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Psicolinguística e Ensino de Línguas

Código: MEPLAT004     Sigla: PEL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 8 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MEI 0 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MEIEFA 13 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MEP 19 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MEPIEFA 13 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
MEPLAT 0 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Criar nos estudantes o espírito crítico necessário para, com base nos conhecimentos transmitidos e nas reflexões efectuadas, serem capazes de vir a exercer da melhor forma a sua docência enquanto professores de português a estrangeiros.

Resultados de aprendizagem e competências


Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breves considerações em torno do objecto de estudo da Psicologia, da Psicologia da Linguagem e da Psicolinguística 2. Aquisição e aprendizagem: sua caracterização e leitura em termos de L2 3. Língua segunda ou língua estrangeira? 4. O bilinguismo/plurilinguismo à luz da Psicolinguística. a. O bilinguismo visto num continuum b. Os modelos clássicos de bilinguismo e os modelos de memória no bilingue c. A representação lexical no bilingue 5. As diferentes situações de aquisição de L2 a. Os períodos críticos normalmente considerados na aquisição/aprendizagem de L2 e confronto com o que se passa na aquisição de L1. b. Implicações contextuais e fisiológicas dessa aquisição/aprendizagem e do modo como se pode processar c. A língua dominante do bilingue e o que pode representar em termos de articulação e de memória operatória d. A influência da proficiência em L1 sobre a proficiência em L2 e. Referência ao atrito em L1 6. O processamento da informação e as diferenças individuais tendo em conta a variável língua estrangeira. 7. Breve referência neuropsicológica à organização cerebral no poliglota 8. Estilos de ensino e estilos de aprendizagem 8.1 O desenvolvimento de estratégias

Bibliografia Obrigatória

Albert, M. L.; Obler, L. K. – The bilingual brain. Neuropsychological and neurolinguistic aspects of bilingualism. New York, Academic Press, Inc., 1978.
Odisho, E. Y. – A multisensory, multicognitive approach to teaching pronunciation. Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 2, N.º 1, 2007, pp. 3-28.
Pinto, M. da G. L. C. – Desenvolvimento e distúrbios da linguagem. Porto, Porto Editora (Colecção “Linguística”, n.º 3), 1994.
Pinto, M. da G. L. C. – Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia. Porto, Porto Editora (Colecção “Linguística”, n.º 11), 1998.
Grosjean, F. – Another view of bilingualism. In: Harris, R. J. (ed.) – Cognitive processing in bilinguals. North-Holland, Elsevier Science Publishers B. V., 1992, pp. 51-62.
Seliger, H. W.; Vago, R. M. (Eds.) – First language attrition. Cambridge, Cambridge University Press, 1991.
Pinto, M. da G. C. – Só me faltava a psicolinguística... In: Fonseca, F. I.et al. orgs. Actas do Colóquio A linguística na formação do professor de português, FLUP, 135-15
Felder, R. A. – Reaching the second tier. Learning and teaching styles in clooege science education. J. College Science Teaching 23 (5), 1993, 286-290. Disponível na web em http://www.ncsu.edu/felder-public/Papers/Secondtier.html (7 págs.)
Pinto, M. da G. L. C. 2005. Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. Estudos em homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, coord. por G. M. Rio-Torto, O. M. Figueiredo e Fátima Silva, organizado pela Secção de Linguística e pelo Departamento de
Pinto, M. G. C. – The Orient-Express or Inter-Rail: A brief metaphorical look at foreign language learning as part of general learning process. In P. Ilieva-Baltova et al eds– Psycholinguistic studies. Riva Publishers, 127-150
Köpke, B. – Neurolinguistic aspects of attrition. Journal of Neurolinguistics, 17, 1, 2004, pp. 3-30.
Pinto, Maria da Graça L. C.; A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso, Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009
Pinto, Maria da Graça L. Castro; Plurilinguismo: um trunfo?, Letras de Hoje, PUCRS, 2013
Pinto, Maria da Graça Castro; Bilinguismo e cognição. Como explicar os desempenhos em tarefas de repetição de dígitos e de frases?, 2013 (In: M. A. Moreira; R. Bizarro; C. Flores (Orgs.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, Lidel, pp.47-68.)

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Fórmula de cálculo da classificação final

Resultado das componentes de avaliação adotada.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota pode ser feita no exame de recurso à parte da avaliação que os estudantes considerarem mais favorável a uma melhor nota.

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