Código: | SOCI047 | Sigla: | SCSE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SOCI | 61 | SOCI - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Conhecer os principais eixos teóricos estruturadores da unidade curricular, documentando os diferentes entendimentos das noções de estratificação, de classe social e de mobilidade social, bem como os instrumentos de trabalho relacionados com estas noções. Aplicar os conceitos adquiridos na análise dos fenómenos sociais da sociedade contemporânea, dando atenção especial, sempre que analiticamente necessário, ao caso português.
Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia das classes sociais e da mobilidade; desenvolvimento da capacidade de perspectivar sociologicamente os fenómenos de divisão e estratificação sociais no interior das sociedades; desenvolvimento de capacidade crítica na dinamização de pesquisa, seleção e análise da informação.
1. Estruturas de classe, de estratificação social e de comando.
2. A perspectiva marxista das classes sociais.
3. A perspectiva weberiana sobre a distribuição dos poderes económico, social e político.
4. A herança durkheimiana e a análise de classes sociais de Maurice Halbwachs.
5. A perspectiva estruturo-funcionalista sobre a estratificação e a mobilidade social.
6. Comando e autoridade segundo os teóricos do elitismo.
7. A perspectiva praxeológica de Pierre Bourdieu e o redireccionamento da investigação sociológica sobre classes sociais e reprodução social.
8. Uma síntese interpretativa sobre a relevância dos autores estudados no curso para o desenvolvimento de investigação sociológica sobre classes sociais em Portugal.
As aulas teórico-práticas apresentam os contornos analíticos das propostas de investigação sobre classes sociais produzidas pelos autores destacados e procedem à identificação das principais ilustrações das respectivas perspectivas, recorrendo a uma seleção consagrada de textos de base. Este percurso é apoiado por um conjunto de sumários desenvolvidos que orientam o trabalho dos estudantes. Nas sessões de orientação tutorial são analisados em pormenor textos de referência e é aprofundado o conhecimento das estratégias teóricas e metodológicas desenvolvidas nestes. Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a plataforma Sigarra é utilizada como espaço para disseminação de materiais de investigação e para comunicação com os estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 89,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 34,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação dos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação possui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O estudante cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. Os estudantes isentos da obrigatoriedade da assiduidade devem também entregar, nos prazos publicitados pelo docente, os trabalhos previstos no âmbito das sessões de orientação tutorial. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial, tal como se estabelece no ponto seguinte. A classificação de cada componente de avaliação não pode ser inferior a 8 valores. Os estudantes não aprovados podem submeter-se à época de avaliação de recurso. A avaliação de recurso consiste num exame final escrito em sala de aula. As classificações dos trabalhos que tenham sido efetuados no âmbito das sessões de orientação tutorial serão consideradas, nos termos previstos na fórmula de cálculo da classificação final (ver abaixo), em sede de avaliação de recurso.
A classificação no Exame final possui 70% de peso na classificação final. A classificação nas actividades realizadas nas sessões de orientação tutorial possui 30% de peso na classificação final.
Para efeitos de avaliação em época de recurso são consideradas todas as componentes de avaliação vigentes na unidade curricular, com a correspondente ponderação na classificação final: exame. Exclui-se a possibilidade de fazer recurso da componente de avaliação presencial (assiduidade e trabalho desenvolvido nas sessões de orientação tutorial).
Não aplicável
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de avaliação da FLUP. A Melhoria de Classificação toma por referência os elementos de avaliação previstos na componente exame da disciplina, implicando a realização de novo exame. A nota obtida neste exame de Melhoria faz média com as notas das outras componentes que foram avaliadas ao longo do semestre. A classificação final retém os critérios de cálculo da classificação apresentados acima (o exame final vale 70% da nota final; os relatórios valem, ao todo, 30%). Componentes suscetíveis de melhoria de classificação: É possível realizar melhoria da classificação final apenas na componente exame. Os estudantes que desejem realizar a melhoria da classificação no ano seguinte àquele em que obtiveram aprovação na unidade curricular, terão de se cingir aos programas e métodos de avaliação vigentes no ano letivo em que se submetem a melhoria de classificação.
A disciplina será leccionada em português. O horário de atendimento será anunciado no início das actividades lectivas; os estudantes deverão, contudo, efectuar previamente a marcação da reunião com o professor.