Código: | DSOC012 | Sigla: | MSA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | 3º ciclo em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DSOC | 9 | DSOC - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
O objetivo global é consolidar competências metodológicas que capacitem os estudantes para conceber as componentes de um projeto de investigação, com enunciação de opções paradigmáticas (ontológicas, epistemológicas, axiológicas e metodológicas) e suas implicações. Os objetivos mais específicos são: transmitir conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos modelos hermenêutico e explicativo de análise; fomentar uma postura crítica e reflexiva em relação aos diferentes programas de investigação; fazer a aproximação a práticas de pesquisa sociológica inovadoras.
Os estudantes ficarão capacitados para manter uma postura crítica e reflexiva face a programas de investigação, como base para a conceção, planeamento e operacionalização da grelha metodológica do programa de investigação das suas teses de doutoramento. Serão capazes, ainda, de uma utilização rigorosa e fundamentada das técnicas de pesquisa, coerente com as opções paradigmáticas assumidas.
Não se aplica.
Serão dadas indicaçoes bibliográficas complementares para cada ponto do programa e de acordo com as necessidades sentidas pelos/as estudantes.
Abordam-se os conteúdos programáticos, com exposição teórica e ilustração empírica dos temas, fazendo participar os estudantes na discussão a partir das suas experiências concretas de investigação. Desenvolve-se um conjunto de atividades científico-pedagógicas que visam consolidar as competências dos estudantes: mesas redondas e portefólios reflexivos de aprendizagem (PRA). Os temas são debatidos oralmente e registados por escrito, à luz dos projetos de investigação que os estudantes constroem ao longo do semestre. Os materiais pedagógicos de suporte às sessões, a bibliografia complementar e os sumários desenvolvidos são disponibilizados no Sigarra. As aulas relativas à exploração de certas técnicas de análise estatística multivariada decorrem em laboratório de informática.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 78,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Total: | 162,00 |
É uma avaliação distribuída sem exame final: 3 portefólios reflexivos de aprendizagem (PRA) e 2 notas de reflexão. Para se considerar aprovado à UC, a nota mínima de cada um dos PRA e de cada uma das notas de reflexão nunca deve ser inferior a 10 valores.
Os 3 PRA correspondem a 75% da nota final. As 2 notas de reflexão a 25% da nota final.
Não se aplica.
Não se aplica.
Não se aplica.
A unidade curricular é lecionada em português.
É editado na página da unidade curricular no Sigarra o Dossier de Apoio que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre a mesma. É imprescindível a leitura atenta deste dossier. Os materiais pedagógicos e as indicações bibliográficas complementares são disponibilizados pelos docentes nessa mesma página. O horário de atendimento aos estudantes é definido de acordo com as disponibilidades dos estudantes e docentes. Para o efeito, aqueles deverão proceder a marcação prévia por e-mail.