Código: | LLC083 | Sigla: | LER |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Espanhola |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LLC | 16 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 2 | - | 6 | 52 | 162 | ||
3 |
Os objetivos principais desta unidade curricular são:
-Aproximar os estudantes ao conhecimento e compreensão de algumas das obras de referência da Literatura Espanhola do século XVI, em distintos géneros, correntes e contextos literários.
-Situar este período literário no contexto histórico do s. XVI e do do "Siglo de Oro".
-Compreender e identificar as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética.
-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.
2.1. Poesia do primeiro Renascimento: Garcilaso de la Vega.
2.2. Poesia do segundo Renascimento: fray Luis de León, santa Teresa de Jesús e san Juan de la Cruz.
3. A prosa renascentista:
3.1. Género celestinesco: La Celestina.
3.2. Prosa humanística: Alfonso de Valdés.
3.3. Romance picaresco: Lazarillo de Tormes.
3.4. Outros géneros romanescos.
Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam participar nas aulas, apresentar trabalhos e testes em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Moodle.
As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Moodle
-La Celestina de Fernando de Rojas
-Lazarillo de Tormes
Com o objetivo de aproximar os estudantes ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVI, com especial atenção à transição entre o Medievo e o Renascimento, relembraremos de maneira sucinta as características principais do período medieval, estabelecendo interligações entre o Medievo e o Renascimento, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas (literatura, pintura), quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia.
Logo iniciaremos a abordagem dos principais géneros literários do s. XVI começando pela poesia: o petrarquismo de Garcilaso e a poesia ascética e mística mediante a análise crítica de poemas representativos de Garcilaso, fray Luis de León, san Juan de la Cruz e santa Teresa de Jesús.
Sendo que nos testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os estudantes estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente Lázaro Carreter, F. & Correa Calderón, E. (1981). Cómo se comenta un texto literario. Madrid: Cátedra.
Posteriormente iniciaremos o estudo da prosa renascentista: o género celestinesco, a prosa humanística, o romance picaresco e outros géneros romanescos. Ao longo das aulas comentaremos La Celestina, Diálogo de las cosas ocurridas en Roma e Lazarillo de Tormes a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
Esta metodologia levará ao desenvolvimento das competências referidas nos objetivos e permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos. Além disso, os trabalhos optativos (exposição de outra obra literária ou bibliografia recomendada pelo docente) permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por um ou dois testes (16/20 valores) a realizar em sala de aula em datas marcadas no início do semestre e uma exposição (participação) oral (4/20 valores) de uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar antes do fim do semestre.
Os estudantes que não façam as provas (testes e exposição oral) ou reprovem podem fazer uma prova escrita (20/20 valores) de recuperação em janeiro.
De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a su classificação, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em janeiro.