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Produção de Materiais Didáticos em Português

Código: MEP005     Sigla: PMDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEPIEFA 12 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português
Obs.: Portuguese

Objetivos

1. Avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis.


2. Adaptar e construir materiais didáticos adequados ao aprofundamento de diferentes competências.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de avaliar criticamente materiais didáticos disponíveis, de adaptar materiais existentes e de produzir os seus próprios materiais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Análise crítica de materiais didáticos existentes para o ensino do Português LM, sobretudo manuais escolares;

2. Análise de documentos a explorar na aula de Língua materna:

– documentos originais VS documentos manipulados

–documentos orais;

–documentos escritos;

–recursos audiovisuais;

–internet.

3. Manipulação e construção de documentos vários.

4. Construção de materiais adequados ao aprofundamento dos vários domínios:

– oralidade;

– leitura;

– escrita;

– gramática;

– educação literária.

Bibliografia Obrigatória

BENEITO, J. M. ; La enseñanza y el apredinzaje de los usos orales formales: una visión de conjunto. In “Textos, Didactica de la Lengua y de la Literatura”, nº 26, Bracelona, Grao, 2001 (Pp. 97-109)
BIZARRO, R. e BRAGA, F.; Formação de Professores de Línguas Estrangeiras : Reflexões, Estudos e Experiências, Porto, Porto Editora, 2006
CAÑAS, J. ; Hablamos Juntos, Guía didáctica para praticar la expresión oral en el aula, Barcelona: ediciones Octaedro, 2000 (2ªed)
CASTRO, R. V. et al. (org); Manuais escolares – estatutos, funções, história – Actas do 1º Encontro Internacional, Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999
CROS, A. e VILÀ, M. ; Los usos formales de la lengua oral y su enseñanza. In “Textos, Didactica de la Lengua y de la Literatura”, nº 22, Barcelona: Graó, 1999 (pp65-78)
DUARTE, I.; “Oficina Gramatical: Contextos de Uso Obrigatório do Conjuntivo”. In DELGADO-MARTINS et alii: Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística, Lisboa: Edições Colibri, 1992 (pp. 156-177)
DUARTE, I.M.; O oral no escrito: abordagem pedagógica". In FONSECA F.I. (org.), Pedagogia da Escrita – Perspectivas, Porto: Porto Editora, 1994 (pp.79-106)
DUARTE, I.M.; Os Media e a Aprendizagem do Português, s/l, Jornal Público, 1996
DUARTE, I. M. ; “Os media na aula de Português. Alguns exemplos". In Vários, A Língua Mãe e a Paixão de Aprender. Actas do 2º Encontro de Professores de Português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Porto: Areal Editores, 1998 (pp.81-95)
DUARTE, I. ; “Complexidade sintáctica: implicações no ensino da Língua Materna”. In MELLO, C. (coord.) II Jornadas Científico-pedagógicas do Português, Coimbra: Almedina, 2002 (pp65-85)
FIGUEIREDO, O. ; "O manual Escolar de Português - Que ponto de intersecção entre a gramática e o discurso", Actas do 1º Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, Braga, Universidade do Minho, 1999 (pp. 233-240)
PURVES, A. C. e QUATRINNI, J. A.; Creating the literature portfolio: a guide for students, Illinois: NTC Pulishing Group, 1996

Observações Bibliográficas

O docente facultará, ao longo do semestre, bibliografia pormenorizada sobre os textos literários que serão abordados no seminário bem como outra bibliografia complementar.

Detailed bibliography will be provided by the lecturer throughout the semester, including literary texts to be discussed in Seminar sessions as well as other complementary bibliography.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aprendizagem baseada em projeto de construção de material didático, tendo em conta os documentos de referência para o ensino de português. As aulas são de natureza colaborativa e prática, com vista à realização de trabalhos de grupo, de exposições orais, de discussão de resultados e de sessões tutoriais.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 59,50
Frequência das aulas 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de presença em aula.

Classificação positiva no trabalho final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho realizado: 90%.

Participação em aula: 10%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.

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