Código: | MEAAM013 | Sigla: | LI1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Inglesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEAA | 12 | MEAA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 55 | 162 |
Objectivos / conhecimentos: Este programa explorará implicações para o drama e o teatro das transformações sociais, económicas e epistemológicas da Idade Moderna; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativos da variedade estrutural e modal da comédia inglesa na viragem do séc. XVI para o séc.XVII. Tal estudo será enquadrado por reflexões teóricas e históricas.
Competências: O programa desenvolverá a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições de processamento crítico dos textos por estudantes com percursos heterogéneos, far-se-á uma perspectivação de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos relevantes.
Resultados: No final do semestre os estudantes terão desenvolvido a capacidade de consideração crítica de textos dramáticos protomodernos e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.
Amor e Ambição no Teatro do Renascimento Inglês
Este programa explora a concomitância do desejo erótico e monetário em quatro peças do Renascimento inglês. A sua acção oferece representações de aspiração pessoal – casos claros (sem dúvida) da saliência individual que é traço definidor do drama, na sua delineação histórica e genérica; mas também manifestações do novo quadro social e económico que marca o surgimento do capitalismo comercial. O programa realçará a gama da resposta imaginativa que as transformações do período obtêm no palco isabelino e jacobiano – através da combinação de pathos, fantástico e monetarismo criada por Shakespeare em The Merchant of Venice; da exploração satírica e alegórica dos apetites e ilusões humanos em Bartholomew Fair, de Ben Jonson; da deslocação dos desígnios proto-imperiais europeus para os antípodas de The Island Princess, de John Fletcher; e da reflexão ambivalente sobre poder, venalidade e virtude em The Maid of Honour, de Philip Massinger.Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.
Todas as atividades da u.c. – docência, interação com os estudantes, avaliação – decorrerão em inglês.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Prova oral | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 132,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 162,00 |