modalidades do oral e do escrito
Refletir sobre a dupla aproximação formal e funcional
Abordar os fenómenos gramaticais numa perspetiva concordante com o ato comunicativo
Reconhecer em cada modalidade a importância da contextualização e da cotextualização
Distinguir domínios e subdomínios da gramática
Diferenciar, no discurso, as diversas vozes dos enunciadores
Precisar as características da gramática do discurso Recolher textos orais e transcrevê-los ortograficamente Estudar características dos textos orais recolhidos e transcritos Estudar aspetos gramaticais que levantem geralmente problemas a estudantes de PL2/PLE
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ser capazes de gravar uma conversa oral informal plurilocutores, de transcrevê-la segundo as normas fornecidas (Va.Les.Co) e de a analisarem. Posteriormente, deverão ser capazes de selecionar, do documento transcrito, aspetos do português falado que mereçam tratamento em aulas de PL2/PLE, adaptando-os a um nível concreto do QECR. Do trabalho realizado deverá ser feita apresentação pública e oral. Deverão, ainda, fazer uma recensão crítica de um texto fornecido pela docente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Diferenças entre a modalidade escrita e oral;
1.1. Formalidade e informalidade;
1.2. Discurso situado e não situado;
1.3. Caracaterísticas da conversa oral informal;
1.5. Marcadores discursivos nas interações orais em PE;
1.6. Treino da compreensão e da produção oral em PLE.
2. Regularidades gramaticais e discursivas do português oral e escrito.
3. Gramática da frase, do texto e do discurso.
4. Algumas questões gramaticais:
4.1. posição dos clíticos em PE e PB;
4.2. os verbos ser / estar / ficar;
4.3. algumas particularidades dos tempos verbais em PE.
5. A cortesia verbal em português.
Bibliografia Obrigatória
Bizarro, Rosa; Moreira, Maria Alfredo, Flores, Cristina; Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, LIDEL, 2013. ISBN: 978-972-757-928-0
BRITO, Ana M.; Subordinação frásica: da investigação ao ensino, in Figueiredo, O. & Duarte, I.M. (orgs.) Português, Língua e Ensino, Porto: Universidade do Porto, pp. 141-172, 2011
Briz, Antonio; El español coloquial en la conversación, Ariel, SA, 1911. ISBN: 978-84-344-8247-0
Briz, Antonio (coord.); Saber hablar, Santillana Ediciones Generales, 2008. ISBN: 978-84-03-09806-6
CORREIA, Margarita; “Produtividade lexical e ensino da língua”, in Valente, A. & Pereira, Maria Teresa (orgs.) Língua Portuguesa: descrição e ensino, S. Paulo, Parábola editorial, pp. 223-237, 2011
DUARTE, Inês; “Modo oral e modo escrito, estruturas sintácticas de desenvolvimento tardio e escolarização”, in Valente, A. & Pereira, Maria Teresa (orgs.) Língua Portuguesa: descrição e ensino, . Paulo, Parábola editorial, p. 15-30, 2011
Duarte, Isabel Margarida; Textos orais: análise da conversa informal e ensino do Português Língua Estrangeira, ODAS AS LETRAS Y, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 56-72, Universidade Mackenzie, 2015. ISBN: 1980-6914
FIGUEIREDO, Olívia; Da língua como sistema à fala como ato. Ensino do modo oral”, in Figueiredo, O. & Duarte, I.M. (orgs.) Português, Língua e Ensino, Porto: Universidade do Porto, pp. 141-172, 2011
FIGUEIREDO, O. e FIGUEIREDO, E.; Prontuário Actual da Língua Portuguesa, Porto. Asa, 2005
FONSECA, F. I.; Gramática e Pragmática, Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao ensino do Português, Porto.Porto Editora, 1994
Fonseca, J.; Língua e Discurso, Porto editora, 2001
Mateus, M.H.M e Solla, L.; Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materias e Formaçãoo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. ISBN: 978-972-31-1505-5
MOURA NEVES, M. H.; Gramática de usos do Português, São Paulo Editora, UNESP, 2000
PINTO, Jorge; O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didática do PL2 em Cabo Verde, in Linguarum Arena, vol. 2, pp. 27-41, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011
PORTOLÉS, J; Pragmática para hispanistas, Sintesis, 2004
REYS, G.; Polifonia Textual, Madrid. Gredos, 1984
SANDRÉ, Marion; Analyser les discours oraux, Armand Colin, 2013. ISBN: 978-2-200-28859-4
Tusón, Amparo; Análisis de la conversación, Ariel Practicum, 2010. ISBN: 978-84-344-2804-1
VILLAÇA, Ingedore & BENTES, Anna C.; Aspetos da cortesia na interação face a face, in Preti, Dino (org.), Cortesia Verbal, S. Paulo, Humanitas, pp. 19-48, 2008
Vion, Robert; La communication Verbale, Analyse des Interactions, Paris, Hachette, 2000. ISBN: 978-2-011-45356-3
Observações Bibliográficas
Bibliografia mais específica vai sendo indicada ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Método ativo-cooperativo. Exposição de trabalhos individuais. Trabalho de grupo em certas sessões. Discussão de textos teóricos previamente conhecidos.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de todos os elementos de avaliação. Trabalhos apresentados oralmente e Trabalho escrito - 100% 1. gravação de texto oral + transcrição ortográfica e levantamento de questões a tratar; 2. recensão crítica de texto teórico distribuído.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.