Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DSOC012

Metodologia Sociológica Aprofundada

Código: DSOC012     Sigla: MSA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DSOC 9 DSOC - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo global é consolidar competências metodológicas que capacitem os estudantes para conceber as componentes de um projeto de investigação, com enunciação de opções paradigmáticas (ontológicas, epistemológicas, axiológicas e metodológicas) e suas implicações. Os objetivos mais específicos são: transmitir conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos modelos hermenêutico e explicativo de análise; fomentar uma postura crítica e reflexiva em relação aos diferentes programas de investigação; fazer a aproximação a práticas de pesquisa sociológica inovadoras.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes ficarão capacitados para manter uma postura crítica e reflexiva face a programas de investigação, como base para a conceção, planeamento e operacionalização da grelha metodológica do programa de investigação das suas teses de doutoramento. Serão capazes, ainda, de uma utilização rigorosa e fundamentada das técnicas de pesquisa, coerente com as opções paradigmáticas assumidas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Paradigmas em Sociologia e estratégias de investigação
2. Metodologia qualitativa
3. Metodologia quantitativa
4. Metodologia mista
5. Reflexividade e ética na investigação sociológica

Bibliografia Obrigatória

ACKLAND, Robert (2013); Web social science: concepts, data and tools for social scientists in the digital age. London: Sage Publications. ISBN 978-1-84920-482-8.
BABBIE, Earl (2017); The practice of social research. 14th ed. Boston: Cengage Learning. ISBN 978-1-305-10494-5.
BLACK, Thomas (1998); Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design measurement and statistics. London: Sage Publications. ISBN 0-7619-5353-1.
BRYMAN, Alan (2012); Social research methods. Oxford: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-958805-3.
CRESWELL, John W. (2014); Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4.ª ed. London: Sage Publications. ISBN 978-1-4522-7461-4.
DELANTY, Gerard (1997); Social science: beyond constructivism and realism. Buckingham: Open University Press. ISBN 0-335-19861-9.
MURRAY, Thomas R. (2006); Blending qualitative & quantitative research methods in theses and dissertations. Thousand Oaks: Corwin Press. ISBN 0-7619-3932-6.
RAGIN, Charles C. (1994); Constructing social research: the unity and diversity of method. Thousand Oaks: Pine Forge Press. ISBN 0-8039-9021-9.

Observações Bibliográficas

Serão dadas indicaçoes bibliográficas complementares para cada ponto do programa e de acordo com as necessidades sentidas pelos/as estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordam-se os conteúdos programáticos, com exposição teórica e ilustração empírica dos temas, fazendo participar os estudantes na discussão a partir das suas experiências concretas de investigação. Desenvolve-se um conjunto de atividades científico-pedagógicas que visam consolidar as competências dos estudantes: mesas redondas e portefólios reflexivos de aprendizagem (PRA). Os temas são debatidos oralmente e registados por escrito, à luz dos projetos de investigação que os estudantes constroem ao longo do semestre. Os materiais pedagógicos de suporte às sessões, a bibliografia complementar e os sumários desenvolvidos são disponibilizados no Sigarra. As aulas relativas à exploração de certas técnicas de análise estatística multivariada decorrem em laboratório de informática.

Software

Endnote
Spss
Ideapuzzle

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É uma avaliação distribuída sem exame final: 3 portefólios reflexivos de aprendizagem (PRA) e  2 notas de reflexão. Para se considerar aprovado à UC, a nota mínima de cada um dos PRA e de cada uma das notas de reflexão nunca deve ser inferior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os 3 PRA correspondem a 75% da nota final. As 2 notas de reflexão a 25% da nota final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação apenas se considera os PRA. A melhoria é sempre realizada simultaneamente a todos os três PRA. Para efeito do cálculo da classificação final mantém-se inalterada a classificação obtida nas notas de reflexão.

Para efeitos de recurso apenas se considera os PRA.O recurso pode ser realizado à totalidade dos PRA ou a cada um deles desde que nos restantes a classificação seja igual ou superior a 10 valores. Para efeito do cálculo da classificação final mantém-se inalterada a classificação obtida nas notas de reflexão.

Observações

A unidade curricular é lecionada em português.
É editado na página da unidade curricular no Sigarra o Dossier de Apoio que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre a mesma. É imprescindível a leitura atenta deste dossier. Os materiais pedagógicos e as indicações bibliográficas complementares são disponibilizados pelos docentes nessa mesma página. O horário de atendimento aos estudantes é definido de acordo com as disponibilidades dos estudantes e docentes. Para o efeito, aqueles deverão proceder a marcação prévia por e-mail. 

Recomendar Página Voltar ao Topo