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Literatura Espanhola do Renascimento

Código: LLC083     Sigla: LER

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Espanhola

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 16 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

-Aproximar os estudantes ao conhecimento e compreensão de algumas das obras de referência da Literatura Espanhola do século XVI, em distintos géneros, correntes e contextos literários. 

-Situar este período literário no contexto histórico do s. XVI e do do "Siglo de Oro".

-Compreender e identificar as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética. 

-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.

Resultados de aprendizagem e competências

Tendo em consideração que todos os conteúdos programáticos visam a consecução dos objetivos enumerados anteriormente, pretende-se que, no final do semestre, os estudantes:
1. sejam capazes de identificar e discutir criticamente o lugar, os sentidos e a relevância de cada um dos autores e obras estudadas;
2. relacionar os conteúdos e as formas literárias específificas deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico e cultural do século XVI e do Renascimento europeu, tendo em conta as continuidades e mudanças relativamente às práticas e gostos literários medievais.
3. compreender o papel que a literatura espanhola do século XVI desempenhou na evolução literária posterior, em especial em Espanha, em outros países europeus e no espaço hispanoamericano.
4. usar sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos literários.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução à literatura do Renascimento.

2. A poesia do século XVI:

2.1. Poesia do primeiro Renascimento: Garcilaso de la Vega.


2.2. Poesia do segundo Renascimento: fray Luis de León, santa Teresa de Jesús e san Juan de la Cruz.

3. A prosa renascentista:


3.1. Género celestinesco: La Celestina.


3.2. Prosa humanística: Alfonso de Valdés.


3.3. Romance picaresco: Lazarillo de Tormes.


3.4. Outros géneros romanescos.


 



 

Bibliografia Obrigatória

Blecua José Manuel 340; Poesia de la edad de oro. ISBN: 84-7039-427-4
Rico Francisco 340; Lazarillo de Tormes. ISBN: 84-376-0660-8 (Obra anónima; ed. de Francisco Rico ou outros. Várias Edições na Biblioteca da FLUP)
Rojas, Fernando de; La Celestina. ISBN: 84-376-0700-0 (várias edições)

Bibliografia Complementar

Agudo Venancio Luis; Fray Luis de Leon
Alborg Juan Luis; Historia de la literatura espanola. ISBN: 84-249-1483-X
Alonso Dámaso 1898-1990; La poesia de San Juan de la Cruz
Bataillon Marcel 1895-1977; Erasmo y Espana. ISBN: 84-375-0158-X
Bennassar Bartolomé; La Espana del siglo de oro. ISBN: 84-7423-200-7
Canavaggio Jean 300; Historia de la literatura espanola. ISBN: 84-344-7453-0
Cavillac Michel; Picaros y mercaderes en el Guzman de Alfarache. ISBN: 84-338-1962-3
Concha Vítor G. de la; El^arte literario de Santa Teresa
Lázaro Carreter Fernando; Cómo se comenta un texto literario
López Estrada Francisco; Siglos de oro. ISBN: 84-7423-139-6. vol. 2
Rico Francisco; El^sueno del humanismo. ISBN: 84-206-2754-2
Rico, Francisco; La novela picaresca y el punto de vista. ISBN: 84-322-0468-4
Rivers Elias L. 340; La poesía de Garcilaso
Ruffinatto Aldo; Las^dos caras del Lazarillo. ISBN: 978-84-7039-861-2
Vega Angel Custodio; La^poesia de Santa Teresa. ISBN: 84-220-0404-6

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar ou específica será apresentada e discutida no início de cada ponto do programa e ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam participar nas aulas, apresentar trabalhos e testes em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Moodle. 

As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Moodle
-La Celestina de Fernando de Rojas
-Lazarillo de Tormes

Com o objetivo de aproximar os estudantes ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVI, com especial atenção à transição entre o Medievo e o Renascimento, relembraremos de maneira sucinta as características principais do período medieval, estabelecendo interligações entre o Medievo e o Renascimento, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas (literatura, pintura), quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia. 
Logo iniciaremos a abordagem dos principais géneros literários do s. XVI começando pela poesia: o petrarquismo de Garcilaso e a poesia ascética e mística mediante a análise crítica de poemas representativos de Garcilaso, fray Luis de León, san Juan de la Cruz e santa Teresa de Jesús. 
Sendo que nos testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os estudantes estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente Lázaro Carreter, F. & Correa Calderón, E. (1981). Cómo se comenta un texto literario. Madrid: Cátedra.
Posteriormente iniciaremos o estudo da prosa renascentista: o género celestinesco, a prosa humanística, o romance picaresco e outros géneros romanescos. Ao longo das aulas comentaremos La CelestinaDiálogo de las cosas ocurridas en Roma e Lazarillo de Tormes a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
Esta metodologia levará ao desenvolvimento das competências referidas nos objetivos e permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos. Além disso, os trabalhos optativos (exposição de outra obra literária ou bibliografia recomendada pelo docente) permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.



Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final



A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por um ou dois testes (16/20 valores) a realizar em sala de aula em datas marcadas no início do semestre e uma exposição (participação) oral (4/20 valores) de uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar antes do fim do semestre.


Os estudantes que não façam as provas (testes e exposição oral) ou reprovem podem fazer uma prova escrita (20/20 valores) de recuperação em janeiro.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.

Melhoria de classificação

Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a su classificação, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em janeiro.

Observações

IMPORTANTE: Mais informações nos documentos da unidade curricular do Moodle (pdf).
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