Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEIEFA002

Didática do Francês I

Código: MEIEFA002     Sigla: DF_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 6 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 3 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Acquérir des connaissances théoriques nécessaires à l’enseignement du FLE

- Etre capable d’effectuer des choix théoriques et de comprendre leurs conséquences lors de l’enseignement d’un cours de FLE,

- Apprendre à apprendre,

- Acquérir les outils pratiques et professionnels nécessaires à l´élaboration d’un cours de FLE

- Prendre conscience de la responsabilité pédagogique du professeur de FLE

Resultados de aprendizagem e competências

Les objectifs du cours sont de permettre aux étudiants :

- d’acquérir une connaissance solide de la théorie en didactique des langues leur permettant ainsi de faire des choix pédagogiques concrets en toute connaissance de cause,

- d’acquérir les principes clés nécessaires à l’élaboration réussie d’un cours de FLE.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Terminologie

2- Théorie

     2.1 Histoire des principales méthodologies,

     2.2 l’approche communicative

     2.3 La perspective actionnelle

3- Pratique: principes essentiels d’un cours de FLE

4- Pratique : élaboration d’une fiche pédagogique

5- Les différentes formes de l’évaluation dans un cours de FLE

6- Informations pratiques pour la vie professionnelle d’un professeur de FLE

Bibliografia Obrigatória

Cuq, Jean-Pierre; Le^français langue seconde. ISBN: 2-01-016269-2
Gruca Isabelle, Cuq Jean-Pierre; Cours de didactique en Français Langue Étrangère

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessions théoriques et pratiques. Approche communicative et interactive fondée sur la déduction et l’induction.

Software

Sigarra Courriel dynamique Sites Internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 60,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 27,00
Estudo autónomo 27,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de présence au cours.
 Les étudiants dispensés d'assiduité devront contacter le professeur au début du semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

Contrôle continu :
Participation : 10%

Examen théorique : 30%

Présentation à l'oral et à l'écrit d'une fiche pédagogique complète : 60%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.

Observações

Cours uniquement en français

Recomendar Página Voltar ao Topo